Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Semana da Consciência Negra em Cipó: A cidade transbordando Cultura.


Na Semana da Consciência Negra, a Diretoria de Políticas Afirmativas para Afrodescendentes, setor vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, organizou atividades de fomento à Cultura e promoção da igualdade racial. Durante a semana, as escolas receberam um kit contendo textos e vídeos para serem trabalhados em sala de aula e utilizados como mote para a discussão sobre assuntos pertinentes a essa temática.

No sábado, 23 de novembro, a Pérgula da Praça Juracy Magalhães recebeu o primeiro dia de celebrações. Desde a exibição do documentário “Quilombolas nas Oralidades Transversais” do historiador cipoense Noure Cruz, às explanações do intelectual Seu Dadá, às intervenções poéticas da agitadora cultural soteropolitana Iara Nascimento e à apresentação da também soteropolitana banda Afromen, o evento de sábado foi um mergulho profundo no mundo da Cultura Negra brasileira e cipoense.

Os seis painéis que compuseram a decoração da Pérgula, de autoria do grande artista Zé Pavão que, segundo o próprio, são sua obra-prima, deram um banho de cor e vivacidade ao ambiente das apresentações.

Já no domingo, dia 24, foi a vez do espetáculo Cinema na Praça arrebatar o público presente com sua mistura de beleza e conteúdo artístico. A exibição do filme de sucesso “Ó Pai, Ó”, com a presença de parte do elenco, pôs a comunidade cipoense em contato com o mundo mágico do cinema. Depois da mostra, a população teve a oportunidade de interagir com as atrizes Edvana Carvalho (Lúcia), Valdinéia Soriano (Maria- mulher de Reginaldo) e Luciana Souza (Evangélica Dona Joana) num bate-papo descontraído e franco. As artistas discorreram sobre temas abordados no filme, como racismo e violência, e falaram de sua carreira e futuros trabalhos.

Rafael Vilanova, Diretor de Políticas Afirmativas para Afrodescendentes, falou da importância da promoção de eventos como esse: “Facilitar o contato do público com produtos culturais da qualidade dos que foram trazidos nesse fim de semana pra Cipó é mais do que um mecanismo de entretenimento. É uma maneira de promover a formação e a educação do indivíduo através de ferramentas lúdicas. Esse é, aliás, um compromisso firmado pela equipe da Secretaria de Turismo e, no que depender de nossos esforços, a elaboração de um circuito cultural representativo no município será uma realidade breve.”

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=d7q_2WDMfZI#t=41

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GABINETE DO PREFEITO - PMC

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Essa consciência tem que ser permanente; chega de enganação!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.