Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

CIPOENSE TALBERT DE OLIVEIRA VENCE PREMIO NACIONAL DE FOTOGRAFIA

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia os ganhadores do XII Prêmio Fotografia – Ciência e Arte, edição 2022, que receberão as respectivas premiações durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2023, em Curitiba, Paraná. O Prêmio contempla imagens produzidas por estudantes de graduação e pós-graduação, graduados e pós-graduados, docentes, pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil, em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens obtidas por meio de instrumentos especiais (ópticos, eletrônicos e eletromagnéticos). Além do diploma e dos custos de deslocamento e hospedagem para receber a premiação, os agraciados desta edição recebem, ainda, importância em Reais, no valor de 5 mil, 10 mil ou 15 mil, a depender da respectiva classificação.

O contemplado com o primeiro lugar na Categoria I, relativa a imagens produzidas por câmeras fotográficas, é Talbert Igor Santana de Oliveira, que na XI edição do mesmo prêmio, em 2021, havia sido contemplado com
o segundo lugar, na mesma categoria. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Talbert é bacharel em Artes, com formação em Cinema e Audiovisual, pela mesma instituição. Ele ganhou com a foto “Mestre Zé Verde – A Gaita Ancestre do Brejinho”, em que retrata José João da Mata, conhecido como Zé Verde, um dos poucos remanescentes da cultura popular da gaita, estilo de pífano, no território do município de Cipó, na Bahia.

Postar um comentário

0 Comentários