Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

O melhor de Nova Soure é a força e alegria do seu povo

Nova Soure, cidade de solo rochoso, mas que é iluminada pelo sol da justiça. Seu encanto está na força do seu povo que dia a dia vai transformando suor em gotas de esperança de dias melhores para suas vidas. Um povo que ainda na aurora do dia se levanta, faz suas preces e com muita convicção vai plantar as sementes da fé e da crença em Deus para colher felicidade, paz e amor.
É a força, o destemor e a vontade de vencer dos filhos de Nova Soure que nos atrai e nos torna tão semelhantes a eles. Fico cada vez mais encantado com esta cidade tão bonita e acolhedora. É a hospitalidade do seu povo que faz o nosso coração bater mais forte e chorar de emoção todas as vezes que chegamos até aqui e somos recepcionados com sorrisos tão largos.
O que nos encanta também, é ver que, mesmo com as dificuldades inerentes a um município localizado no coração do sertão baiano, o novasouriense nunca deixou de fazer da alegria seu projeto de vida. É essa alegria que há muito tempo nos contagiou e fez com que construíssemos raízes tão profundas neste lugar. Por um lado, o nosso povo tem a força de um guerreiro que não se prostra diante das dificuldades; mas por outro, ao olhar no rosto de cada um vejo a sensibilidade do poeta. Um homem que chorar, sorrir, sente tristeza e alegria. Vejo um povo que dar dor tira o seu canto, da terra o seu sustento e da vida seu alimento.
Nesse momento, onde a insegurança parece tomar conta da nossa cidade, precisamos construir sobre os alicerces da fé, uma vida melhor para acolher nossa juventude que anda tão ameaçada pelas ondas insuportáveis da violência e ameaçada pelas drogas.
O futuro é incerto, mas de uma coisa eu tenho certeza, que todos os filhos de Nova Soure, seja eles nascidos aqui ou não, irão realizar a travessia da vida de forma vitoriosa. Isto porque dentro de cada um bate incansavelmente um coração em busca da felicidade. É essa força de vontade, ainda que meio adormecida, e que muitos ainda não tenham se dado conta de que ela esteja emergindo dentro de si (mas está), e logo-logo irá brotar, que nos faz ser tão especiais.
Ser ou estar novassouriense é honroso demais pois sinto-me parte de um povo forte e revestido de coragem que nos impulsiona para vencer. Um povo que ama a sua terra e que por ela está disposto até mesmo morrer. Um povo que é coberto pela sublime sorte que se revela através de um lindo céu azul.
Ser novassouriense é também motivo de orgulho nacional. Que diga o professor Geraldo Prado, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um novassouriense nato que jamais esqueceu suas raízes, sua terra, seu povo. Por amor à sua terra natal, ele criou aqui em nossa cidade a maior biblioteca rural do Planeta. É ou não é pra se orgulhar de uma ação como esta?
Um outro motivo de orgulho para Nova Soure é o poeta, professor, escritor e compositor Antonio Ramos, mais conhecido como Ramos Feirense, o autor do belíssimo hino “Canção de Amor à Nova Soure”. Isto mostra que o amor sobressai a todas as coisas. Embora não tenha nascido em Nova Soure, Antonio Ramos foi adotado pela linguagem do amor e a cidade passou a ser um referencial em sua vida.
Além destes, há muitos outros homens, mulheres, jovens, crianças que nos enchem de prazer e felicidade. Alguns já não estão mais por aqui, foram em busca de novas oportunidades em outras cidades, mas nunca cortaram o cordão umbilical. Sempre que possível voltam para tomarem benção da terra natal. E assim, vamos seguindo pela longa estrada da vida plantando em cada coração novassouriense um tanto de paz um pouco de Deus. Por isso não excito em dizer: sou novassouriense de coração assim como você!

Por Reginaldo Santos (www.blogdosoure.blogspot.com)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Obrigada Reginaldo Santos, por você amar tanto a nossa Terra, fiquei encantada com essa matéria, tocou fortimente no meu coração. Meu Deus! realmente nós novasourienses somos fortes e amamos a nossa Terra natal, bem explicita em sua matéria.Obrigada também Arildo Leone que me oportunizou ler uma matéria que fala a realidade de nossa Terra, e do sofrimento do seu povo que nunca deixou se abater.
    Ana Lucia.

    ResponderExcluir
  2. Emilson de Elizio barbeiro:

    Meu amigo, o que posso escrever, falar, ser� pouco, logo Eu que me considerava Um Novasouriense fanatico, te digo, sinto honrado em v� uma pess�a que n�o nasceu, mas adotou o Soure, como Terra Natal, e os que por vo� foi citado, pe�o licen�a para acrescentar mais dois natubeiros , com vo� Dorival de Zez� e Familia que levou um Cristo, hoje Cart�o Postal da Cidade, e o Dr. jo�o Batista, mais um fantico por Nova Soure.
    Vejo um Soure, com uma juventude, sadia, s� desejo, que tenham sempre dias melhores, cobrei isto deste jovem Arivaldo,com fiquei horas e horas, conversando, me contou seu Planos, Acreditei e espero que o povo do soure acredite.
    E continuando, fiquei sabendo que ex- prefeitos, ex-vices, ex- candidatos, se reuniram, onde fui duro, e disse e digo, ex-incompetentes,invejos e um ex-candidato, mentiroso, falava horores, do meu Povo e da Minha cidade, continuo esperando o seu Pedido de Perd�o ao Povo de Soure.
    Mais uma vez mais, grato, nascer ou morar em soure, nunca mais se esquecer� desta Terra, povo bom, s� que alguns, se passa por anonimo, e por drs, para macular nossa cidade.
    enquanto for vivo DIREI, podem me matar mas nunca deixarei falaram desta Terra e do seu Povo.
    Emilson de elizio

    1/19/2012 11:05 PM
    Postar um coment�rio

    Postagem mais recente Postagem

    ResponderExcluir
  3. O que falta á nossa cidade não é correção na postura dos políticos,pois os mesmos são incorrigiveis.O que deve ser mudado é a consciencia das pessoas que votam em busca de beneficios próprios.Uma comunidade participativa tende a crescer com o seu municipio.Não vejo as pessoas na camara onde são votados os projetos que beneficiaram a todos.Estamos perdendo jovens na sdrogas e ninguem faz nada.O numero de alcoolatras é muito grande e ninguem esta vendo isso.Então é preciso mudar a consciencia do povo

    ResponderExcluir
  4. Sinto-me tambem filho desta terra, onde nasceram os meus avós paternos, os meus tios e o meu pai que reside em Cipó desde os dezoito anos de idade e hoje já um senhor de 84 anos.
    Nova Soure é uma terra de grande importancia por suas riquezas materiais e imateriais, pelos valorosos cidadãos do campo, por seus homemns e mulheres penssadores, formadores de opinião, na busca intermitente para que atraves da Política, mas sobretudo da consciencia de cidadania esta Terra revele cada vez mais à Bahia e ao Brasil a força e a inteligencia da Eterna Natuba!

    Ranieri Caetano

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.