Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

CIPÓ AGORA É CALDAS DE CIPÓ


A câmara municipal de Cipó (Caldas de Cipó) aprovou a lei que altera a denominação do Município de Cipó, para Caldas de Cipó. O projeto do vereador Caio era uma reivindicação antiga da população cipoense. Parabéns ao vereador Caio pela iniciativa; o nome caldas de Cipó em termos de publicidade turística é muito mais atrativo do que apenas Cipó. Vamos agora tratar de fazer o turismo acontecer.
História:
O nome de Cipó teria originado da existência de um cipoal com uma fonte às margens do rio Itapicuru. Em 1730, o padre Antônio Monteiro Freire donatário de uma sesmaria no sertão do Itapicuru de Cima, dirigiu uma representação ao Vice-Rei do Brasil, a respeito da utilização das águas termais da região. Só em 1829, porém, o Governo da Província mandou construir, pelo Capitão-mor João Dantas, um estabelecimento de banhos nas fontes da Missão da Saúde, a um quilômetro da Vila de Itapicuru. Em 1833 a Câmara local participava a conclusão das obras.Já em 1831, a Lei provincial n.° 186 mandava construir, no lugar denominado Mãe d'Água de Cipó, uma casa para abrigo dos doentes que procuravam aquelas fortes.Anos depois (1843), a Assembléia mandou construir outra casa, que, como a primeira passou a ser chamada "Casa da Nação". Muito tempo depois, as duas casas, abandonadas ruíram quando de uma das enchentes do rio.Várias tentativas foram feitas para a construção de um balneário, mas somente em 1928 foi concedida permissão para exploração industrial das águas. Em 8 de julho de 1931 foi Cipó elevado a Município, por força do Decreto estadual n.° 7 479.
Postagem: Flávio Leone

Postar um comentário

5 Comentários

  1. parabens ao vereador caio tavares pela iniciativa pelomenos algum vereador fez algo para cipo ganhar um nome em destaque
    como nome de cidades turista pois quando nos olhamos em um mapa e vemos uma cidade com caldas, em seu nome sabemos todos q e uma cidades turistica esse vai ganhar meu voto amo caldas de cipo parabens pra nos cipoense...

    ResponderExcluir
  2. Polemicas à parte, eu como filho de Cipó, gostaria de saber como vai ficar o meu documento de identificação quando o campo exigir natural de? Hoje é Cipó, e como vai ficar agora, vou ter que trocar certidão de nascimento e todos os meus documentos??? Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Castro - Caldas de Cipó13 novembro, 2009 13:10

    CALDAS DE CIPÓ: HISTÓRIA DE SONHOS E OBJETIVOS!
    Os cipoenses têm o dever e a obrigação de se orgulhar de sua cidade. Esse orgulho é necessário para manter unido todos aqueles que amam, cuidam e defendem este oásis que a Natureza nos presenteou.
    Para que esse orgulho seja contagiante, é preciso que a maioria da população acredite, reconheça que a cidade precisa crescer e desenvolver com qualidade de vida. Para o crescimento, desenvolvimento com qualidade, é necessário contar com uma população entrosada, interessada em estabelecer metas e compromissos sociais.
    Sonhar é o primeiro passo para alcançar os objetivos. Sonhar (acordado) não custa nada, não tem contra-indicação e, até se prove ao contrário, não engorda. E é a melhor maneira de definir projetos de vida que, antes de se tornarem realidade, foram sonhos um dia.
    “O sonho está ligado ao desejo, motivação, ao querer ser e ter. Quando se deseja algo com intensidade, o pensamento é mobilizado para atingir a meta”, assim em 1926, o Dr. Genésio de Seixas Sales Filho, em 1957 os membros da primeira Câmara de Cipó – Artur da Silva Rabelo, Almerinda Góes, Domingos Castro, Elpídio José da Gama, João Benedito Reis, José Raimundo da Cruz, Lino Moreira da Cruz e Pedro Gil da Anunciação, não engavetaram seus sonhos e lutaram muito para que eles se tornassem realidade. Transformaram um cipoal num Paraíso do Sertão Nordestino.
    Em 1730 o padre Antônio Monteiro Freire ao dirigir uma representação ao Vice-Rei do Brasil sobre utilização das águas termais da região tentava com certeza realizar seu sonho, sendo realizado (diz a história) em 1829 quase 100 (cem) anos depois, sendo construído por João Dantas, um estabelecimento de banhos e fontes da missão da saúde, por determinação do Governador da província.
    Após tantos anos não há como esquecer todos aqueles que se dedicaram aos sonhos, como os representantes da Câmara local em 1833: Coronel Genésio Sales (1906), Dr. Genésio de Seixas Filho (1926), Petrônio Dantas Fontes (1931), Domingos Castro (1933), e Gerson Gil da Anunciação (1976). Esses sonhadores conseguiram aliar os sonhos ao caminho do sucesso em cada época e da visão de cada um...
    Todos têm direito de sonhar, realizar e registrar seus sonhos na história. Os sonhos e objetivos dos que aprovaram a Lei Orgânica de Cipó em parte foram realizados, entretanto, os constituintes e aqueles que amam este paraíso, aguardam e desejam que o previsto no Artigo 7º não caia no esquecimento ou fique só na esperança; que o tombamento dos bens históricos, a proteção da fauna, flora e do meio ambiente ocorram o quanto antes, para o bem-estar de seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos...
    Parabéns Caio !!

    ResponderExcluir
  4. Os meus Parabéns vão para a população cipoense, que soube insistir para que a cidade voltasse ao seu nome original. E para o vereador o meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. abraaço caio pra vc Kelly e o herdeiro que está chegando .parabens papai !!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.