Uma onda de mortes inexplicáveis de abelhas tem assolado diversos apicultores na região de Ribeira do Pombal-BA, e a suspeita é alarmante: envenenamento deliberado. O prejuízo financeiro causado por essa tragédia ainda está sendo calculado, mas as consequências vão muito além dos números.
O apicultor Jailson Barreto é um dos mais atingidos, com mais de 50 caixas de abelhas praticamente dizimadas em sua propriedade na fazenda Cedro. Ele conta que ao chegar em seu apiário, a visão era chocante: dezenas de abelhas mortas no chão ou lutando para sobreviver. Essa tragédia também foi constatada em outras áreas na região do povoado de Tapera, e já se tornou um verdadeiro cenário de tristeza para os apicultores afetados.
Esses terríveis eventos apontam para um crime ambiental de grande escala, com o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura desencadeando efeitos devastadores nas colmeias da região. As abelhas, fundamentais para a polinização de plantas e para a produção de alimentos, estão desaparecendo rapidamente, ameaçando a biodiversidade e a segurança alimentar.
Os apicultores pedem às autoridades uma ação intensa e urgente para identificar os responsáveis por esses envenenamentos cruéis. Além disso, exigem uma fiscalização rígida para evitar a repetição dessas tragédias e clamam por medidas de compensação financeira para mitigar o prejuízo que estão suportando.
A situação é crítica e exige uma resposta imediata e contundente. O destino das abelhas e, consequentemente, o futuro da agricultura e do nosso meio ambiente estão em jogo.
Fonte: Dia a Dia Nordeste
0 Comentários
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.