Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

DR. PAULO GUIMARÃES - REFERENCIA EM NOSSA REGIÃO

 

Paulo Barreto no laboratório de habilidades cirúrgicas da Universidade de Chicago. Foto: Divulgação/Paulo Barreto

Paulo Vitor Barreto Guimarães, egresso do programa de residência médica em Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi selecionado para a vaga de clinical fellow no programa de Urologia reconstrutiva na Universidade de Chicago.

O principal foco desse treinamento é aperfeiçoar o conhecimento acerca de patologias que cursam com alterações anatômicas e da funcionalidade do trato geniturinário, incluindo incontinência urinária, doenças neurológicas que afetam o sistema urinário, disfunção erétil, traumas genitais e cirurgias de redesignação sexual.

“Eu realmente devo muito à Unicamp. Estou morando e trabalhando em Chicago graças à excelente formação que tive durante a minha residência, o que me possibilitou conseguir a vaga na Universidade que foi eleita a 10ª melhor do mundo”, disse Paulo, enfatizando que colegas residentes da FCM também ocupam posições em instituições destacadas.

Segundo Paulo, apenas uma vaga é disponibilizada por ano, e o processo de seleção é rigoroso. Inclui etapas relacionadas à revalidação de diploma com provas de conhecimento geral e específico - para poder atuar como médico nos Estados Unidos -, testes de proficiência em língua inglesa, avaliação curricular, apresentação de cartas de recomendação e entrevista com titulares do departamento de Urologia da instituição.


“Durante o processo seletivo, o incentivo do corpo docente da disciplina de Urologia da Unicamp se fez presente, principalmente por intermédio dos professores Cássio Riccetto, Paulo Palma, Carlos D’Ancona e Ricardo Miyaoka, que, além de possibilitarem um treinamento de excelência para mim durante a residência médica, suportaram minha candidatura à vaga através de cartas de recomendação que tiveram peso na decisão da banca”, lembra o egresso.

As atividades reúnem atendimento ambulatorial, realização de procedimentos cirúrgicos, reuniões científicas e atividades de pesquisa, com intensa produção acadêmica. O treinamento inclui realização de implantes de próteses penianas infláveis e maleáveis para tratamento de disfunção erétil, terapias para bexiga neurogênica como aplicações de Botox, neuromodulação sacral e cirurgias reconstrutivas complexas, diversas modalidades de tratamento de doenças prostáticas benignas, reconstrução genital pós-trauma, incluindo treinamento em cirurgias de uretra e de incontinência urinária com colocação de esfíncter artificial. 

Além disso, o programa conta com capacitação em treinamento robótico aplicado aos casos de Urologia Reconstrutiva e Funcional e a formação numa área incipiente dentro da Urologia - as cirurgias de redesignação sexual, oferecidas à população trans, tanto feminina quanto masculina.

Em 2019, o diretor do programa, Ervin Kocjancic, referência mundial em Urologia Reconstrutiva e Funcional, esteve presente na Unicamp a convite dos professores Carlos D’Ancona, Cássio Riccetto e Paulo Palma, como professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia.

Fonte: UNICAMP

Postagem: Flavinho Leone


Postar um comentário

0 Comentários