Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

2º SHOW CULTURAL DE TROCA DE CORDAS DA REDE DE CAPOEIRA FILHOS DA BAHIA EM CIPÓ


Rede de Capoeira Filhos da Bahia fundada em 01/01/1973, realizou em nossa cidade 2º Show Cultural de Troca de Cordas. Com a participação de capoeiristas de varias cidades o evento que traz em sua estrutura, além da mudança de cordas dos participantes, todo um leque cultural que possibilita visibilidade a nossa cidade. 

A capoeira cipoense que passou por momentos difíceis há alguns anos vem se tornando uma das melhores opções em artes maciais de nossa cidade atraindo cada vez mais participantes. Essa crescente se deve a pessoas que são apaixonados pela a arte e com muito amor e dedicação mantem viva esse seguimento cultural em Caldas de Cipó. Pessoas como o mestre Sergio, Mestre Cirilo (Val da Bahia) e João do Lanche além de todos capoeiristas que frequentam a capoeira cipoense e fazem de tudo para cada vez expandir essa bela arte. Parabéns a todos.



   







 “A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.
A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Postar um comentário

0 Comentários