O Ministério Público Federal (MPF) divulgou o ranking nacional da Transparência, onde aponta os municípios e estados que tiveram avanços ou retrocesso no cumprimento da lei de acesso à informação do ano passado para cá.
Segundo o estudo, em um cenário geral, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do MPF em todo o país. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.
A promotoria ressalta que estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Na Bahia, segundo consulta feita pela reportagem aos dados do MPF, 35 cidades tiveram nota zero no ranking da transparência, são elas:
1. BARRO ALTO-BA 2. BIRITINGA-BA 3. BREJÕES-BA 4. CAETITÉ-BA 5. CANARANA-BA
6. CANDEAL-BA 7. CATU-BA 8. DOM MACEDO COSTA-BA 9. ÉRICO CARDOSO-BA 10. FORMOSA DO RIO PRETO-BA 11. GONGOGI-BA 12. IAÇU-BA 13. IBIQUERA-BA 14. IPIAÚ-BA 15. ITAPETINGA-BA 16. ITIÚBA-BA 17. IUIÚ-BA 18. JABORANDI-BA 19. JUSSARA-BA 20. LAGOA REAL-BA 21. MANOEL VITORINO-BA 22. MARCIONÍLIO SOUZA-BA 23. MEDEIROS NETO-BA 24. NOVO HORIZONTE-BA 25. PARAMIRIM-BA 26. PÉ DE SERRA-BA27. POJUCA-BA 28. RIBEIRA DO AMPARO-BA 29. RIO DO PIRES-BA 30. SANTALUZ-BA 31. SÃO DOMINGOS-BA 32. SÃO JOSÉ DO JACUÍPE-BA 33. SERRA DO RAMALHO-BA 34. VÁRZEA NOVA-BA35. WANDERLEY-BA
Fonte: Portal do Cleriston
Postagem: Brankinho Mendes
0 Comentários
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.