A Defesa Civil do estado da Bahia está na cidade e junto ao Prefeito Romildo, secretários, funcionários e voluntários, Assistentes Sociais e equipe da secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo, estão realizando levantamentos na sede e Zona Rural.
As famílias são ouvidas e as necessidades colhidas para atendimento emergencial.
Oferecemos espaços públicos em condições de uso para os desabrigados, porém, muitos preferem ficar em casas de parentes e/ou amigos. Por se tratar de uma cidade pequena, a maioria dessas pessoas sempre tem um parente solidário à situação em que se encontram.
A comunidade do Gedeão foi a mais afetada. O cenário é assustador. Só vendo de perto para ter noção dos estragos causados pela força da natureza.
Médicos, enfermeiros e técnicos, agentes de Saúde e de Endemias do município estão realizando o devido atendimento, distribuindo medicamentos. Além disso, funcionários das secretarias e voluntários também estão visitando essas famílias para prestarem o apoio necessário.
Máquinas e funcionários do CISAN (Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II), foram deslocadas até Cipó para ajudar nos serviços de recuperação.
UBS's, CRAS's, hospital, secretarias, praças, estádio, ginásio, escolas da sede e zona rural, além de outros espaços públicos e privados foram parcialmente deteriorados, danificando aparelhos e estruturas. Telhados, postes e centenas de árvores (inclusive as históricas do centro) foram arrancadas brutalmente pela força do vento.
Água e energia chegando aos poucos nas residências. Internet e telefonia somente em parte da cidade.
Os dados levantados e confirmados aé o momento, são: *DADOS FINAIS:
50 Casas totalmente destruídas;
*DADOS PARCIAIS (atualizados em 08/01 às 23h):
156 desabrigados;
90 Casas parcialmente destruídas;
04 Empresas privadas parcialmente destruídas;
19 Espaços públicos parcialmente destruídos (Estádio Municipal e Ginásio de Esportes; Escolas Municipais Getúlio Vargas, Arminda Miranda, Maria Laura, Maria Eunice, Edvaldo Boaventura, Jana, Evandro Góes, Abdon Leone e José Lourenço; Secretária de Educação; Escola Estadual Maria Macedo; CRAS 13 de Maio; Hospital Municipal, UBS's da Rua do Jorro, 13 de Maio, povoado Buri, e Secretaria de Saúde);
Até o dia 14/01, o RELATÓRIO FINAL será concluído e enviado para a Defesa Civil do Estado.
Para Cipó, uma cidade pequena, isso é muita coisa!
Não medimos esforços para reverter o estado de calamidade o mais rápido possível.
Estamos recebendo doações a todo instante. Graças a Deus, o povo é solidário.
O governo do Estado também está enviando mais 150 colchões e cobertores, além de outros utensílios básicos e cestas básicas.
Lembrando que campanhas estão sendo realizadas na Rádio Millênium FM, e voluntários que estão arrecadando em bairros da cidade. A casa de apoio de Cipó em Salvador também está recebendo doações (das 08h às 12:30h), a casa fica em uma rua ao lado da Cresauto-Fiat, localizada na Av. Bonocô (Em um sobrado ao lado da UPA24h). Cipoenses que moram longe também estão enviando doações que recebem a todo instante.
Agradecemos a colaboração de todos. Juntos somos fortes!
Acompanhem as redes sociais para maiores atualizações, além de sites e Tv's da imprensa Baiana e nacional que a todo instante noticiam o ocorrido.
www.facebook.com/prefeituradecipo
www.facebook.com/arildoleone
www.facebook.com/romildo.cipo
ASCOM - PMC
0 Comentários
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.