Até o dia 1º de dezembro de 2015, a Sesab (Secretarias de Saúdo do estado) registrou a morte de seis bebês com microcefalia nos municípios de Salvador, Itapetinga, Olindina, Tanhaçú, Camaçari e Itabuna. Segundo a secretária, foram notificados 112 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 34 municípios, dos quais 26 foram confirmados, de acordo com o padrão antigo estabelecido pelo Ministério da Saúde, no qual considerava microcéfalos os bebês que tenham perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros.
No entanto, com o novo critério adotado a partir de quinta-feira (3), pelo Ministério da Saúde, no qual considera o perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros, a Bahia possui 87 casos suspeitos de microcefalia. A Sesab ressalta, ainda, que há 42 notificações em que o perímetro cefálico não foi informado.
Todos os casos identificados de microcefalia que se enquadram na definição do Ministério da Saúde, devem ser comunicados em até 24 horas pela equipe do estabelecimento de saúde onde foi realizado diagnóstico.
Centro de Operações de Emergências em Saúde - Na próxima quinta-feira (10) entra em funcionamento o Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia. O objetivo é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção.
A iniciava é coordenada pela Sesab e contará com participação de outros órgãos estaduais, Ministério da Saúde, além de especialistas de diversas áreas. Serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre as segundas, a partir das 15h.
O Centro de Operações também será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos.
Fonte: Clériston Silva
Postagem: Brankinho Mendes
0 Comentários
ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.