Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA FAIXA-PRETA

(o trigre asiático, símbolo do Karate-do Shotokan)
Numa dessas celebrações que infelizmente poucos compartilham, e ainda menos holofotes jogam a sua luz, no Sesc Aquidabã na capital baiana, dois dos nossos conterrâneos conquistaram a faixa-preta primei
ro dan do karate shotokan. São eles o professor Ivonildo Santos ( popularmente conhecido por Dofo filho de Zé Neguinho ) e Élida Alexandre ( filha da Professora Leocimar ). Num tempo de tantas mazelas sociais e que por vezes tão poucas são as nossas glórias e razões para nos orgulharmos de nossa terra, essa é uma dessas exceções que confrontam diariamente as adversidades, e na sombra e no silêncio do árduo trabalho cotidiano, exaltam a dignidade do seu povo, exaltam a grandeza do nosso esporte e a força dos que não desistem jamais.
Devo dizer que feitos como esse, numa contradição mordaz, também nos constrangem e apequenam, pois de alguma maneira evidencia-se um traço do nosso comportamento, como parte da nossa cultura em festejar pseudo-celebridades - muitas delas oriundas do nosso medíocre e limitado cenário político. E quando nos chegam notícias tais pouco se fala, muito pouco se comenta pela cidade afora. Mas não, a visita do Doutor Fulano de Tal ou do Deputado Zé De Não Sei Das Quantas, ou mesmo de artistas fabricados pela mídia de gosto médio, tem da nossa comunidade muito mais honras e deferências. Pra essa gente, os holofotes sempre são mais luminosos, o nosso banquete é sempre mais farto.
E os nossos heróis, os nossos melhores exemplos... quem os exaltará? Nossos artistas populares, desportistas, poetas, músicos, raros políticos, artesões... quem sentirá as suas
ausências?
A cidade perde gradativamente sua memória e identidade, a cidade e seus comandantes estende seu tapete vermelho para as pseudo-lideranças mas é incapaz de rememorar seus gigantes... fantasmas que foram relegados ao mais tenebroso esquecimento, e que resignadamente permanecem no fosso da história.
Dofo e Élida, a vitória de vocês é pra ser gritada aos quatro ventos, antes mesmo que nossos heróis - parafraseando Cazuza - morram mesmo de overdose.... mas dessa vez, overdose de atraso mental, cultural e político.

Ronald Freitas Anunciação (Roninho)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Márcio Anunciação (Cabelinho)05 dezembro, 2012 17:58

    Como cipoense sinto o peito cheio de orgulho destes dois conterrâneos. Meu amigo Dofo é um exemplo a ser seguido, pois nos mostra que não precisamos ter oportunidades, mas podemos nós mesmos construí-las.
    Para quem acredita e põe o coração naquilo que deseja o céu é o limite.
    Aproveito para parabenizar o Mestre Nailson pelo excelente trabalho desenvolvido. O esporte educa, instrui e afasta os jovens dos caminhos tortuosos da vida.
    Fraterno abraço a todos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.