Confira as Fotos!
A ASKASCEF declarou luto por três dias pela perda irreparável de Ricardo Francisco dos Santos, faixa preta 1º Dan, ocorrido em 11.02.2011. Seu Ricardo, como era chamado carinhosamente por todos da ASKASCEF, iniciou sua trajetória no karatê em 1989, aos 60 anos de idade. Fato inédito no karatê da Bahia e do Brasil e exemplo para todos aqueles que evitam a pratica de atividades físicas e/ou esportivas alegando motivos de idade, saúde, falta de tempo, aprendizagem, etc. Um dos principais pioneiro do karatê de Cipó juntamente com seus contemporâneos karatecas, prestou exame de graduação superior (faixa preta 1° dan) aos 75 anos de idade, onde na ocasião foi examinado pelo sensei Osvaldo Mendonça, na época presidente da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional, e com sua exímia apresentação nas técnicas de avaliação tirou a maior nota do exame, entre mais de 50 examinados, tornando-se o primeiro faixa preta do município de Cipó (filho da terra cipoense). Como Atleta Sênior e Máster participou de vários Campeonatos Internos, Zonal, Regional e Baiano conquistando títulos importantes para Si, para ASKASCEF e para o município de Cipó. Era monitor exemplar e assíduo da academia e zelava pela hierarquia, respeito e disciplina com bastante precisão e propriedade. Com sua vasta experiência de vida muito orientou o professor Nailson nas diretrizes da academia e na condução dos ensinamentos dessa briosa arte marcial que ele abraçou com muito amor. Seu Ricardo muitas vezes foi elogiado junto a Federação de Karatê-Dô Tradicional da Bahia por sua dedicação, determinação e seriedade que tinha com a filosofia e a pratica do karatê. Ressalvo que para os atletas novatos da ASKASCEF e para as pessoas que não o conheceram talvez essa matéria sobre um do percussor do karatê cipoense seja de pouca valia. Mas para os karatecas da sua época e para comunidade que o conhecia sabem o que significou e significará Ricardo Francisco para todos nós do mundo do karatê. Homem integro, que tinha DEUS como condutor da sua vida, pai de família exemplar, cidadão, etc. Para a família enlutada e para Ricardo Francisco, que nos deixou aos 81 anos, fica aqui nessas entrelinhas a pequena homenagem da ASKASCEF para o grande homem que ele foi na sua estada e passagem aqui no planeta Terra. Obrigado por tudo que nos ensinou. OSS. Veja as fotos do atleta Ricardo em competições oficiais da Federação Baiana de Karatê-Dô Tradicional.
“ Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos ”
“ O Homem nobre produz coisas nobres – Is 32:8”
“ O Homem nobre produz coisas nobres – Is 32:8”
Respeitosamente,
Nailson Ferreira Santos
Presidente da ASKASCEF
Profº - Faixa Preta II Dan
CREF 001159-P/BA
Matéria: Nailson Ferreira Santos / Fotos: Askascef / Postagem: Salvo Horley
1 Comentários
FICA AQUI MEUS SENTIMENTOS OSS.
ResponderExcluirATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.
ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:
>>>Não serão aceitos comentários que:<<<
-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...
-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.