Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

REZA A LENDA ASSIM...


Conta que um caçador andava pelas margens do rio Itapicuru. Nas suas andanças pelo sertão, atirou em direção de um pássaro que estava pousado numa árvore e então revoou um bando, o qual chamou atenção do mesmo, e ao chegar perto, ouviu um borbulho de água jorrando no solo de temperatura alta e gosto estranho. Assim, percebeu que naquele lugar havia enormes árvores de Cipó, um verdadeiro Cipoal.
O caçador ao seguir seu percurso em direção da cidade de Itapicuru da Missão, espalhou a notícia das águas descobertas e indicou a todos que a mesma estava na localidade de Cipó, no cipoal às margens do rio Itapicuru. Lenda à parte, vale citar aqui,no sentido de enriquecer detalhes sobre a história do município, o que nos relata o Poeta Raniery Caetano quando nos ensina que o gentílico CIPÓ tem origem no Tupy-guarani uma vez que CY = MÃE e YPÓ = ÁGUA, NASCENTE, FONTE... Para os primeiros moradores à margem do Rio Itapicurú, natural foi "aportuguesar" a palavra que na sua origem significava "mãe d'água". Esta versão do poeta e estudioso da historia do município é incontestavelmente elucidativa no que se refere à origem real do nome da cidade.
Fonte: Wikipédia - Postagem: Flavinho Leone

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pois é, meus caros conterrâneos... Ao me debruçar sobre a historia do nosso município acabei por desvendar esse mistério concernente ao gentílico de nossa terra. Fui buscar nos primeiros moradores destas terras pois minha mãe (nasceu em 10 de Janeiro de 1931) sempre me dizia que Mãe d`´Agua era o nome da Vila à margem do Itapicuru.... Tem mais de dez anos que iniciei a pesquisa mas foi difícil contrapor este fato à Lenda que o Prof. Evandro sempre defendeu como Fato... Como a Filosofia nos ensina à busca da verdade tentei enterder porque ""Mae d Àgua" .... E foi no Tupy Guarani que cheguei à resposta que precisávamos. A historia do caçador não se apaga, creio que deve continuar fazendo parte dos relatos afinal como o Mestre Evandro Góes afirma, "ouvia isso desde menino, na fala dos mais velhos..." Obrigado meu caro, por postar aqui e desta forma tão bem feita divulgar! Grande abraço em vc e família!!!

    ResponderExcluir
  2. Como é maravilhosoconcer um pouco da históri da nssa cidade,justa homenagem ao poeta e por que não coloca-lo também como historiador da nossa linda Cipó.Ranieri é uma pessoa que merece ser reconhecido e valorizado como tal.Parabéns ao jovem reporter por esss materia.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.