Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

GOOGLE ANUNCIA FIM DO ORKUT E USUÁRIOS FAZEM ABAIXO ASSINADO DIGITAL

O Google anunciou nesta segunda-feira, por meio de seu blog oficial, que vai desativar o Orkut no dia 30 de setembro. Os usuários da rede social – brasileiros, em maioria – poderão exportar dados do perfil, comunidades e fotos com o uso da ferramenta Google Takeout até setembro de 2016. A partir desta segunda, o Orkut deixa de aceitar o cadastro de novos usuários.

A notícia do fim do Orkut, anunciada pelo Google nesta segunda-feira, ainda não foi bem digerida pelos usuários da rede social. Amado principalmente no Brasil, o site será descontinuado no dia 30 de setembro. Apesar de estar um tanto abandonado pelo Google e não atrair mais tanto público quanto antes, o encerramento do Orkut sensibilizou atuais e ex-fãs no país. Tanto que até uma petição online foi criada para impedir seu fim. Até o momento (02/07, 17h50min) mais de 69 mil assinaturas foram recolhidas. A principal justificativa são as suas comunidades.

"O Orkut, mais do que uma antiga rede social, possui um importante sistema de organização de fóruns nas chamadas comunidades. O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõe o fórum. Atualmente, o site abriga vários fóruns de nicho com várias postagens diárias sobre os mais variados assuntos. (...) Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades", diz a petição.

Peter Shelton, criador da iniciativa, tem 23 anos e acessa o Orkut todos os dias desde os 15 por causa das comunidades. Segundo o paraíbano, a rede social tem o melhor sistema de fóruns que existe.

–  O Orkut tem um modelo único de interação devido a sua organização limpa e dinâmica dos fóruns. Foi a primeira grande rede social que o Brasil teve. Lá há um retrato de uma época, muitas histórias. Que pelo menos o Google guarde as informações históricas – afirma o estudante de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo Peter, um dos objetivos da petição é que o Google transforme o Orkut em um modelo de funcionamento.

– Pedimos ao Google que salve o modelo de fórum das comunidades.

Com o iminente fim do Orkut, Peter crê que terá que repensar sua rotina.

– Vou diminuir o tempo que passo nas redes sociais e me dedicar a outras coisas, como cursos de idiomas e atividades esportivas – reflete.

Informações: Veja abril e ZH Tecnologia

Postar um comentário

0 Comentários