Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

IV CARAVANA CULTURAL DO GOVERNO DO ESTADO EM CIPÓ

No último domingo, dia 25 de maio de 2014, Cipó recebeu a Caravana Cultural, chefiada pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia- Albino Rubim, além de notável comitiva de agentes e lideranças culturais ligados a Secult.

Num dia extremamente proveitoso, as relações entre o governo Águas de um Novo Tempo e as mais altas autoridades promotoras de cultura do estado foram estreitadas e compromissos foram firmados para o desenvolvimento de nossas riquezas culturais. Desde a visita à Comunidade Quilombola do Caboge, às apresentações de música e poesia, além do bate-papo travado entre representantes da cultura cipoense, lideranças políticas e a equipe da Secult, a passagem da Caravana por Cipó teve como mote a troca de experiências e vivências.

O debate foi focado nas políticas de incentivo aos projetos culturais, como o Fundo de Cultura. “Antigamente, o próprio Estado utilizava grande parte do Fundo de Cultura para se autofinanciar e hoje ele é todo voltado para a atividade cultural”, coloca Albino Rubim. Também foi citado o progresso e a imparcialidade que o modelo de contemplação de editais propiciam hoje já que, historicamente, os projetos eram escolhidos através de amizades e indicações – hoje a distribuição de verba é democratizada com a seleção dos editais por grupos de diferentes setores e lugares, abrangendo uma contingente muito maior e mais justo. Outro ponto importante colocado é a parceria que vem acontecendo entre as Secretarias com projetos conjuntos, o que fomenta a transversalidade da cultura.

A história e cultura de Cipó transparecem em suas manifestações artísticas, mostrando que a população valoriza e se orgulha de suas tradições. Entre os artistas locais que se apresentaram, o cantor Luisinho acompanhado pelo violão de Rafael Vilanova; Zezé, cordelista e personagem importante na região; o poeta e cantor Carlos Silva, que fechou sua apresentação com “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e o sanfoneiro Enoke do Acordeon acompanhado da cantora Idiane, que colocou toda a equipe da Secult para cantar junto os clássicos do forró nordestino.

“Queremos que o desenvolvimento da cultura respeite os direitos da cidadania, que reconheça a diversidade cultural, que supere preconceitos e que esta se constitua como a cultura da paz” são as orientações gerais e diretrizes seguidas pela SecultBA, cita Albino Rubim.

Um grande salto para a cultura de Cipó, visitada pela primeira vez por um Secretário de Cultura do Estado, a Caravana Cultural é o início de uma parceria duradoura e proveitosa em prol da democratização e manutenção de nossa cultura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, CULTURA, ESPORTE E LAZER.
PREFEITURA DE CIPÓ, ÁGUAS DE UM NOVO TEMPO.

Postar um comentário

0 Comentários