Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

FOTO MELHORADA DA MAIOR ENCHENTE QUE O RIO ITAPICURÚ JÁ TEVE

 
A imagem original foi retirada do Facebook, passou por um tratamento no Photoshop e ai está o resultado !
No final da decada de 1949 o rio Itapicurú sofreu uma grande enchente que deixou a Cidade de Cipó em alerta, o nivel do rio subiu rapidamente e chegou a "lavar" a ponte Getúlio Vargas.

Como podemos perceber pelas imagens, erosões ocorreram no final da ponte correndo o risco de afetar a estrutura da mesma. Más ela já resistiu a muitas enchentes e está firme até hoje, más a pergunta é " até quando?". Está na hora de nós olharmos um pouco para a estrutura de transporte mais inportante da região para que não fique esquecida !

Atualmente a prefeitura faz pequenos reparos superficiais na ponte, como pintura, iluminação e trocas das tampas de cimento, más a estrutura física da ponte está comprometida com algumas lascaduras. 

Fica aqui nosso apelo ao gestor Municipal que através de políticas publicas, os responsáveis pela mesma venham olhar este patrimonio histórico. Que nossa ponte não fique em estado de abandono que nem a maioria dos 'Tombados'.

Critica

Nos países como: China, Japão, Grécia e Israel o governo gasta milhões em reformas de templos e estruturas históricas. Monumentos tidos como 'tombados' são bem cuidados e frequentemente passam por reformas milionárias, o que é bom.
Já no Brasil a realidade é totalmente diferente, são gastos pouco em reformas de figuras 'tombadas' e é possível perceber o completo abandono da cultura e do patrimônio histórico, fica a exemplo dos antigos 'casarões' em salvador que a pouco estão caindo.
Em nossa cidade não é diferente o nosso 'grande hotel' à anos está abandonado e recentemente sofreu um pequeno incêndio em sua parte superior e mesmo assim não sabemos ao certo quando vamos vê-lo reformado.
Aqui fica a minha pergunta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (IPHAN): Do que adianta 'tombar' se não pode cuidar?

Matéria: Ney rodrigues 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. AVESSO DO AVESSO
    A atual administração do nosso Paraíso chamado Caldas de Cipó repete práticas que a administração anterior apontava como erro do passado.
    O que ocorreu entre os dias 07 de outubro de 2012 e 01 de janeiro de 2014?
    Nesse intervalo o recém-criado PSD em Cipó enterrou bandeiras políticas defendidas durante a campanha e adotou, com afinco, métodos bancados pelos governos anteriores e criticado pelo PT à exaustão, enquanto a sigla ainda estava na oposição. Exagero? Longe disso. Basta ver dois exemplos: primeiro o atual gestor abandonou a promessa feita durante a campanha eleitoral de colocar assessores comprometidos com o desenvolvimento da cidade, prática não comum no governo do PT; segundo, sob a batuta do novo gestor, a transparência administrativa, que já era claudicante na gestão anterior, azedou de vez. Informações básicas deixaram de ser divulgadas. Exemplares do “Boletim Oficial do Município”, publicação que reúne os atos administrativos do governo nunca foram vistos circulando. Mais sério: a subserviência da Câmara ao Paço, tão criticada no passado não tão distante, ficou mais evidente no atual governo.
    Em síntese, o que era para ser diferente acabou sendo igual ou pior.
    Esse cenário lembra a trama de um clássico da literatura politica do século 20, “A Revolução dos Bichos”, escrito pelo inglês George Orwell em 1945.
    Orwell recorre a animais para retratar a ganância. A revolução dos bichos, explorados pelos homens numa fazenda, é liderada pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão. Sonham em criar uma sociedade utópica, onde todos os animais são iguais. Mas Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e cria um regime tão perverso quanto o anterior. Até o lema da revolução muda: “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”.
    Nos palanques frequentemente se pregava um governo democrático e transparente. Agora a cidade herdou um governo avesso ao diálogo e opaco.
    Afinal o que ocorreu entre os 07 dias de outubro de 2012 e 1º de janeiro de 2013?
    A população precisa entender cobrar de seus empregados mais dinamismo, mais ação e menos enganação. Serviço público de qualidade não é favor. É direito.
    Neste país onde prevalece os interesses dos “poderosos”, ao invés dos interesses dos mais pobres, o povo precisa lutar com objetivo de vencer os obstáculos.
    “Sem coragem, determinação e luta com certeza não chegaremos a lugar nenhum!”
    Vale apena insistir: - se não houver um choque de gestão, mudanças significativas, "Arildo com sua capacidade de fazer o melhor no futebol, Rádio Milênio e o Site arildoleone.com, não sustentarão essa Administração nos próximos anos".

    ResponderExcluir
  2. BÔA NOITE. ARILDO, E AMIGOS DE CIPÓ.

    QUANTO AS ENCHENTES, TEVE UMA NOS ANOS 60, ONDE SÓ O LOUCO DO TIDINHO POLUVA DA PONTE, ONDE A PICINA DOS BAHEIROS FICAVAM SUBMERSA, E ATÉ NO GRANDE HOTEL, CHEGAVA, ME RECORDO FOI NOS ANOS 60.
    QUANTO A PONTE DEVEM COBRAR DO DENIT, MANUTENÇÃO URGENTE. AMIGOS.

    EMILSON DE NOVA SOURE.

    ResponderExcluir
  3. Muito real este comentário, sair de Cipó há mais de 20 anos, vou ai raramente, mas, nos últimos anos que estive em Cipó fiquei perplexa, com tanto llixo nas ruas, com o jardim sem nada, o grande hotel e o cassino uma vergonha, a cidade não tem atrativo nenhum. Levei algumas amigas para conhecer minha cidade Natal, mas nem bares aberto tinha, elas queriam comprar lembranças da cidade, procuramos o artesanato e cadê? Não achamos nada. Sei que não posso julgar e nem cobrar nada, aliás, não moro ai para saber de fato o que está acontecendo, mas, acompanho pelo site as noticias e posso dar minha opnião sim, pelo que conhecia e pelo que vejo hoje de Cipó. Certo dia estava lendo sobre os carrinhos de churrasco que foram distribuidos para alguns empreendedores de Cipó, ai surgiu a pergunta, como eles vam vender se Cipó não atrai o turismo?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.