Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
      No dia 09 de agosto de 2013, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em conjunto com a Prefeitura de Cipó, por meio da gestora Maria Rosimary Macêdo e toda equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central "A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS". O evento teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado, e eleger os delegados para representar o município na IX Conferência Estadual de Assistência Social, tendo como sub temas os seguintes eixos temáticos: 
Eixo1: O Confinanciamento Obrigatório da Assistência Social
Eixo 2: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoração e Avaliação.
Eixo 3: Gestão do Trabalho
Eixo 4: Gestão dos Serviços, Programas e Projetos
Eixo 5: Gestão dos Benefícios no SUAS
Eixo 6: Regionalização. 
     O evento contou com a presença e a participação de autoridades ilustres do poder executivo através do Prefeito Romildo Ferreira, representante da secretaria de Obras a senhora Raimunda, da secretária da Educação senhora Lindalva Silva Farias, do Diretor de Transporte senhor João Santana, com os representantes do poder legislativo o vereador Vinicius Silva e vereador ......, representante da 21ª CIA da PM o sargento Magela, entidades governamentais e não governamentais; e com a presença dos principais atores para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) trabalhadores do SUAS, controle social, e usuários da Política de Assistência Social do município.
     A conferência é um momento estratégico, um espaço de discussão coletiva sobre o destino da assistência social no fortalecimento da rede de proteção e promoção social para a cidade, que oportuniza mudança e melhorias constantes. A Prefeitura não tem medido esforços para desenvolver trabalhos efetivos e eficazes para fortalecer a rede socioassistencial. A presidente do CMAS senhora Maria Deyse Dias, destacou a importância do evento na fundamental tarefa em discutir propostas e melhorias na implantação do SUAS e que esta tarefa deve ser executada em conjunto entre sociedade civil e governo.
     A IV Conferência Municipal de Assistência social teve como palestrantes as consultoras da empresa Êxito Consultoria: 
--Mônica Dolores Malaquias - Bacharel em Administração de Empresas- UNOPAR/ Graduando em Serviço Social- UNOPAR / Pós graduada em Gestão de Pessoas – FTC/ Consultora da EXITO na área de Gestão Pública.
--Poliana Macedo - Bacharel em Secretariado- UFBA/Pós graduada em Gestão de Pessoas – UFBA/ Consultora da EXITO na área de Gestão Pública.
      As quais explanaram sobre o tema central, sobre os respectivos eixos temáticos e esclareceram dúvidas da plenária através do debate.
      A conferência foi finalizada com a apresentação das deliberações votadas e apresentação dos delegadas eleitas: senhora Maria Deyse Dias ( Titular) e senhora Maria Rogéria Jesus dos Santos ( Suplente ) representando a sociedade civil organizada e representando o governo municipal a senhora Sandra Cristina Souza Pinheiro ( Titular ) e senhora Maria Rosimary Macêdo ( Suplente ) que irão representar o município de Cipó na IX conferência Estadual de Assistência Social.


PROGRAMA INFOLEITE/FOME ZERO
O prefeito Romildo Ferreira Santos no empenho de não perder nenhum benefício para os cipoenses junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deu continuidade ao PROGRAMA INFOLEITE, atualizou o cadastrou das famílias no programa, preenchendo as vagas estipuladas para o município.
           As famílias beneficiadas são selecionadas pela Secretaria Municipal de Ação Social e recebem de 02 a 03 litros de leite para alimentar crianças com faixa etária de dois a sete anos.O Programa Leite Fome Zero tem como finalidade combater a fome e a desnutrição infantil, promovendo a segurança alimentar através do incentivo à produção e ao consumo do leite.

CURSOS DE CABELEIREIRO/SENAC
O curso de cabeleireiro iniciou com muita expectativa dos alunos.
A secretária de Desenvolvimento do Município participou como Modelo para os alunos que observavam o professor/Senac com muita atenção. O curso foi disputado durante à matrícula pois o mercado vem exigindo muito destes profissionais e uma oportunidade desta não pode deixar passar.Serão utilizados produtos de uso profissional, parte fornecido pelo SENAC e outra pela Prefeitura.No término do curso todos os alunos que cumpriram suas cargas horárias receberam seus certificados reconhecidos à nível nacional.A maioria dos alunos são beneficiários do Programa Bolsa Família.



GRUPO DE CONVIVÊNCIA
Crianças do Grupo de Convivência em atividades lúdicas e educativas nos CRAS'S Liberdade, Nova Cipó e 13 de maio. O acompanhamento dessas atividades vem sendo feita por monitores, psicólogas e assistentes sociais.

-SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, Ação para mudar. 
-PREFEITURA MUNICIPAL DE CIPÓ, Águas de um novo tempo.

Postar um comentário

0 Comentários