Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

SÃO JOÃO DE CIPÓ: Exposição Fotográfica Gonzagão Passou por Aqui!

Entre os dias 22 e 24 de Junho aconteceu a Exposição Fotográfica Gonzagão Passou por Aqui! organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer a partir do arquivo de imagens mantido por Gabriela e Eduardo Piñeiro. Foram exibidos na Pérgula fotos das visitas que Luiz Gonzaga fazia a Cipó nos anos 60 quando se hospedava na pensão da bisavó de Gabi, Dona Anita. Um pedaço da nossa história que merece vir à tona!

Anita Matos ou Anita do Cipó nos deixou em 1997, mas permanece viva na memória afetiva de muitos cipoenses, pela sua generosidade e por ter sido a anfitriã que abrigou Luiz Gonzaga em Cipó durante os anos de 1960, se tornando sua amiga.
A partir desse encontro, Dominguinhos, Anastacia, Trio Nordestino e outros tantos artistas passaram a freqüentar a casa de Anita e a movimentar a cultura da cidade. A então chamada “Caldas de Cipó” vivia o auge da sua riqueza arquitetônica e turística, e o seu Grande Hotel em pleno funcionamento foi cenário das apresentações de Gonzaga.
Este acervo fotográfico chegou a mim graças ao afilhado de Luiz Gonzaga, neto de Anita, meu pai, e compositor que admiro: Eduardo Piñeiro.
Compartilho essa história com a mesma intenção do meu pai, ao me confiar os documentos da minha bisavó Anita: Para que esse legado cultural e artístico se propague através das gerações, e todos que se identificarem, possam se apropriar dele como patrimônio imaterial da cidade.

-CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS HISTÓRICAS DE GONZAGÃO!

Gabriela Piñeiro – Mantenedora do acervo de Anita Matos.

Postar um comentário

0 Comentários