Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

VIVA de bem com a sua saúde! Você sente dor nas costas? Aprenda a combater esse mal.

A dor nas costas, conhecida como lombalgia, acomete 85% das pessoas em algum momento da vida. É a segunda causa de procura ao médico nos Pronto-Atendimentos, perdendo apenas para a dor de cabeça, além de ser importante causa de afastamento do trabalho.
Alterações posturais, esforços físicos exagerados, atividades repetitivas, osteoartrose da coluna, osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose são causas comuns de Lombalgia. Na maior parte dos casos não há alterações nos exames de imagem. Assim, uma avaliação precoce feita por um Ortopedista é a melhor maneira de diagnosticar o problema, identificar sua causa e buscar o tratamento mais eficaz.
A grande maioria das dores lombares apresenta boa resposta ao tratamento fisioterápico, seja através da fisioterapia convencional, do RPG ou do PILATES. Porém, hoje em dia existe um consenso: o melhor tratamento para a lombalgia é a sua prevenção e a forma mais efetiva de se prevenir é através da educação.

E o que fazer para evitar a dor lombar?
· Sempre que sentar, use cadeiras que mantenham as costas retas e mantenha a coluna encostada no apoio durante todo o tempo.
· Para levantar um objeto pesado recomenda-se dobrar os joelhos e abaixar-se, pegar o objeto mantendo as costas retas e então utilizar a força das pernas para erguê-lo.
· Evitar erguer objetos pesados acima da linha da cintura.
· Ao carregar pacotes, mantê-los junto ao corpo e com os braços dobrados.
· Dobrar os joelhos quando se curvar.
· Dirigir sentado próximo aos pedais e mantendo a coluna reta.
· Para dormir, deitar de lado com os joelhos dobrados e um travesseiro entre as pernas ou deitar de barriga para cima com um travesseiro embaixo dos joelhos. Evitar dormir de bruços.

Ao iniciar does nas costas procure sempre um Médico Ortopedista e um Centro Fisioterápico de confiança.

Dr. Jaime Neto
Ortopedista e Traumatologista, Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), Médico Coordenador do Serviço de Cirurgia Ortopédica da Clínica Viva

Dr. Bruno Lucena
Ortopedista e Traumatologista, Médico Coordenador do Ambulatório de Ortopedia da Clínica Viva

Postar um comentário

0 Comentários