Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Edital de concurso da polícia civil na Bahia exige comprovante de virgindade

O edital de concurso para a Polícia Civil da Bahia está causando polêmica no estado. Uma das exigências é a comprovação de virgindade para as candidatas a delegada, escrivã e investigadora. A seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota de repúdio contra o edital nesta quarta-feira (13).
A razão é um item do edital que libera mulheres "com hímen íntegro" de passar por "avaliação ginecológica detalhada, contendo os exames de colposcopia, citologia e microflora". No entanto, as candidatas terão de comprovar a virgindade por meio de atestado médico.
"Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino", diz o texto da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB.
Também na nota a entidade fala em violação ao chamado princípio da dignidade da pessoa humana, previsto pela Constituição brasileira, e à "intimidade, vida privada, honra e imagem".
Já a Secretaria de Administração baiana diz que a situação é recorrente em "vários concursos públicos realizados no país". E que "não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, porventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital".
O certame dará 600 vagas, com salários de R$ 1.558,89 a R$ 9.155,28. As primeiras provas, com questões objetivas e discursivas, estão marcadas para 7 de abril. O que você acha da exigência?
FOLHA DE SÃO PAULO

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Para os desinformados, não é que exigem comprovação de viginidade para o cargo, é so para a mulher que não que passar por todos os exames que e exigido, se ela comprovar que e virgem com documento passado pelo medico, ela e liberado de 3 exames clinicos,

    isso foi materia so para causar polemica, so por causa do 8 de março.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.