Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Xadrez para estimular a cognição e auxiliar o desempenho escolar em Cipó-Ba

Desde 2006 o policial militar Fábio Bahia de Oliveira incentiva a prática Xadrez, um esporte que estimula a atividade intelectual e o raciocínio lógico, nas escolas públicas de Caldas de Cipó. Por intermédio do projeto Xadrez nas Escolas, Oliveira busca aumentar os índices de aprendizagem das crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos do município onde trabalha há nove anos.
Enxadrista e também árbitro da Federação Baiana de Xadrez, Fábio Bahia, natural da cidade de Santa Luz, é um entusiasta. “Entendo que o xadrez auxilia na formação da moral e do caráter do indivíduo”, aposta. A iniciativa levou Fábio Bahia a ser um dos 10 finalistas do Prêmio Servidor Cidadão 2012.
O policial militar relata que o fator que o incentivou a abraçar o projeto foi a possibilidade de estimular as crianças e adolescentes nos estudos. “Mas também ajudar idosos. Tem o caso aqui em Cipó de um senhor que sofre de Alzheimer e tem conseguido manter a memória por causa do xadrez”, comemora.
Experiente e com participação em diversos campeonatos de xadrez na Bahia, Fábio Bahia encaminhou recentemente seu projeto ao Ministério dos Esportes no intuito de ampliá-lo e dotá-lo de mais estrutura para atender mais pessoas. “Estou na esperança do ministério nos dar esse apoio”, diz.
Quando fala da disseminação do xadrez, Fábio Bahia lembra o jovem jogador baiano de Paulo Afonso Ruan Kelvin Gama Melo, que aos seis anos já tem título nacional. “Eu ensinei o pai de Kevin a jogar e ele ensinou o filho”, fala com orgulho.
Finalistas
Conheça  os 20 finalistas dos prêmios Boas Práticas e Servidor Cidadão.
Veja aqui os 10 finalistas do Boas Práticas e a aqui os 10  finalistas do Servidor Cidadão e um resumo dos projetos contemplados

FONTE: PORTAL DO SERVIDOR DA BAHIA

Postar um comentário

0 Comentários