Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM BRASILEIRO

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.
A Maçonaria não é uma religião, embora seja condição para integrá-la a fé em um Criador de todos os universos, denominado pela Maçonaria o Grande Arquiteto do Universo, de forma a não colidir com as diversas crenças que o chamam pelos mais variados nomes: Deus, Alah, Javé, Zeus etc. e preconiza a fé na imortalidade da alma. Daí, desses dois princípios, a irmandade sob a Paternidade de Deus.
A Maçonaria não é contra qualquer religião. Pelo contrário, abraça os profitentes de toda e qualquer religião e respeita a todos, mas combate o fanatismo. Isto porque o homem não pode ser escravo de dogmas ou concepções, mas ser um livre pensador.
A Maçonaria abriga, portanto, homens livres e de bons costumes, buscadores da Verdade, luz que ilumina. Para tanto, trilha a senda da prática da boa moral, do estudo, do espancamento dos vícios por intermédio do desenvolvimento das virtudes.
O método de ensino adotado é o simbolismo, a alegoria e até a representação, buscando tocar com seus ensinamentos a alma, os sentimentos mais profundos do buscador, de forma a marcá-lo profundamente, realizando a transformação do homem bruto no homem burilado, aperfeiçoado. Os estudos são transmitidos progressivamente, em estágios chamados “Graus”.
Assim é que a Maçonaria sempre foi, é e continuará sendo de fundamental importância para o progresso e a felicidade da humanidade. Por isso sempre presente e determinante nos principais fatos históricos, que marcam a evolução da humanidade para outros patamares evolutivos.
Nesse passo, há milênios a Maçonaria tem modificado para melhor as pessoas, tanto no individual quanto no coletivo. Podemos mencionar, à guisa de exemplo, as grandes revoluções ocorridas no mundo, com destaque para a Revolução Francesa (baseada nos princípios maçônicos da Igualdade, da Liberdade e da Fraternidade), as independências dos Estados Norte-Americanos e dos países Sul-Americanos.
 Destaque especialíssimo à Independência do Brasil e à sua República. Daí o dia 20 de agosto como o DIA DO MAÇOM. Foi o dia em que, na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, no Rio de Janeiro, foi decidido que a independência do Brasil tinha que ser já. Tal decisão foi encaminhada ao Maçom D. Pedro I, em viagem, que, ao recebê-la às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, não titubeou e, ali mesmo, proclamou a independência do nosso país. A histórica decisão foi registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822.
Caldas de Cipó tem a sua Loja Maçônica: a Respeitável Loja Maçônica Redentora do Nordeste, n.º 74, filiada à Grande Loja do Estado da Bahia, desde o ano de 1968. São muitas as lutas e conquistas dos Maçons desta terra, sempre trabalhando para o bem da coletividade, sob a égide do princípio de fazer com a mão direita sem que saiba a esquerda. Destaca-se a eletrificação de Caldas de Cipó, possível com a fundamental e decisiva atuação de maçons.
O Brasil contou e conta com valorosos maçons: Adhemar de Barros, Bento Gonçalves da Silva, Carlos Gomes, Castro Alves, Duque de Caxias, Fábio Júnior, Jânio Quadros, Tiradentes, José Wilker, Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Milton Gonçalves, Ruy Barbosa, Zé Rodrix e tantos outros.
Entretanto é importante frisar que a grande força da Maçonaria está nos milhares de maçons anônimos que tanto se dedicam ao trabalho edificante desta sublime Ordem, contribuindo para o progresso e a felicidade da humanidade.
Parabéns Maçons brasileiros, pelo seu dia!

POR: LOJA MAÇÔNICA REDENTORA DO NORDESTE, ORIENTE DE CALDAS DE CIPÓ.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Márcio Anunciação.'.21 agosto, 2012 08:33

    Goataria de parabenizar a todos os Irmãos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Redentora do Nordeste pelo nosso dia.

    A Todos o meu Fraternal Abraço.

    ResponderExcluir
  2. EM SILENCIO E A MILENIOS OS MAÇONS MULTIPLICAM-SE RENOVAM-SE BUSCAM LAPIDAR-SE A CADA DIA SEMPRE COM O PENSAMENTO VOLTADO À HUMANIDADE E AO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO!!!!!!!!!!

    LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE, SEMPRE!!!!

    TRIPLICE ABRAÇO AOS IRMÃOS DO BRASIL E DO MUNDO!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.