Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

EUA pretende votar projeto para censurar e controlar a internet Mundial

Os editores de sites e blogs norte-americanos e em todo o mundo estão em alerta. Um projeto de lei tramitando no Senado e na Câmara dos Deputados nos EUA, para ser votado na próxima terça-feira, poderá impor sérias restrições à publicação de conteúdo de jornais, revistas, sites e portais, como o YouTube ou Google, e até mesmo redes sociais.
Intitulado “SOPA” (Stop Online Piracy Act), o projeto foi apresentado no mês passado e se aprovado permitirá ao governo norte-americano bloquear o acesso de visitantes a determinados websites permitindo a criminalização de conteúdos da web, bastando para tanto que o governo considere os conteúdos ilegais ou perigosos.
A importância da iniciativa para o mundo é que além de grande parte da infraestrutura da internet estar concentrada na terra de Tio Sam, é lá que se hospedam quase todos os sites que utilizamos diariamente, como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twitter e tantos outros. São sites, portanto, sujeitos à legislação norte-americana.
A blogosfera, em particular, corre um grande risco, pois, de caráter independente, tem sido um importante instrumento de contra-informação aos meios de comunicação tradicionais. No entanto, sob a égide do novo marco legal norte-americano, qualquer informação publicada que possa conter, aqui do Brasil, conteúdo considerado ilegal pelas autoridades norte-americanas, ficaria sujeita a ser banida do ar.
Como alternativa para se sobrepor às ameaças de censura na rede, hackers pretendem lançar um satélite ao espaço. Pelo menos foi o que ficou revelado por um grupo, durante um Congresso mundial de comunicação em Berlim, Alemanha. Os precursores do projeto “Hacker Space Global Grid” planejam ainda construir estações terrestres para se comunicar com os satélites, para eles, um satélite assim iria proporcionar uma internet livre, longe de entidades terrestres.

Retirado da Folha Pombalense com a fonte de tecmundo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários