Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

CARTA DO LEITOR: CALDAS DE CIPÓ? PORQUE NÃO?

Há algum tempo atrás, precisamente em maio de 2011, li uma matéria veiculada na revista CARTA CAPITAL à respeito de Cipó-ba, intitulada “Notícias de lugar nenhum” que, em síntese, reportava-se aos tempos gloriosos vividos por nossa querida cidade entre as décadas de 30 e 50 , de ilustres visitantes que por lá estiveram – o então Presidente da República Getúlio Vargas , seu vice Café Filho, o escritor Guimarães Rosa, Assis Chateaubrian,na época senador - dentre outras autoridades , para a inauguração do Grande Hotel Caldas de Cipó.
Gente do país inteiro invadia Cipó em busca das águas termais, além de ricos usineiros alagoanos e pernambucanos , freqüentadores assíduos do Cassino instalado no Radium Hotel....
Na mesma matéria foi noticiado o convênio firmado em 2010, entre o Ministério da Cultura, por meio da PAC das cidades históricas , com a Prefeitura que previa a liberação de recursos na ordem de 35 milhões de reais, destinados à restauração do que é considerado como um dos maiores conjuntos urbanísticos no estilo Art Déco ( O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu. ) do Brasil , composto pelo Grande Hotel, o Radium Hotel , do clube balneário e do prédio da Prefeitura.E aí, inevitavelmente, surgem as dúvidas : estes recursos foram liberados?o que foi ou está sendo feito efetivamente?
Visito com freqüência outras cidades que , assim como cipó, foram agraciadas pela natureza com águas termais : Caldas Novas-Go e Barra do Garças-Mt .Mas estas localidades possuem ainda, algo que falta á Cipó, uma administração visionária, uma gestão séria , uma valorização à nossa maior riqueza : o patrimônio histórico, cultural e natural.
É inevitável que, qualquer cipoense que visite outras estâncias hidrominerais, faça comparações, e eu sempre as fiz, e é triste observar o sucesso das outras e o fracasso de nossa cidade, sabendo que tudo poderia ser diferente...é apenas uma questão de força de vontade política, e porque não dizer, de amor à nossa terra.
Em Caldas Novas-GO, por exemplo, o turismo representa 80% da economia local, eles vivem e respiram turismo, por isto, construíram uma estrutura que podem ser assim dividida : 10% - contribuição da natureza / 90% - transformação impetrada pelo homem.Já em Barra do Garças-MT , que margeia o rio Araguaia- uma de suas atrações turísticas, que tem seu apogeu quando suas águas baixam (julho a setembro) e deixam expostas praias lindas que são invadidas por turistas vindo de todos os lados.Encontrei até alguns conterrrâneos vendendo o típico artesanato de Cipó por lá...E além disto há o “parque das águas quentes “ , estância de águas termais , incrustado em meio a uma flora rica de espécimes nativas que é administrado pela Prefeitura, e consiste num complexo com piscinas, “rio da preguiça”, tobogãs, restaurante, lanchonete, bar molhado, armários enumerados e com cadeados para guarda se seus pertences ,etc. .Espaço muito bem cuidado e limpo, funcionários educados e prestativos. E para ter acesso a esta maravilha das 07:00 às 21:00 hs paga-se uma bagatela de R$5,00 ( cinco reais )..
E não vamos muito longe não, jamais entendi o frisson que acontece todos os fins de semana no Jorro, enquanto cipó......
Será que, algum dia, Caldas de Cipó se tornará atrativa o bastante para ser incluída no roteiro de viagens de boa parte dos milhares de turistas brasileiros e até estrangeiros, que por enquanto, escolhem as outras.... Caldas de Cipó? Porque não?

Geni de CC (Goiânia -Goiás) CARTA ENVIADA PARA arildoleone@gmail.com

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Caro Geni,
    Achei excelente a sua carta sobre as estãncias hidrominerais por esse Brasil afora. O que falta em Cipó é interesse por parte dos administradores e criatividade e bom atendimento dos fornecedores de serviços como pousadas, bares e restaurantes. Estive em Cipó rapidamente no último fim de semana e sábado á noite a praça mais parecia um cemitério. A população também não tem valorizado os equipamentos turísticos de Cipó pela falta de motivação. Quem gosta de passear numa praça mal iluminada? Ou de frequentar bares onde o atendimento é, para ser otimista, um tanto quanto sofrível? Sabe a diferença entre nós e o Jorro, ou Jorrinho, ou qualquer outro lugar? Investimento, interesse, vontade de "vestir a camisa" da cidade e promover seu crescimento, o que tem faltado aos secretários de turismo e prefeitos nos últimos trocentos anos.
    Um abraço e boa sorte por onde andares.

    ResponderExcluir
  2. CIDADÃO DE OLHO26 janeiro, 2012 21:05

    Concordo com o comentário acima, só que enquanto aceitarmos o que está acontecendo hoje em Cipó, a história irá se repetir por mais tempo. A MUDANÇA ESTÁ NAS MÃOS DO POVO.

    É IMPRESSIONANTE COMO ESSA ADMINISTRAÇÃO RIR DO POVO, NÃO RESPEITAM AS LEIS ELEITORAIS, FAZEM DE CIPÓ UM CURRAL ELEITORAL.EU SÓ QUERO REGISTRAR AMANHÃ(SE ACONTECER) AS ENTREGAS DOS CARROS A SERVIÇOS DO POVO, COMPRADOS COM O DINHEIRO DO POVO SENDO USADOS EXPLICITAMENTE COMO PROPAGANDA ELEITORAL DA ADMINISTRAÇÃO QUE AÍ ESTÁ (INFRINGINDO A LEI ELEITORAL) E QUE SUPOSTAMENTE IRÃO SER EXPOSTOS EM UM EVENTO.TIRAREI MUITAS FOTOS, REGISTRAREI TUDO, GRAVAREI TUDO, AFINAL SOU UM CIDADÃO E TENHO O DIREITO DE FISCALIZAR.SE OS VEREADORES QUE FORAM ELEITOS PARA FAZEREM ISSO NÃO FAZEM, ENTÃO QUE FAÇA O CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz por ver o nome de meu grande amigo de infância postado no arildoleone.com; e ainda satisfeito em enxergar uma grande matéria como essa postada nesse site. Precisamos de mais ideias sim, mas de fato, o que necessitamos mesmo é que levem o nosso minicipio já tão desgastado a sério...
    Alex Souza (Alex de Agnaldo).

    ResponderExcluir
  4. Sera que prefeito ler esse tipo de materia ? Sera que ele nao fica emvergonhado ? Ou .......Prefeito procure entender como uma critica construtiva e corre atras.pelo bem de CIPO.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Niclecia... quando é que a população cipoense vai perceber que quem tem o poder na mão é o cidadão. Esses aprendizes de politicos só pensam no próprio umbigo... e o minimo que fazem é apenas sua obrigação. Obrigação essa que fica a desejar e muito.

    ResponderExcluir
  6. Estava mesmo precisando de um "artigo" como esse... Eu realmente não consigo entender, por que não Cipó?

    ResponderExcluir
  7. Estava mesmo na hora de um "artigo" como esse... Eu realemnte não consigo entender: Por que não Cipó?
    Acorda administração...

    ResponderExcluir
  8. Sabe aquilo que todo mundo pensa e não diz?
    Pronto GENI disse. Disse e disse com muita clareza. Sem xingar, sem palavrão, mas com fatos e dados.
    Quem pensa assim "GOSTA DE CIPÓ", "AMA CIPÓ" e que ver Cipó sendo "A CIDADE". Lógico que muitas pessoas ligadas ao Prefeito gostam de Cipó, amam Cipó. Sendo assim eles pensam igual a GENI, apenas, lógico não dizem. Ah! alguns chegam a dizer em algumas esquinas (longe do ouvido do Prefeito). Mas eles dizem longe do Prefeito não por medo, mas pelo espaço que o prefeito deixa entre eles. O prefeito gosta de ouvir que tudo está indo bem!
    Como disse, tem pessoas próximas a ele que pensa assim. Será que o assesor não pensa assim??, será que a irmã não pensa assim?? será que as odnas de pousadas não pensam assim??? será que a JUVENTUDE não pensa assim?
    Pensam e pensam!!!
    Sobre o trecho "... algo que falta á Cipó, uma administração visionária, uma gestão séria , uma valorização à nossa maior riqueza : o patrimônio histórico, cultural e natural.": 2012 chegou!!! E onde está a pessoa "visionária"? Viram os nomes que já rolaram por aí? São realmente visionárias?? Devem ser "visionada"! Grande problema: Ficamos esperando Jailton indicar, ficamos esperando Wilson indicar, ficamos esperando RóRó indicar. Esperamos, esperamos e esperamos. Aí indicam e nós ; -"É... que jeito... tem que escolher um, né?".
    Porque ficamos a esperar sem ao mesno tentar "influenciar" na escolha do nome. Se cIPÓ só comporta dois nomes: 01 da SITUAÇÃO e 01 da OPOSIÇÃO, então que pelo menos Gritemos: "Olha lá cara!! - Não vem com esse nome aí não porque senão não tem!" Escolha um que tem "VISÃO". - Não vai escolher porque é primo do sobrinho do irmão que é concunhado da irmã da sua tia. Não vai escolher um "laranja" porque senão não tem!".
    Pensamos e agimos assim, POR QUE NÃO?
    - Se tem esses grupos, então pelo menos vamos aceitar um que seja "visionário". Vamos nos manifestar... vamos gritar pra todo cipoense ouvIr, POR QUE NÃO?

    Vamos parar de inventar nomes que nunca tiveram "A VISÃO". Muito mais do que isso, vamos barrar os nomes que seja "laranjas", que seja parente do parente do meio parente do parentão, que sejam (que na verdade não seja nada) Podemos fazer isso? PORQUE NÃO?

    ResponderExcluir
  9. Antonio jorge cerqueira28 janeiro, 2012 00:11

    Amigo Gene,são pessoas como você e com suas idéias que Cipó precisa. Seu amor por essa terra é do tamanho da preocupação que você descreveu em seu magnífico artigo. Eu me sinto super orgulhoso por ser seu amigo e por ter sido seu vizinho toda minha infância. Jorge de deralda

    ResponderExcluir
  10. Cidadãos, o que nos falta em Cipó é uma Administração competente, que tenha conhecimento, visão, boa vontade, compromisso com o povo e a cidade, que queira ver essa cidade junto com o seu povo crescer.Infelizmente, o que vimos temos e vimos até agora, são administrações corruptas, incompetentes,usurpadoras do dinheiro público, aproveitadores, manipuladores políticos, que fazem com que a cidade e seu povo viva no atraso.Quantas empresas hoje tem em Cipó trazidas por algum prefeito? NENHUMA! Quantos órgão públicos tem hoje em Cipó trazidas por algum prefeito? CONTA-SE DE DEDO!1,2. Quantos anos tem a cidade de Cipó? Então, coitado do nosso povo, que tem que sair daqui para conseguir trazer o pão para suas famílias, seja através dos concursos espalhados nas outras cidades (o da cidade só surgiu agora, vésperas de novas eleições para enganar o povo mais uma vez, e olhe que nem a justiça resolveu), ou em empresas de cidades vizinhas, ou quando não ganham o mundo (como a maioria dos jovens fazem para trabalhar), é, ainda tem cara de pau para dizer que a cidade está maravilhosa.Só inauguram quadras poliesportivas,( as crianças e jovens sem nenhuma perspectivas), piscina olímpica (deve ser p trazer algum campeão de natação aqui p treinar, porque não tem nenhum projeto para incentivar crianças e jovens ao esporte olímpico) é uma verdadeira palhaçada essa administração.ACORDA POVO CIPOENSE!NÃO PERMITAM MAIS FAZER DE VCS DE PALHAÇOS!

    ResponderExcluir
  11. Fico muito feliz em constatar que tantos conterrâneos compartilhem de meu posicionamento e indignação face ao flagelo de nossa querida cidade,que tem como causa principal a irresponsabilidade política,a ganância daqueles que encaram a prefeitura como uma empresa comercial particular com finalidade lucrativa...
    Melhor ainda, é poder contar com este poderoso e democrático canal de comunicação- MILLENIUM FM , que nos permite externar nossa revolta, e viabilizar, quem sabe, um movimento em pró de caldas de cipó, para que ela retorne ao lugar do qual jamais poderia ter saído: do alto do pedestral de glórias e progresso...É A HORA DA RETOMADA!!!
    Um abraço carinhoso ao meu querido amigo Alex de Agnaldo, a Niclécia e a todos os componentes da equipe MILLENIUM FM.
    Arildo,como certas imagens valem mais do palavras, gostaria que avaliasse a possibilidade de postar as fotos que te enviei do Parque das águas quentes de Barra do garças-MT , para que os cipoenses vejam o quanto estamos distantes do que seria realmente ideal:Investir em nosso maior potencial econômico : O TURISMO. ( GENI DE CC )

    ResponderExcluir
  12. Gente que absurdo essa entrega de carros... enquanto no hospital municipal de cipó está faltando carro pra levar pacientes em suas residencias nos povoados e pra dá socorro ... Será que é de carro que a população está precisando? Na garagem (lá no grande hotel) tem um monte de carro em bom estado, só que quebrados????? e ai ???? E o prefeito esta fazendo propaganda politica ... ou ele não vai apoiar nenhum candidato?

    ResponderExcluir
  13. Marcio Ferreira de Macedo29 janeiro, 2012 10:32

    Será que ainda dá?Isso eu fico sempre a me perguntar,pois,o que reina hoje são os interesses pessoais e acima de tudo o jogo político.Cresci ouvindo histórias maravilhosas sobre Cipó e seu passado cheio de encantos e gloria,mas,tal qual os portugueses que esperam até hoje Dom sebastião,esse tempo de gloria que os mais novos sempre esperaram que voltasse jamais se concretizou.A cada administração só se ver corrupção e negligência com a nossa cidade e seu povo.Sua história é jogada ao lixo e seu passado é desprezado,nosso Grande Hotel está em ruínas e nosso clube balneário está morto e o Radium Hotel nem comento.Hoje só posso torcer para que essa cidade possa ser resgatada e encher de orgulho os seus filhos e amigos e para isso,os que amam verdadeiramente essa cidade tem que tomar as rédeas e cobrar do poder publico soluções e investimentos na nossa cidade e principalmente no povo ,que sempre foi o diferencial de Cipó.

    ResponderExcluir
  14. RANIERY CAETANO - poeta
    Pois bem, meu caro Geni, muito ja converssamos sobre este assunto e eu, que já lancei o APOLOGIA DAS ÁGUAS, um livro dedicado a esta nossa terra em 1999, portanto a há doze anos, venho atravez da midia radiofonica, sempre trazendo à baila este assunto e ouvindo os pessimistas argumentar sobre "o fim dos cassinos, o fechamento do Grande Hotel, o avanço da medicina..." E tudo passa apenas por uma questão muito simples. COMO APROVEITAR OS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS????. A realidade do turismo é outra porque nos não evoluimos e apenas assistimos a depredação sistemática dos nossos patrimonios publicos sobretudo os que estão ligados às TERMAS DE CIPÓ. Dia 8 de julho é data da emancipação, dia em que sempre vou à rádio tentar reacender a ideia de que podemos viver e respirar turismo assim como CALDAS NOVAS em Goiás, onde o turismo representa 80/ da economia local, Essa ainda haverá de ser a realidade da nossa terra e da nossa gente, para isso devemos nos direcionar!

    Grande abraço aos meus conterraneos...
    RANIERY CAETANO - poeta.

    ResponderExcluir
  15. Caros,
    O texto da jornalista baiana Cynara Menezes (Carta Capital, 04 mai 2011), pelo seu alcance e relevância, se presta ao desdobramento de discussões suscitadas pela oportuna reflexão do amigo Geni. Discussões estas que deveríamos levar adiante para, quem sabe, atrair a atenção e o engajamento de futuros candidatos ao governo municipal. Temos aqui no arildoleone.com e na Millenium FM canal para isso.
    Se conseguíssemos elevar o nível dos planos e propostas de campanha, trazendo uma discussão mais fundamentada, já seria um bom começo.
    Não me refiro às perspectivas de desenvolvimento baseadas no turismo apenas. Sabemos que o desenvolvimento do turismo está associado à infra-estrutura urbana, aos cuidados com o patrimônio, à limpeza urbana, ao aperfeiçoamento dos meios de hospedagem, à educação para receber os visitantes, dentre outros. E tudo isso está diretamente ligado à qualidade de vida dos moradores do lugar, trazida pelos serviços públicos de segurança, saúde e educação, além de emprego, renda, conforto, aumento da auto-estima, etc.
    É possível termos tudo isso?
    Diante da realidade dos municípios brasileiros, não é tarefa para poucos anos. O que devemos estabelecer como mínimo? Quem é capaz de dizer as necessidades da população, senão a própria população? Quais são as suas necessidades imediatas?
    Poderíamos começar com um gestor com competência administrativa e ligação profunda com o município, que fosse capaz de se cercar de profissionais competentes, de estabelecer parcerias com entidades de outras esferas de governo e de liderar uma equipe com um objetivo claro de melhorar o lugar, engajando toda a população. Sem dúvida, é muito difícil, mas algum dia haveremos de sair do zero.
    Para realizar é preciso mais do que idéias. É preciso mais do que vontade. É preciso saber o que é necessário, prioritário. É preciso ter planejamento de curto, médio e longo prazo. É preciso ter projeto, ou seja, saber o que se deseja realizar, quanto custa e de onde podem vir os recursos necessários a essa realização. Além disso, é preciso convencer aos que tem controle sobre a distribuição dos recursos da importância da realização do projeto para o povo e para os governantes (nesse aspecto o PAC Cidades Históricas seria uma fonte de recursos). Depois, é preciso administrar bem os recursos e prestar serviço com excelência.
    Quanto às dúvidas colocadas por Geni sobre os recursos do PAC, se os “recursos foram liberados? O que foi ou está sendo feito efetivamente?”, temos o seguinte:
    Os R$ 35 milhões previstos para serem liberados entre 2010 e 2013 (de acordo o termo de adesão assinado pelo município em 10 de junho de 2010 no PAC Cidades Históricas), seriam destinados, entre outras ações, para Restauração do Grande Hotel de Cipó, Restauração do Edifício Sede da Prefeitura Municipal e Restauração do Clube Balneário de Cipó. Até onde eu sei os recursos não foram liberados devido a cortes de gastos feitos pelo governo federal e não há notícias de andamento de projetos/licitações.
    Para entrar no PAC, o município deveria apresentar ao Ministério da Cultura um Plano Diretor de Desenvolvimento, envolvendo todo o território do município e não apenas a cidade sede. Pelo visto, as solicitações iniciais do PAC foram atendidas, a ponto de a cidade ter sido incluída no programa.
    Geni toca em pontos necessários ao sucesso, tais como, criatividade, gestão séria e valorização do patrimônio (histórico, cultural e natural).
    E, por falar em patrimônio natural, não podemos nos esquecer das fontes termais que deram origem a tudo isso e hoje se encontram sob concreto e mato. Precisamos salvar as fontes termais do Cipó!
    Um abraço a Geni, que nos manda suas esperanças lá de Goiás, e a todos,
    Edson Fernandes. (filho da Prof. Ivone)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.