Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

FILAS NA MADRUGADA CIPOENSE PARA ATENDIMENTO NO CARTÓRIO

Há dias ando querendo escrever sobre uma questão que tem me incomodado, mas fico pensando na ÉTICA. Por outro lado, não é ético o que está acontecendo no Cartório de Registro Civil de Cipó. Se me calar não serei ética comigo mesma e com os princípios nos quais acredito. Por necessidade de um documento, uma prima veio de Feira de Santana para pegar uma segunda via de Certidão de Nascimento, ao que foi informada que o referido cartório só atende dez pessoas ao dia (pasmem !), com entrega de ficha e que as pessoas costumam chegar às quatro horas da manhã.
Não satisfeita com a informação, resolvi acompanhar minha prima para constatar tal fato. Realmente, ao chegar às quatro horas da manhã, na fria madrugada cipoense, já estava lá uma senhora que tinha chegado às três e meia, vinda da Vereda Funda. Quando viu meu pai se aproximar, temendo ser um agressor, afastou-se, pois àquela hora não havia viv'alma na rua. Aos poucos outros usuários do Cartório, que é um serviço público PARA TODOS, foram chegando de todas as partes: Calumbi, Amari, Ribeira do Amparo e, tristemente, vendo que já havia mais de dez pessoas acabaram voltando.
O mais absurdo é que são dez atendimentos contando com certidões de óbito e nascimento, documentação para dar entrada em casamento, segundas-vias. Como pode uma cidade tão pequena, em que não nasce tanta gente, nem morre tanta gente e não se casam todos os dias, mesmo unindo os serviços de cartório com o município de Ribeira do Amparo, um serviço público distribuir dez fichas para atendimento para um serviço que funciona das oito da manhã às duas da tarde?
Ao indagar ao funcionário o propósito daquilo tudo, o mesmo afirmou que é por conta dessa junção de cartórios dos dois municípios, mas pude observar também que apesar do serviço ser informatizado, o funcionário tem dificuldade em operar com as novas tecnologias e até mesmo de localizar um modelo de documento no computador, ao que ofereci minha ajuda, felizmente aceita, diante de todos que lá estavam. Desperdiça-se tempo, papel e tinta digitando documentos com erros. A queixa recorrente das pessoas que usam o Cartório de Registro Civil do Fórum de Cipó é que tem que retornar para corrigir os documentos.
Não seria mais inteligente por parte da administração do fórum dar atendimento permanente e de qualidade aos seus usuários e dar um curso de aperfeiçoamento ao funcionário? É por isso que defendo a privatização dos Cartórios. Enquanto esse serviço, que já é privatizado em todos os estados brasileiros, exceto a Bahia, continuar nas mãos do poder público e de pessoas despreparadas isto continuará a acontecer.
Nossa população precisa de mais respeito. O Fórum é a casa da Justiça e o que vem ocorrendo é uma verdadeira injustiça social, sobretudo com os mais pobres. Gostaria de saber também como é feita a prestação de contas já que ao pedir o recibo da certidão, fui informada que não se dá recibo. Não estou duvidando da honestidade do funcionário, mas gostaria muito de saber para onde vai esse dinheiro e como ele é usado em benefício da população.
Penso que a administração do Fórum deve uma explicação à população cipoense e o espaço de comentários desta matéria estará aberto para esclarecimentos, não à minha pessoa, mas às pessoas que pagam por um serviço e tem que chegar às três e meia da manhã, no frio e na chuva para ter um atendimento precário, a partir das oito horas, sem a garantia de qualidade nos serviços prestados.
Não esqueça de dar sua opinião. Ela é importantíssima para que as mudanças, mesmo que pequeninas, ocorram. Diz Kant, filósofo alemão que " Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço."

Matéria: Niclécia Gama / Imagem: Acervo pessoal. Fotografia tirada em 26/09/2011, com autorização das pessoas que estavam na fila.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Esses fucionarios publicos incompetentes se prevalece de uma lei onde voce não reclamar que eles podem alegar desacato ao fucionario,onde em 6 horas de trabalho os incopetentes só atenda 10 registros é uma falta de respeito com a população em geral, sem mecionar o fato de quando é um resgistro de nascimento o fucionario muitas das vezes erra o nome da criança, a superior do forum em questão vira as costa para um absurdo desta natureza. Como pode um cidade crescer se as autoridades aceita fatos dessa natureza aconteça. Enquanto os vereadores brigam pela presidencia da camara municipal e de olho na prefeitura o povo sofre os descaso dos mesmo. faço aqui um apelo a promotora desse forum que olhe um pouco os cidadões cipoense. "SOCORRRRRRRRRRRRRRRRO".

    ResponderExcluir
  2. Cadê o (a) Juiz(a) da cidade, cade o(a) promotor(a) que não vê um absurdo desse só em Cipó mesmo, autoridades da cidade, por favor quero só ver se você fica na fila desde 03:00hs igual essas pessoas que lutam pelo seus direitos, CADE A CONSTITUIÇÃO..!?!?!!? CADÊ A JUSTIÇA NESSA HORAAAAA.......!

    Marcus/SP/BA

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.