Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

QUANDO A VERGONHA MATA

Olá, leitores! Ando meio ocupada por conta de uma monografia que estou escrevendo e também pela recente reforma no meu local de trabalho, por isso o tempo tem sido tão curto para postar matérias para este blog, mas tenho me preocupado muito com uma coisa: o câncer.
Ele tem rodeado minha família, meus amigos, amigos de amigos e é cada vez mais comum termos ciência de diagnósticos de câncer entre as pessoas que conhecemos. Sabe-se que os tipos de câncer que mais matam no Brasil são os tumores de mama, de colo do útero e de próstata, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, e uma das causas da incidência desses tipos de tumores é a VERGONHA.
Muitas mulheres, especialmente as que passam dos cinquenta anos, que não tiveram acesso a exames ginecológicos desde cedo tem vergonha de se expor a um médico, isto se dá pelo preconceito e pela vergonha que sentem ao deixarem examinar sua intimidade, como se o exame ginecológico tivesse uma conotação sexual.
Até o início dos anos 1990 as mulheres não eram estimuladas a fazer o auto-exame das mamas. Tocar o próprio corpo, mesmo que em busca de pretensos nódulos ainda é tabu para muitas mulheres, mas o auto-exame tem salvado muitas vidas. Se detectados no início, esses tumores tem alto índice de sucesso no tratamento.
Mas não poderia deixar de citar o embaraço que os homens sentem para realizar o exame de próstata. É um exame invasivo, que, mesmo havendo a possibilidade de ultrassonografia, o toque retal ainda é o método mais qualificado para detectar esse tipo de tumor. É necessário que a partir dos quarenta e cinco anos, todo homem deva procurar um proctologista, isto é, um médico especializado em exames de próstata. Mas, novamente o preconceito e a vergonha impede que muitos homens, mesmo sentindo sintomas como incontinência urinária e dificuldades de ereção, procurem um médico.
A prevenção está em nossas mãos. Não deixe que a vergonha lhe transforme em
uma vítima.
Abraços a todos!

Matéria: Niclécia Gama

Postar um comentário

0 Comentários