Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

OXI: MAIS DEVASTADOR QUE O CRACK

Foi apreendida em São Paulo, na última semana de abril uma quantidade significativa de oxi, uma nova droga feita, como o crack, de refugos da produção de cocaína e que tem um efeito mais devastador que o primeiro e, como ele, também é vendido em forma de pedras.
Segundo o jornal O Globo, o oxi causa dependência mais rápido que o crack e os prejuízos para a saúde são ainda mais terríveis. Feito a partir das sobras da produção de cocaína, que são acrescidas de cal, querosene e solução de baterias, o oxi destrói rapidamente os neurônios, células do cérebro, responsáveis pelo funcionamento de todo o corpo humano. Nos usuários de oxi, a perda de peso é mais rápida e, em poucas semanas, os dentes começam a cair. Apesar de mais barato e conter mais impurezas que o crack, o nível de absorção da cocaína presente no oxi pelo organismo é de cerca de 80%, superando também a absorção da própria cocaína.
Diferentemente do crack, o usuário sente compulsão para consumir outras drogas combinadas com o oxi, o que potencializa seu efeito e provoca maiores danos ao cérebro. Como é uma droga recente no “mercado” do tráfico, ainda não há pesquisas de médio e longo prazo que mensurem seus estragos.
Num mundo globalizado, onde o fluxo de informações e de produtos legais ou ilegais, infelizmente não tardará a chegada do oxi na Bahia e nas cidades menores. Cabe-nos como pais e educadores o papel de educar nossas crianças e adolescentes para os perigos do uso de drogas e manter-nos atentos a comportamentos que podem dar indícios do uso de drogas como irritabilidade, isolamento, falta de apetite, exceto pela maconha, que o usuário experimenta uma fome exagerada.
O diálogo franco entre os jovens, os pais e professores ainda é a melhor ferramenta para o combate ao uso de drogas, que hoje, infelizmente tornou-se um problema de saúde pública.
Gostaria de informar aos leitores que a minha coluna não foi postada na última semana porque estava enfrentando um problema de saúde na família. Minha filha teve um probleminha na articulação do quadril e precisou ser hospitalizada. Graças a Deus ela hoje está ótima e já está em casa retomando suas atividades (que são muitas, pois ela procura o que fazer o dia inteiro!)
Um beijo no coração, paz e saúde para todos.

Matéria: Niclécia Gama

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Moro em Itabuna, mas minha familia morou muito tempo em Cipó. Leio sempre as materias da prof. Niclécia, que não conheço pessoalmente, mas acredito que seja uma pessoa de bom senso, pois ela escreve muito bem e sobre assuntos que são importantes discutir. A sociedade está se degradando por causa das drogas e da falta de valores que a humanidade vem perdendo. Hoje nos preocupamos muito em ter e estamos esquecendo de quem somos e de qual é o nosso papel nesse mundo. A população que tem acesso a internet devia emitir mais sua opiniao a respeito de assuntos importantes como esse.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.