Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

PORQUE CALDAS DE CIPÓ PERDEU O BRILHO??????


Uma questão curiosa vem circulando nas rodas de bate-papo da Praça Juracy Magalhães: O que tem causado o marasmo e a falta de atividade na cidade???
Quem tem boa memória relembra com saudade o reboliço e a agitação que inundavam Caldas de Cipó nas datas comemorativas e no período de férias. Hoje o que sentimos nas ruas é um clima de cidade fantasma de filme de faroeste. Nada de turistas entusiasmados, nada de comerciantes empolgados com as vendas... Até mesmo os cipoenses que saíram da cidade para estudar ou trabalhar se entristecem ao retornar. Uma onda de abatimento coletivo estaria assolando os munícipes? O poder público teria alguma coisa a ver com isso?
O certo é que em cidades próximas como Ribeira do Pombal, que evidentemente não goza de um potencial turístico como o nosso, mesmo às altas horas da noite, ainda encontramos bares e restaurantes abertos. Um cipoense freqüentador de bares que não quis se identificar, se queixa: “A maioria dos donos de bar de Cipó não sabem atender bem os clientes. Fora isso, faltam opções na cidade”.
Existe ainda o grupo dos turistas desavisados. Aqueles que vêm a Cipó por indicação e acabam se arrependendo. Incluído nesse grupo, o estudante soteropolitano Marcos Sá confessa: “Fui à cidade uma vez no ano passado porque um colega de faculdade me falou maravilhas. Mas quando cheguei à impressão foi outra. Nem o bode assado de que falaram consegui encontrar”. E o problema não é só gastronômico. Ele completa: “Cipó é muito bonita e arborizada. A arquitetura da praça, as belezas naturais... mas não há muito para se fazer, principalmente à noite”.
A pergunta do título vai continuar sem resposta. As causas podem ser muitas: Falta de investimento em ações de lazer e entretenimento, descaso ou até desinteresse da própria população. A atração mais forte para que decide visitar a cidade é uma só: A certeza de encontrar aqui uma turma sempre disposta a quebrar o tédio e inventar uma maneira de continuar apaixonada por Cipó.

Fonte: VINICIUS SILVA NOTÍCIAS ( www.vsnoticias.com )

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Concordo plenamente com a matéria. Cipó realmente já foi "O paraíso das águas termais", hoje o que nós vemos é uma cidade cheia de patrimônio cultural abandonado, não há incentivo à cultura por parte dos governantes. Digo isso como uma pessoa que não mora em Cipó, mas que já foi apaixonada pela ideia de visitá-la. Não tenho mais esse prazer. Valorizem a bela cidade que vcs têm. Cipó merece ser mais valorizada e ter pessoas que invistam no seu turismo e na sua cultura. Ela merece. Tenham essa consciência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Cadê o povo cipoense??????????? Cobrem, reinvidiquem, façam alguma coisa!!!!!!!!!!!!!!Não deixem que Cipó fique pior do que já está!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa matéria é uma triste realidade. Caldas de Cipó estar precisando mudar os hábitos em restaurantes, bares, pizzarias,entre outros que é o do mau atendimento,tanto dos donos quanto dos empregados, cadê aquela velho ditado popular que quem tem sempre razão é o cliente, mas aqui é diferente, pois mesmo ele estando certo ele está errado, digo por experiencia própria. enfim senhores donos de bares e etc,revejam o seu atendimento e mude para o bem de todos.

    ResponderExcluir
  3. A falta de investimento no turismo e na publicidade acerca do potencial de nossas águas é notória. Nem vale a pena fazer delongas. Sem contar o péssimo atendimento em alguns bares da cidade. Os empreendedores cipoenses muitas vezes tratam os consumidores como se estivessem fazendo um favor para nós. Nos supermercados e farmácias o atendimento é semelhante. Amo ir para Cipó, mas realmente a vida noturna se desfez. Não há um lugar para dançar, para se divertir. Até as rodas de amigos que se reuniam na Pérgola para tocar violão, cantar, conversar, minguaram. Decerto nos casamos, constituimos famílias, mas não deixamos de VIVER. É muito bom reencontrar amigos, bater um papo, mas pra quem mora na cidade, que está lá todos os dias, não tem realmente opções de lazer à noite. Vida noturna não é só ir aos bares... Tem que ter um algo mais. por que não um forrozinho na sexta? Uma balada eletrônica pelo menos a cada quinze dias? espaços nós temos. Falta boa vontade. Sinto saudade do Veleiro, das festas de Glaydston, dos shows, ainda que raros. Onde estão os empresários cipoenses?

    ResponderExcluir
  4. O brilho de Cipó não está perdido. O que está perdido é o rumo que os governantes deram à cidade de uns dez anos pra cá. Sou mais uma a endossar a horda de descontentes com o péssimo atendimento que é dado nos estabelecimentos comerciais em Cipó. Ainda há tempo de construir políticas públicas de incentivo ao turismo e o lazer explorando as benesses de nossas águas termais, não políticas que durem até o final de governo de Fulano ou Sicrano, mas políticas de curto e longo prazo, sustentáveis e que não firam o princípio da continuidade. Só assim acharemos o caminho. Não adianta saudosismos, nem esperar que os cassinos sejam novamente legalizados para crescermos. Vale refletir: que tipo de crescimento isso traria? Levemos em consideração o aumento das drogas e da prostituição. Não estamos no Deserto de Nevada, em Las Vegas, ou em qualquer outro lugar dos EUA. Estamos no semi-árido nordestino. O que se aplica por lá, pode não funcionar por aqui. Por que não adotarmos um modelo mais próximo, como por exemplo a cidade de Tucano que explora o seu potencial turístico com ótima qualidade? Temos tantas cidadezinhas no Brasil que investem nas suas águas... Caldas Novas, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro e tantas outras. Enquanto isso as discussões sobre o turismo que ocuparam nossos edis nos últimos anos foi sobre tirar Caldas ou por Caldas em Cipó. Com Caldas ou sem Caldas, é triste dizer, mas a cidade está afundando...

    ResponderExcluir
  5. Realmente, lembro-me com saudades da minha adolescência, quando eu e amigos íamos a praça para tocar violão, apreciar a lua cheia e "bebericar" umas catuabas, rsrsrs,adolescentes com grana curta,contávamos os dias pra chegar um feriado, pois sabíamos que a praça teria movimento e encontraríamos todos os amigos.

    ResponderExcluir
  6. EU QUERO VER DESTA VEZ, SE ALGUM PUXA-SACO VAI COLOCAR ALGUM COMENTÁRIO DISCORDANDO COM A MATÉRIA! AÍ SERIA O "CÚMULO DO PUXINHA" PORQUE A MATÉRIA SÓ FALA A VERDADE, E SE CASO COMENTAREM ALGUMA COISA VÃO USAR O ANONIMATO! ME POUPE VIU!

    ResponderExcluir
  7. Camila Loureiro27 outubro, 2010 09:09

    Contra fatos não ha o que falar, Cipó a cada dia que passa seu turismo cai em decadencia, basta olhar os espaços antigos como essa foto retrata.Cadê o insetivo cultural da administração publica ??? Realmente não existe temos que resgatar a memoria da cidade e os seus turistas que viajavam cerca de 5 h até chegar em cupó mais chegava com imensa felicidade de que teria um grande fim de semana,não me importo de ter saudosismos ao falar de Cipó, porque quero um dia ainda ver Cipó crescer com o seu grande potencial turistico porque é a cidade mais bela dpo sertão baiano.

    ResponderExcluir
  8. Não consigo entender, como uma cidade Turistica como Caldas de Cipó, se mantem nessa direção, é necessário que a juventude tome providências, no sentido de apresentar a Câmara Municipal, um movimento de repudio a uma Lei, que me falaram que é uma "TAL de CODIGO DE POSTURA" sinceramente falando se isso for verdade, as autoridades de Cipó estão contribuindo para o insucesso da cidade, sempre que ia a Caldas de Cipó, tinha som, coisa que anima a praça,sinceramente falando parece que a cidade está de luto, queremos o SOM, povo vamos a rua....Vinicius parabéns pela materia muito boa mesmo, principalmente a parte em que coloca trechos de entrevista de turistas, continue assim.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da matéria.
    Vinícius está de parabéns.
    Eu sou de Cipó e me senti contemplado com a matéria.
    Vinícius é um jovem que faz acontecer.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com os comentários,
    lembro-me muito bem da época de Norivaldo Crus (nore)(Sec de esporte cultura e lazer)
    ele sim era uma pessoa competente, cheio de qualidades na área de cultura, só que o prefeito percebeu que ele iria fazer o nome dele na história de Cipó, então o prefeito começou a difificultar os trabalhos para ele, deixava ele sem nenhuma autonomia para tal função, como Nore era e é independente, não suportar o mal trato do Gestor e pediu para sair, lembro também de Arildo com seu site, que muito o criticou, não sabendo você Arildo, que ele não tinha autonomia para fazer algo para Cipó, eu trabalhei na administração que aí está, percebir que o Gestor Jailton, não confia em ninguém, ele centraliza tudo nele, me diga um secretario que tem autonomia na administralção dele.
    sei de muitas coisa nessa administração como vocês sabem , mais no momento certo todos saberam.
    Tenho que admitir também que muitas coisa em Cipó mudou para melhor, não posso fechar os olhos ja estivemos em época muito pior, época do coronelismo.
    obs: A palavra de Deus é fiel e justa, quem fez algo de errado um dia vai dar conta.
    Jailton ja te olhei com bons olhos, espero que esteja trabalhando com sua conciencia tranquila, porque se fez algo de errado com o erario público, Deus vai cobrar.
    Algue´m sabe me dizer porque o prefeito não tem mais motorista a sua disposição?
    porque ele agora viaha sozinho?
    tudo agora é escondido?
    um dia todos saberão.
    Deus te abençoe prefeito espero que entenda minha opinião, gostaria muito de ajudar, mas trabalhar em sua administração tem que ter sangue de barata, e eu sou independente e não suportei o que vi.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez tenho q concordar com o assunto retratado, não é a primeira nem será a única critica a um dos lugares mais maravilhosos que eu já pude visitar. É vergonhoso como a má administração dos recursos levaram a cidade a uma degradação turistica, ms também, preciso relatar q nesses ultimos 20 anos sempre visitei a cidade com meus pais e hj com meus filhos, quero mostrar para eles e para as proximas geraçoes que nós tambem somos responsaveis por esse des caso, quem sabe se outras pessoas n deixassem de frequentar esses bares criticados, os restaurantes, os clubes, enfim a cidade, nossos comentarios porderiam ser diferentes. Enfim, vou sempre ir a Cipó e minha familia tb, quero q isso sirva de incentivo para aqueles que criticam ms continuam sentados em suas cadeiras olhando suas paredes frias e sem vida. Venham povo, vejam, façam parte, sorriam, chorem, ms venham, Cipó precisa de todos assim como precisamos dela.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.