Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

MEMÓRIA E SOCIEDADE

A memória é bem valiosa na dinâmica social. Toda cidade, vila ou povoado tem sua “enciclopédia viva”. Alguém que reúne em suas lembranças, com riqueza e minúcia de detalhes, passagens, fatos, e curiosidades sobre a história de sua comunidade. Na Bahia, temos representantes ilustres desse manancial de sabedoria. Em Salvador, o historiador Cid Teixeira, é responsável simbólico pela vigia do conhecimento histórico; a professora Zilda Paim, honorável guardiã da fartura historiográfica do recôncavo e Ubiratan Castro, arquivador-mor da memória negra do estado, são só alguns exemplos. Em Cipó, como representante dessa plêiade, o professor Evandro Góes é nossa conexão com o passado. Além de ser testemunha ocular de fatos importantes de nossa história e trazer consigo um considerável patrimônio imaterial e intangível, ele tem a vantagem de ter um arquivo abundante de documentos e fotografias, manuscritos muito bem redigidos sobre as origens históricas e lendárias do município, guardar consigo informações que certamente mais ninguém possua e o melhor: disposição e simpatia para receber alunos ou curiosos sedentos por ouvir suas narrativas apaixonadas sobre o desenrolar de nossa construção histórica.
Devemos minimamente reconhecer os seus esforços em não deixar que a lembrança de um povo tão singular e uma cidade tão vigorosa em suas potencialidades não se apague. Difícil compreender como Cipó perdeu suas características originais para, sob a benção das autoridades, se tornarem estagnada turisticamente e ter a cultura aos pedaços por falta de incentivo.
Aproveitemos amigos. Cuidemos para que nossa memória não pereça. Enxerguemos em fontes como a de profº Evandro a possibilidade de manutenção de nossa história. Absorvamos o conhecimento que dele emana para que sejamos nós mesmos nossa própria biblioteca. A ti, professor, nossos sinceros agradecimentos.

Fonte: www.vsnoticias.com

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Esse merece elogios e nosso respeito!
    Parabéns Professor!!!

    ResponderExcluir
  2. ALAN BRITO
    A "enciclopédia viva" de nossa CALDAS DE Cipó deria ser ou, serem sempre valorizadas.

    ResponderExcluir
  3. “A história é um carro alegre, cheio de um povo contente, que atropela indiferente, todo aquele que a negue”. Parabéns pela matéria, pessoas como o professor Evandro Góes devem ser sempre exaltadas e valorizadas. Alguém deveria realizar um documentário e registrar de alguma forma todas as informações que esse grande homem detém sem sua memória.

    ResponderExcluir
  4. Grande Evandro. Uma pessoa Impar: Filho maravilhoso, tinha pela sua Mãe um Amor incondicional;Um Excelente esposo,e amigo dos amigos.Era um eximio dançarino nos belos Anos 60. Vivemos bons momentos ai na nossa querida Cipo´.

    ResponderExcluir
  5. Falar de pessoas como Evandro faz bem ao ego.Parabens, pela reportagem. Voce merece muito mais do povo cipoense, meu caro Evandro.saudações Lindalva

    ResponderExcluir
  6. Conta e Tempo
    LAURINDO RABELO
    Deus pede estrita conta de meu tempo,
    É forçoso, do meu tempo já dar conta;
    Mas, como dar, em tempo, tanta conta,
    Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
    Para ter minha conta feita a tempo,
    Dado me foi bem tempo e não fiz conta.
    Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
    Quero hoje, fazer conta e falta tempo.
    Oh! Vós, que tendes tempo sem ter conta.
    Não gasteis esse tempo em passatempo:
    Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!
    Mas, oh! se os que contam com seu tempo
    Fizessem desse tempo alguma conta,
    Não chorariam, como eu, o não ter tempo.
    Amigos
    Recorro aos versos do poeta para deixar registrado o que poderá acontecer, se nada for feito para proteger esse importantíssimo acervo histórico e cultural que detém o nosso Evandro de Araújo Góes.
    Essa Enciclopédia Viva e esse Patrimônio Imaterial e Intangível, precisa urgentemente de proteção, pois a história de Cipó, hoje Caldas de Cipó, jamais será escrita sem a inclusão do Professor Evandro Góes, exemplo de filho, amigo, colega e chefe de família. Um raro exemplo a ser seguido.
    Proponho, aqui, o lançamento de uma campanha para a criação do Museu Evandro de Araújo Góes para abrigar esse manancial de cultura, principal alimento dos pesquisadores.
    Parabéns pela divulgação do trabalho desse amigo. Hoje, amanhã e sempre, nosso patrimônio.
    Grande abraço
    Zé Cândido

    ResponderExcluir
  7. parabens pela homenagem ao querido professor evandro,admiro-o muito,pois ele me ensinou muito como prof.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.