Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

ALCOOLISMO: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Nesse final de semana fui a Cipó, bem rapidinho, pois na última sexta-feira foi a missa de um mês do falecimento da minha avó Luzia. Mesmo rapidinho, dei um pulo no bar de Claudia para comer uma carne de sol e nesse breve instante, encontrei algumas pessoas que lêem meus textos e choveram algumas sugestões de pauta. Uma delas diz respeito a alguns profissionais que trabalham alcoolizados. Como não posso ser irresponsável e acusar ninguém sem o ônus da prova, pois não faz parte de minhas atribuições como profissional e cidadã e detectar o alcoolismo no âmbito da organização pública ou privada compete aos responsáveis por cada setor de trabalho, resolvi falar um pouco sobre esse assunto.
O alcoolismo, mais que um vício, é um problema de saúde pública, pois o uso do álcool onera o sistema de saúde, devido às complicações que seu uso contínuo traz ao organismo.
Hoje não mais chamamos o dependente de álcool de alcoólatra e sim de alcoolista. O alcoolista. Uma pessoa que bebe socialmente não é assim considerada, entretanto a pessoa que necessita da ingestão diária de álcool deve atentar para a dependencia. Diferente de outras drogas chamadas ilícitas, o fumo e o álcool tem seu consumo liberado e cada vez mais jovens tem se enredado no prazer de fumar e beber.
O organismo do alcoolista reage com mais prazer ao consumo de álcool e o cérebro necessita de doses cada vez maiores para atingir o êxtase (!?) proporcionado pela droga. Desse modo, além de perdas neuronais, o consumo excessivo de álcool traz outras doenças como lesões no fígado, potencializa alguns tipos de câncer como de estômago, fígado e intestinos, eleva a pressão arterial, complica ou desencadeia diabetes tipo 2, além de trazer danos psicológicos como a depressão e a síndrome do pânico. Concomitantemente, o alcoolismo interfere na vida familiar, trazendo desajustes emocionais e a violência.
Não obstante, é o uso do álcool o maior responsável pelos acidentes de trânsito e, nesse caso, as principais vítimas são pessoas que não estavam ao volante. Portanto, vale o velho chavão: se beber, não dirija e se for dirigir, não beba!

Informando:

• O Brasil detém o 1° lugar do mundo no consumo de destilados cachaça.
• 0s jovens estão começando a beber cada vez mais cedo.
• 0 álcool interfere no processo de concentração no trabalho e os alcoolistas estão justamente na faixa de maior produtividade do individuo - entre 25 e 45 anos.
• 0 alcoolismo é uma doença crônica, incurável e progressiva, que mina o organismo, atacando todos os órgãos.
• Mas o que também é importante: é controlável.
• 0 álcool é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito, porque altera a percepção do espaço, do tempo e a capacidade de enxergar bem.
"O primeiro passo para o tratamento é o reconhecimento da doença."
Mais informações Sobre o Alcoolismo Clique aqui!

Matéria: Niclécia Gama / Imagem: Google / Postagem: Salvo Horley

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gosto muito de ler suas reportagens!!!

    Ainda bem que existir alguém que se preocupa com essa epidemia que é o alcoolismo...continue assim "ajudando",informando e aprendendo também.
    Parabéns

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.