Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

DIA DO MAÇON (20/08)

No dia 20 de agosto, DIA DO MAÇON, o professor Miguel Ângelo, o Major Jusceval e o Sr. José Arivaldo (Ari), estiveram na Rádio Comunitária Millênium FM, no programa Cipó Notícias, representando a Loja Maçônica Redentora do Nordeste, localizada em Caldas de Cipó, onde falaram sobre esse dia e sua representatividade.
A Maçonaria é uma associação universal de homens livres e de bons costumes, que cultivam a justiça social e a dignidade dos seres vivos, sob os princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade. É fundamental, para se tornar maçon, que se acredite em um ser superior que criou, desenvolveu ou geometrizou os universos, não importando se o chame de Deus, Absoluto, Todo Poderoso, Javé, Maomé, Zeus ou Grande Arquiteto do Universo.
Na Maçonaria se cultiva a união consciente de homens inteligentes, virtuosos, desinteressados, generosos e devotados. Cultivam-se e desenvolvem-se as virtudes e combatem-se os vícios e toda espécie de imperfeição moral.
Os maçons reúnem-se em edificações denominadas oficinas ou lojas, onde são ministrados ensinamentos que se aprofundam e ampliam-se de acordo com o desenvolvimento individual, materializado nas promoções a diferentes e evolutivos patamares denominados graus.
Uma característica exterior marcante do maçon é o traje. Ternos pretos, gravata, sapatos pretos e camisa branca. Também se reconhece um maçon pelo seu firme caráter, dedicação ao bem e à fraternidade e pela tolerância, que deságuam na pacificação.
Um maçon também é um defensor dos valores nobres e altruístas e luta contra a opressão, a desigualdade e o desamor. É pacífico mas não é acomodado e nem alienado. Tais quais seus antepassados, os cavaleiros templários e os hospitaleiros, estão sempre dispostos a agir em favor da humanidade.
Em Caldas de Cipó destaca-se a eletrificação, possível com a fundamental e decisiva atuação de maçons.
O Brasil contou e conta com valorosos maçons: Adhemar de Barros, Bento Gonçalves da Silva, Carlos Gomes, Castro Alves, Duque de Caxias, Fábio Júnior, Jânio Quadros, Tiradentes, José Wilker, Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Milton Gonçalves, Ruy Barbosa, Zé Rodrix e tantos outros.
O dia do Maçon no Brasil é comemorado em 20 de agosto porque o Maçon hoje conhecido como D. Pedro I, nessa data, comprometeu-se em loja a libertar o Brasil do jugo português.

Postagem: Fabrício Martins / Fotos: Cristiano Souza

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Márcio Anunciação24 agosto, 2010 21:50

    Só retificando: è "Maçom", não Maçon.

    Abraços a todos

    Márcio Anunciação

    ResponderExcluir
  2. Márcio Anunciação24 agosto, 2010 21:58

    Aproveitando, gostaria de congratular os valorosos Irmãos Miguel, Ari e nosso Major Jusceval pela Iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Márcio Anunciação24 agosto, 2010 22:54

    Caro Fabrício,
    É comum que as pessoas, bem como as fontes de pesquisas cometam essa confusão, mas como membro dessa Augusta, Respeitável e Sublime Ordem, posso assegurar que aquele que pratica a "Arte Real" (como também é conhecida a Maçonaria)é "MAÇOM". Conforme o Dicionário:
    maçom (ma-çom)
    sm (fr maçon) Iniciado na maçonaria; pedreiro-livre. Var: mação.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Márcio Anunciação24 agosto, 2010 23:02

    Continuando: No mesmo texto extraído do Wikpédia você vai encontrar lá em "Aspectos da Moral" bem claro: Deveres de "Candidato" e Deveres do "Maçom" quanto aos princípios legais e etc.
    A confusão se dá normalmente, posto que o plural de Maçom (assim como todas as palavras terminadas com "M")tem a terminação substituindo-se o "M" (do singular) por "NS". Deste modo o plural de Maçom é Maçons.

    Grande abraço

    PS: Achei a matéria Excelente.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Atualizador, não devemos dar à Wikipédia o status de um das "maiores fontes de pesquisa", pois, apesar da grande expansão da internet o bom e velho dicionário é a maior fonte para dirimir esse tipo de dúvida; e está lá no Aurélio: maçom, com M no final: membro da maçonaria.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.