Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

SACOLINHAS PLÁSTICAS (LEIAM POR FAVOR)

FOTO DE UMA ESTRADA EM CALDAS DE CIPÓ

Sua origem data de 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Tal “praticidade” só apareceu no Brasil na década de 80, com a filosofia do "tudo descartável". Mas agora sabemos (e os Europeus já sabem há um bom tempo) que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente. Mas porque elas são assim tão prejudiciais para o meio ambiente?

Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes. Outro grave problema é que os saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinho as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma. Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.
A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total.

• Comecem a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;

• Se a quantidade de compras for muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras.

• Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar?

Lembrem-se moramos na terra apenas de passagem (usamos e abusamos de algo que foi apenas nos emprestado) e o que fizermos terá conseqüência direta nos nossos filhos e netos. Vamos fazer nossa parte, Caldas de Cipó é uma cidade linda vamos conservá-la.
____________________________________________________________________
Matéria e Postagem:
Flavinho Leone / Fonte: www.sermelhor.com

Postar um comentário

2 Comentários

  1. As sacolas plásticas podem levar até 400 anos para se decompor e o seu descarte inadequado pode causar grandes danos ao meio ambiente, pois polui rios e lagoas, obstrui a passagem de água, acumula detritos, impede a decomposição de materiais e cria foco de proliferação do mosquito da dengue.

    ResponderExcluir
  2. Flavinho, parabéns pela lucidez da matéria. Infelizmente poucas pessoas tem se preocupado com a redução do uso do plástico em nossa sociedade, principalmente das famigeradas sacolas. Tenho saudade da época que as pessoas iam à feira com cestas e bocapius.
    Nosso lixão está vergonhoso... Até quando as pessoas vão fingir que essa questão não é responsabilidade de todos? Um abraço...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.