Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

NOVAS OPÇÔES SURGEM NA POLÍTICA DE CALDAS DE CIPÓ

Filho de José Candido de Santana e Maria Félix de Santana (Maria Pequena), José Candido de Santa Filho, hoje com 59 anos, é Engenheiro Civil com 30 anos de experiência profissional. Zé Candido, como é mais conhecido, estudou no colégio Cipoense concluindo seu primeiro grau no Maria Vestina em 1972 indo estudar Meteorologia em Recife no mesmo ano. Em 1973, retorna para sua cidade e vai Trabalhar na Estação de Meteorologia de Cipó em paralelo dava aula de matemática no próprio Maria Vestina. Em 1974 retorna para pernanbuco para continuar seus estudos concluindo o curso de Engenharia Civil em 1980. Foi professor entre 82 e 85 na cidade de Jaboatão dos Guararapes e no ano de 86 entrou na CHESF, onde assumiu a construção da nova cidade de Itacuruba em Pernanbuco. Ocupou por tres vezes o cargo de Gerente de Divisão de obras civis e fiscalização do Reassentamento aposentado-se em janeiro de 2005. Atualmente presta serviços a CODEVASF e desenvolve serviços técnicos de engenharia na elaboração de projetos, planilhas, pareceres técnicos e acompanhamento de obras e serviços na Bahia e em Pernanbuco. José Candido construiu uma carreira sólida em sua profissão e em uma entrevista a rádio Mileniun FM demonstrou sua paixão por Caldas de Cipó e a vontade de usar suas experiências em pró de nossa cidade ingresando na pólitica local.
Matéria: Flávio Leone / Postagem: Salvo Horley

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Como diz Caetano Veloso, de perto todos são estranhos, mas quem deseja conhecer uma pessoa se aproxime dela!
    Não é proibido sonhar, todos nós temos sonhos ou já tivemos um dia, ser bem sucedido na profissão, ter filhos, ajudar a família, amigos, pobres; ser reconhecido e ser Feliz.
    É possível afirmar que a realização de um sonho não é uma meta final e sim um processo de inverter o futuro desejável.
    O currículo apresentado parece interessante, mas...
    – Questionado sobre a demolição de um patrimônio histórico religioso, em seu lugar um prédio que mais parece um mercado e não uma igreja, respondeu não ter nenhuma culpa, como se o desejo de alguém fosse superior a ética profissional, mesmo por que, é sabido que o projeto, acompanhamento foi gratuito e poderia ter sido negado em nome da história.
    – Questionado qual projeto teria para Cipó, respondeu: - Quero ajudar, somar com executivo, pois, nas minhas vindas aqui fico triste ao ver a degradação dos bens históricos, como Grande Hotel, Cassino, principalmente a sete de setembro, onde foi enterrado muito dinheiro e encontra-se em estado lastimável. Uma demonstração que só agora tomou consciência da necessidade, como filho da terra e de Zé de Cande, de conhecer o projeto de drenagem da referia avenida com o intuito de sugerir algumas medidas técnicas e viáveis para solucionar um problema de mais de 50 anos.
    – Questionado sobre experiência profissional e administrativa se valeu de ter construído uma cidade, o que segundo suas palavras, o credencia a fazer parte de algum grupo interessado no desenvolvimento de Cipó, permitindo algumas dúvidas sobre o lado político, pois em nenhum momento mencionou que já foi Vereador e ao disputar eleição para prefeito perdeu e talvez desgostoso mudou-se para Aracaju.
    – Ao encerrar a entrevista, mais uma vez citou a família de Zé de Cande como se ela fosse à única referência, deixando fora a outra por parte de Mãe, num total esquecimento para não dizer desprezo!
    Meu caro Engenheiro: - diante do que ouvir, não posso concordar com seu descaso, pois sem a família materna com certeza não estaria aqui contando sua história e trajetória de sucesso; sem ela não teria aprendido algumas lições importantes, que certamente lhe faz imaginar como alguém pobre chegou aonde chegou? Orgulho para as duas famílias, algo que sua consciência não leva a sério e por isso se omitiu ou talvez esqueceu de citar!
    Seu objetivo de morar em Cipó a fim de contribuir com a cidade sugere a qualquer pessoa de bom censo, voltar ao passado e se perguntar: - será mais um “oportunista de plantão chegando para mamar nas tetas da vaca leiteira?”... Para evitar tal desconfiança, é preciso esclarecer melhor as suas reais pretensões, visto que antes 2012 o povo cipoense precisa conhecer de fato, o Eng. filho de Zé de Cande que além de amar e elevar o nome da família paterna, precisa mostrar claramente que também ama seus conterrâneos!
    Eu particularmente, o desejo boa sorte e espero que consiga fazer alguma coisa em prol do povo cipoense como fez seu irmão, o inesquecível Francisco José de Santana (Chicão), conhecido no meio político como peito de aço!

    ResponderExcluir
  2. jose salvador dos santos07 junho, 2010 23:30

    QUERO POSTAR O MEU COMENTARIO, NESTE MOMENTO CONCORDANDO PLENAMENTE COM O CARO JOSE CASTRO, FIZ UM CERTO COMENTARIO QUE NAO FOI POSTADO, MAIS TENHO CERTEZA QUE ESTE VAI SER POSTADO, JOSE CASTRO TENHO CERTEZA, QUE VOCE TEM O MESMO CONHECIMENTO QUE TENHO, PARA COM O POVO CIPOENSE, DESDE DOS ANOS 60 SENPRE VEJO PASSADO PREZENTE E FUTURO DE NOSSA CIDADE, TUDO QUE VOCE FALOU E A PURA VERDADE, HOJE ESTAMOS NO MUNDO GLOBALIZADO, O POVO ESTAO INFORMATIZADO E INTERLIGADO, COM TUDO E COM TODOS.

    ResponderExcluir
  3. Quem quer ajudar tem outra postura, quem quer ajudar a populaçao e tem possibilidades faz diferente...já quer ser prefeito??? quer fazer igual o atual?? Não tem experiencia, nunca administraram nada, deu no que deu.
    Agora meu caro Castro, Chicao Peito de Aço como voce diz, também nunca fez nada por Cipó, nem teria como fazer...esse lero-lero...ninguem quer saber.

    ResponderExcluir
  4. SÓ O FATO DE SER ESPECIAL, SER HONESTO, APOIAR A ADMINISTRAÇÃO DE GERSON GIL DA ANUNCIAÇÃO, FEZ MUITO MUITO; SEU EXEMPLO FICOU MARCARDO PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DE CALDAS DE CIPÓ. QUEM TEVE O PRIVILÉGIO DE CONHECÊ-LO E FAZER PARTE DE SUAS AMIZADES, COM CERTEZA NÃO TEM ESSE COMPORTAMENTO INFELIZ!

    ResponderExcluir
  5. Eu, um Cipoense por adoção.

    Quem não tem competência não se estabelece..., quem tem, chega vai e faz!!!
    Os frustrados, os acomodados, os negativos, os amargos, os derrotistas, os do contra, os sórdidos, os mal amados... etc, nada controem! Mas sem nada conseguir construir tentam aparecer com desabafos malogrados e fúteis.
    Estes de visão minguada só derrubam o bom senso, o construir, o progresso, o crescimento e o desenvolvimento de um povo batalhador e privado dos seus direitos.
    Agora és aí um para mudar a história!!!
    Para mudar o comodismo, fazer evoluir, tornar diferente com soluções viáveis, suprir o carente, reconstruir tornando o antigo e abandonado em novo com projetos eficazes e futuristas, reorganizar e colocar em ordem o que está inutilizado em útil, e outros benefícios a mais para seu povo.
    Com sua competente atuação, este transformará a visão dos críticos destrutivos em uma visão racional e com um potencial enobrecido, fazendo assim com que eles venham refletir e sair do seu cabisbaixo asilo de amargo frustre a contemplar um neo horizonte em pró de um progresso promissor Cipoense.
    Sim, pode até está vivendo longe de sua amada cidade, mas nunca ausente! Sempre presente as suas necessidades e questões de um tempo melhor para seu povo. A distância não apaga o seu apego e amor a sua terra, a qual construiu seu alicerce como cidadão honrado, respeitado e de mãos limpas, nada a dever em sua honestidade!
    Ele está aí para o melhor, para o bem do seu povo, para fazer prosperar e abrilhantar os dotes naturais dessa linda cidade esquecida pelo o manejo desapropriado das suas autoridades.
    Ele é da terra, é da sua gente, é seu irmão. Este nascido de uma mãe (terra Caldas de Cipó) gentil, acolhedora que a todos recebe com um largo sorriso e um coração enorme que, só uma mãe de todo amor pode receber!
    Ele é daí mesmo, é de vocês, faz parte dessa gente linda, faz parte desse DNA Baiano, ele é Cipoense. Por mais que digam as más línguas, ele não esquece os seus; ele é filho do conhecido Zé de Cande de Santana e Maria Felix do Espírito Santo Santana, é José Cândido de Santana Filho, ele é gente da sua gente, da terra adorada!
    Sou adotado por essa terra magnífica, anos atrás visitei e amei este lugar, sou Cipoense por adoção. Conheço Cândido, excelente pessoa, e para ser o que é só devia ser nascido dessa terra que Deus abençoou. Agora o mesmo Deus o manda de volta para cumprir as suas ordenanças nesse lugar, vá em frente Cândido, não se detenha com as pedradas, pois, a árvore que é apedrejada é aquela que dá excelentes frutos, vá enfrente e dê seus frutos na terra amada!
    Deixo meu abraço para os da minha linda Cipó!

    Um filho por adoção.

    ResponderExcluir
  6. Acusasões e defesas anônima não têm cosistência, portanto, não merecem créditos. Quem utiliza esse meio no mínimo é mis um interessado em fazer parte de um grupo de sonhadores sem perspectivas, sem visão do passado, presente e futuro. O povo está vacinado contra enganadoes!

    ResponderExcluir
  7. J.A. Ferreira, um simples comentário:

    Diligencias, diligencia..., afinal quando é que vai se chegar a uma convicção sensata?
    Com palavras vazias arguiram no sim e no não.
    Genteeeeeee vamos lutar por um Cipó melhor e vamos deixar esse lero lero de comadres e cair na real, seja você anônimo ou não; Cipó precisa urgentemente de mudanças e melhoras para o seu povo.
    Que um ou outro sirva ou não, deixem o povo decidir, se já estão vacinados, ainda melhor!
    Saberão decidir quem é enganoso ou não, o povo Cipoense tem cultura suficiente para decidir uma eleição, não os menosprezem.
    Os candidatos estão aí no páreo, analisem e dê seu voto para o melhor, pronto é só isso!
    Ficar nesse vai e vem de defesas e cusaões não leva a nada. Não gastem seus esmerados português em saco furado.
    Pese os prós e contra de cada um e decida nos votos.
    Que ganhe o melhor sem contendas!!!

    ResponderExcluir
  8. É claro que o Chicão foi uma pessoa correta, mesmo porque, ser honesto não é mérito e sim obrigação, assim como o Jose Candido, o que estamos falando é de trabalho efetivo pela comunidade...assim como a professora Odete, Dr.Antonio, Dr.Leitão, Professora Ivone, Dona Anita de Wilson e outros tantos nomes de pessoas que realmente fizeram a diferença...

    ResponderExcluir
  9. José Cândido
    Confesso-me surpreso com as colocações intempestivas e agressivas do José Castro que há mais de quarenta anos não nos vemos ou tenhamos mantido contato por qualquer meio de comunicação. Ele acha que sabe tudo de mim, porém, o certo é que pouco ou nada dele sei.
    Por não poder consultar o irmão Jaconias – Tio Jaco, que o acolheu em São Paulo e já se encontra no andar de cima, fui ter-me com outras pessoas contemporâneas suas, tanto em Cipó quanto em São Paulo. Fiquei impressionado com os elogios que essas pessoas fazem a ele. Também tomei conhecimento do modo como acolhe as pessoas de Cipó em São Paulo, inclusive uma delas é compadre meu. Essas pessoas o adoram e também, a ele, se referem de maneira bastante elogiosa, até com detalhes de como se deu a sua saída de Cipó.
    Disciplinarmente, numa entrevista responde-se o que se é perguntado. Lamento profundamente não ter atendido às suas expectativas. A construção da cidade citada por mim é apenas um foto marcante na minha vida e que dignifica o profissional, assim como ele tem o seu fato marcante do conhecimento de pouca gente em Cipó.
    Aproveito para ratificar a minha pretensão de me juntar às pessoas de bem e a todos aqueles que querem o bem da nossa cidade. O grupo está aberto a todos aqueles que se dispuserem abrir mão de pessoal em prol do coletivo.
    Também quero deixar claro que a eleição agora é para presidente e eu não sou candidato. Logo, não é conveniente nem prudente, antecipar o debate. E mais. O debate tem que ser no campo das idéias, projetos e propostas que visem resgatar o prestígio da cidade de Cipó no cenário estadual, nacional e quiçá, mundial, aproveitando as facilidades da internet. As agressões, principalmente as pessoais e gratuitas, ficam para os desesperados, sem princípios e sem compromissos com a sociedade.
    Da sua diatribe acolho apenas as referências ao artista Caetano Veloso e ao cidadão Chicão Peito de Bronze como era conhecido.
    Concordo com você J.A. Ferreira. O povo de Cipó já tem maturidade suficiente para saber, com inteligência e sabedoria, separar o joio do trigo.

    ResponderExcluir
  10. Sobre o primeiro comentário:
    O referido rapaz apresentou um discurso meramente ridículo,tendencioso, magoado e de pessoas que não têm ética nem educação. Realmente, nós só damos o que temos...
    Quanto ao comentário de defesa de Cândido, foi perfeito. Usou elegantemente as palavras para explicar "direitinho" a sua surpresa. Parafraseando Caetano (que não sou muito fã): "baiano não nasce, estreia", "Baiano nasceu para brilhar".

    Baiano, ele também é chamado por onde mora e trabalha, o Zé Cândido.

    Um abraço

    Lady

    ResponderExcluir
  11. MEU CARO JOSE CANDIDO!!
    As pessoas dotadas de coragem são sempre muito incômodas às outras. Acredito que todo homem forte, alcança certamente o que um verdadeiro instinto o faz procurar.
    É verdade que não o conheço como gostaria, mas o suficiente para reafirmar tudo que escrevi, respeitando-o como homem, bom filho, ótimo pai e de poucos amigos, no que concordo plenamente, pois, conhecido a sociedade nos impõe e amigo agente escolhe.
    Agradeço a distinção, elogios das suas fontes de informações, porém devo ressaltar que foi induzido alguns enganos tais como: - Em 15/08/1963 cheguei em São Paulo sendo acolhido pelo nosso primo irmão – Manoel Luis dos Santos (Nenê), não pelo saudoso primo Jaconias José de Santana (Jacó) que infelizmente em 1968 foi para o andar de cima, assim diz você. E por ironia do destino em 1972 coube a mim levar seus restos mortais de Minas Gerais para Cipó, motivo de tristeza mas também de alegria pelo fato de atender o pedido de sua genitora – Tia Maria Pequena (só no nome)!
    Estou certo de que meu comentário deva ter sido interpretado de várias formas, principalmente pela nova geração de Cipó que não conhece nossa história. É possível observar que não sou político, logo falo, escrevo o que penso o que entendo como correto sem a preocupação de agradar ou não aquém quer que seja.
    Se não me falha a memória e não pode falhar visto que não “mexo com cálculos”, em março de 1995 primeira e única vez que visitou mina mãe (sua Tia), trocamos “figurinhas” sobre vários assuntos, inclusive com relação ao projeto e construção da nova igreja, portanto, os 40 anos citados não passa de um lamentável engano.
    Mas isso não vem ao caso, o importante é que depois de 15 anos nos encontramos. E com base no preceito de que Deus escreve certo por linhas tortas, espero que meu comentário visto como “agressivo e intempestivo”, sirva para aproximar V Sa. da política e dos políticos do nosso paraíso chamado Caldas de Cipó.

    ResponderExcluir
  12. LADY??? MAS QUEM ESSA LADY??? SERÁ A GAGA PAPARAZZI??? UMA DAMA COM CERTEZA NÃO É, SE FOSSE SERIA CUIDADOSA, FINA, INTELIGENTE, MEIGA E NÃO CORRERIA O RISCO DE SER OBSERVADA COMO RIDICULA. SEU COMPORTAMENTO É DE UMA BONECA INFLÁVEL E NUNCA DE UMA LADY.

    ResponderExcluir
  13. SONHOS E AÇÕES: - Verdade seja dita. “Todas as grandes ações são fruto do sonho de alguém”. Todos aqueles que negligenciam seus sonhos perdem a capacidade de sonhar. São escravos de suas construções burocráticas, fantasiando de que um dia quem sabe, tudo mude se eleitos forem, se o governo deixar, se Deus quiser ou ajudar...Como estarão essas pessoas em 2011?...Assim, calar diante do mistério que não entendemos, é sabedoria!

    ResponderExcluir
  14. NÃO TENHO PROCURAÇÃO PARA DEFENDER NINGUÉM, MAS COMO FAÇO PARTE DA FAMILIA MATERNA DE CANDIDO NÃO PODERIA DE DEIXAR DE POSTAR ALGUMAS PERGUNTAS AO LEONARDO - SERÁ QUE ELE CONHECE OS PRIMOS IRMÃOS FILHOS DE TIA FRANCISCA (CHICA)QUE MORAM EM OLHOS DÁGUAS? VOU CITAR ALGUNS NOMES - JOÃO MAURICIO, DILZA, BEBECO, MARIA, IZABEL E OUTROS QUE MORAM EM FEIRA? SERÁ QUE JA OUVIU FALAR EM NENÊ DE ROSA, JOÃO DE ANA, EMILIA? SERÁ QUE CONHECE TONHO, LUIS, JOÃO, MARIA, FILHOS DE TIA ALEXANDRINA? ACREDITO QUE NÃO. Sr. LEONARDO, PIOR DO O ESQUECIMENTO É O DESPREZO, NÃO DEFENDA O QUE NÃO SABE.

    ResponderExcluir
  15. ESSE FOI O MELHOR DE TODOS, BEM LEMBRADO. TENHO ABSOLUTA CERTEZA DE QUE O NOSSO PRIMO CANDIDO NUNCA VISITOU A ULTIMA TIA AINDA VIVA, CEGA E DOENTE RESIDENTE EM OLHOS DAGUAS. ELE NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE VISITAR OU CONHECER SEUS PARENTES, MAS NÃO DEVE TENTAR SUBESTIMAR QUEM O CONHECE COMO PROFISSIONAL E POLITICO.

    ResponderExcluir
  16. NOSSA QUERIDA CIPÓ PRECISA DE SOCORRO!!! EM TODOS OS SENTIDOS, INCLUSIVE. NOSSO EX-COLEGA DE SALA, GRANDE AMIGO IRMÃO, CONTEMPORÂNEO CORRETISSIMO ALUNO DAQUELES TEMPOS, PODE, PORQUE NÃO ENTRAR, E COM GARNDE VANTAGENS NA DISPUTA PELA ADMINISTRAÇÃO DE DIAS MELHORES PARA CIPO. CLARO QUE PODE!
    NÃO VAI AQUI NENHUM DEMÉRITO AO ATUAL PREFEITO. JAMAIS IREMOS ESQUECER DO QUE CIPO GANHOU NOS ULTIMOS ANOS. CONTUDO, FOI MUITO POUCO OU POUQUISSIMO, PORQUE NÃO DIZER, EM FUNÇÃO DA GRANA QUE O PREFEITO ATUAL SEMPRE TEVE ACESSO, VIA GOVERNO ESTADUAL/FEDERAL. AGORA, SUA IDIOTICE DE QUERER CENTRALIZAR TUDO EM SUAS MÃOS, É UM FILME QUE NINGUÉM MAIS QUER ASSISTIR, MEUS CAROS CONTERRÂNEOS. ALGUMAS PERGUNTAS, MERECEM RESPOSTAS:"PORQUE DIABOS INVESTIR TANTO NO PAU FERRO E DEIXAR DE RESOLVER O PROBLEMA DOS ESGOTOS, TIPO FRENTE DO FORUM?"
    OUTRA PERGUNTA: "DOIS A TRÊS MESES ATRÁS DEU UMA CHUVA EM CIPO QUE DERRUBOU ALGUMAS ÁRVORES, ATÉ HOJE OS TRONCOS E PASSEIOS NUNCA FORAM RECONSTRUIDOS. QUE RESPOSTA TEM O PREFEITO PARA DUAS ENTRE TANTAS PERGUNTAS? ALIÁS, ELE SO PODE RESPONDER QUE TRATA-SE DE INGERENCIA, INCAPACIDADE,INEFICIENCIA,E FALTA DE COMPETENCIA PARA ADMINISTRAR UMA CIDADE, SIMPÁTICA, ORDEIRA, QUERIDA, SOFRIDA QUE NEM NOSSA QUERIDA CIPO.
    MEU CARO, EX-COLEGA DE SALA, AMIGO, CONTEMPORÂNEO JOSE CANDIDO, SEJA BEM VINDO, GRANDE IRMÃO/AMIGO.
    ACHO ATÉ QUE SEU POSICIONAMENTO DE QUERER AJUDAR CIPO VIA PREFEITURA DEVERIA SER UM PENSAMENTO DE TODOS NÓS FILHOS/AMIGOS DE CIPÓ.
    GRANDE ABRAÇO ZÉ !!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Isso aqui é uma briga sobre famílias, quem conhece ou desconhece, vejo apenas familares ausentes invejosos com o sucesso e pro fissionalismos de muitos outros. Quem é esse Zé Castro pra falar de família se nunca valorizou e nem importância a sua filha Daiane, que nunca prestou p/ sua mãe, amigos e sempre foi um crápula,sem personalidade, dignidade e outras coisas mais,defensor da família kkkkkkk.
    cipoenses precisamos de pessoas inteligentes, cultas que sejam capazes de separar o joio e o trigo, hj fico feliz que a população tenha conhecimento e através deles saibam identificar pessoas de boa índole e caráter. Aposto muito no senhor José Cândido, é filho da terra sabe o que precisamos, ah, senhor, gostaria muito de conhecer-te, pois o admiro através das histórias de meu pai, e não ligue nem se importe com comentários ridículos de pessoas fúteis e invejosas, são insignificantes, pura dor de cotovelo, humm deve doer muito kkkkkkk. O senhor merece tudo de bom, sucesso em todos os seus projetos. Parabéns

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.