Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

MORADORES DE BUERAREMA PROMOVEM QUEBRA-QUEBRA NA CÂMARA DE VEREADORES


Moradores da cidade de Buerarema, a 450 km da capital baiana, no sul do Estado, promoveram um quebra-quebra na manhã desta sexta-feira (28) na Câmara de Vereadores da cidade por conta de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de retirar o prefeito Marde Monteiro do poder.

Mais de mil manifestantes jogaram móveis da Câmara pela janela, queimaram pneus, destruíram cadeiras e quebraram móveis. O TRE cassou o registro da candidatura do prefeito petista Mardes Monteiro.

Ele já tinha sido cassado em junho do ano passado. Mas, em 2010, o TSE decidiu que o processo voltaria à estaca zero para que fosse atestada a veracidade de um ato legislativo que julgou irregulares as contas do petista. Mardes tinha reassumido o cargo em 16 de maio, após 11 meses que o vereador Eudes Bonfim assumiu a prefeitura. Os protestos realizados na manhã desta sexta-feira, 28, em Buerarema, deixaram muita destruição e prejuízos que ainda não foram contabilizados, mas certamente são grandes. Os manifestantes invadiram a sede da Câmara de Vereadores e acabaram com tudo o que viram pela frente. Com o uso de gasolina, eles atearam fogo no prédio. Móveis e documentos foram destruídos e as paredes internas ficaram totalmente escurecidas pelas chamas. O incêndio somente não avançou porque os bombeiros foram acionados e conseguiram debelar o fogo. Cenas de guerra em Buerarema. O protesto era contra a decisão do juiz Eserval Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral, que determinou nova mudança no comando do município em menos de dez dias. Em 17 de maio deste ano, o prefeito eleito em 2008, Mardes Monteiro, retornou ao cargo, garantido por sentença do juiz Antônio Hygino Filho. Ele estava afastado desde julho de 2009, quando teve cassado o registro de candidatura devido ao julgamento de contas irregulares em uma gestão anterior. No período de afastamento, quem exerceu o comando foi o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Bomfim.

Nesta quarta-feira, 26, nova reviravolta no caso a partir de um mandado de segurança acatado pelo TRE, que determinou a volta de Eudes Bomfim ao cargo. Tanto vai-e-vem provocou indignação entre moradores, mas o ato de protesto descambou para o vandalismo e acabou sendo criticado por boa parte da população. Além de ter destruído a Câmara, os manifestantes pretendiam depredar a casa do presidente do legislativo municipal, o que foi evitado pela polícia.

Móveis da Câmara Municipal foram lançados no meio da rua Góes Calmon, a principal de Buerarema, e queimados juntamente com pneus. Por alguns momentos, o tráfego no local ficou impedido. Além dos bombeiros, soldados do 15º Batalhão da Polícia Militar ajudaram a controlar a situação.

Oito viaturas e cerca de 20 homens da Companhia Independente de Policiament Especializado (Cipe), antiga Caerc, foram acionados, além de parte da equipe da CETO, também da PM.
Fonte: correio24horas.com e PimentanaMuqueca.com.br / Postagem: Salvo Horley



Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sem querer fazer apologia ao crime e vandalismo, em Cipó deveria acontecer ao contrário !!

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima reproduz meu pensamento, já está na hora do povo cipoense tomar uma atitude contra esse governo intinerante.
    É preciso alguma providência com relação a Câmara, onde seus componentes não passam de vaquinhas de presépios. Chega de enganação, mentiras e corporativismo. Como bem disse o anônimo acima, sem fazer apologia ao crime, mas torna-se necessário intervenção do povo para mudar essa realidade triste que vivemoso. É preciso mobilização do tipo como se fez na estrada do Buri, pois só assim esses corruptos tmam vergonha na cara!!!

    ResponderExcluir
  3. essa anônimo que comenta em corrupção deve está com vontade do passado fazia parte desse pssado.hojé voçês ver quem está junto com eis candidato derrotada,será esses querem o bem de cipó,ou querem dividir o bolo na frente da prefeitura,ou guardar o dinheiro em casa debaixo do tapete ou do sofá.O candidato derrotado é um gato de pensão.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.