Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

DIABETES, NÃO COMPLIQUE!!!


Amplie a Imagem!
A cada dez segundos uma pessoa morre, no mundo, em conseqüência das complicações do diabetes, o que equivale a três milhões de mortes por ano. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, são 11 milhões de diabéticos no seguinte momento. Mas, afinal, o que é esse tal de Diabetes?
O Diabetes Mellitus é uma doença causada pela ausência ou deficiência de insulina no organismo, e conseqüente aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. Esse aumento da glicose, se não controlado, pode evoluir para algumas complicações como: infarto, derrame, cegueira, amputação, impotência sexual, infecções (por bactérias, vírus e fungos), insuficiência do rim (forçando o paciente a fazer hemodiálise).
São basicamente dois tipos de diabetes: O Diabetes Mellitus tipo 1 (que atinge mais crianças e jovens) e Diabetes Mellitus tipo 2 (freqüente em pessoas acima de 40 anos).
Os sintomas mais comuns do Diabetes Mellitus tipo 2: muita sede, urinar com freqüência, perda de peso (mesmo sentindo mais fome que o normal), fome exagerada, visão embaçada, machucados que demoram a cicatrizar, cansaço inexplicável e etc.
É importante que pessoas com idade acima de 40 anos, com casos de diabetes na família, pessoas que não pratiquem atividade física, que estejam acima do peso, fumantes, com pressão alta ou com colesterol e triglicerídeo altos, procurem o médico para que sejam feitos os exames para se diagnosticar a doença e, se confirmada, para começar o tratamento o mais rápido possível.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a melhor forma de se prevenir essa doença é alterando o estilo de vida, ao se adotar hábitos saudáveis. É importante que, além da mudança na alimentação (evitando alimentos gordurosos, comendo mais frutas e verduras, evitando alimentos doces e produtos industrializados), o sujeito incorpore atividades físicas à sua rotina diária, que além de combater o diabetes, previne contra doenças cardíacas, osteoporose, hipertensão, além de reduzir o colesterol.
É importante também evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, além de controlar o estresse, que é considerado mais um fator de risco para a doença segundo alguns pesquisadores.
Lembre-se: O Diabetes é uma doença séria, faça tudo para não deixar ele se instalar em você.
Iago Douglas Macedo SantanaEstudante do 8ª semestre de Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP)

Postar um comentário

0 Comentários