Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

OLHA O CARNAVAL AÍ GENTE!

O Carnaval tem sua origem na Antiguidade, quando na Roma antiga festejava-se ao deus Baco, protetor dos vinhedos. Essas festas eram regadas com muita bebida e as pessoas entregavam-se aos “prazeres da carne”. Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial em Roma, por volta do ano 300 D.C, a festa a Baco passou a se chamar Carni Valle, ou seja, festa da carne, período que antecedia a quaresma, no qual se comemorava a liberdade. Na Idade Média, o Carnaval tornou-se parte do calendário cristão, como o período que antecederia o afastamento dos prazeres mundanos para resguardar-se ao jejum da quaresma. Assim, na Europa destacaram-se o Carnaval de Veneza, Itália, com suas máscaras e fantasias e em Portugal, o entrudo, festa em que as pessoas jogavam farinha e limões umas nas outras. O entrudo chegou ao Brasil junto com a corte portuguesa em 1808 e ao longo do tempo ganhou outros elementos, como os cordões, blocos e marchinhas até chegar às escolas de samba e ao trio elétrico.
De lá para cá, o sentido do Carnaval mudou, mas a idéia da liberdade para fazer o que dá na telha permanece. A prova disso é que parte das pessoas economiza o ano inteiro para desfilar nos grandes blocos de Salvador, para segundo alguns, beijar muito e pegar todas ou todos, o que gera muita preocupação para os órgãos de saúde pública.
Depois do carnaval temos um acentuado surto de gripe e de outras viroses. Provavelmente vem aí a Gripe do Rebolation. Sem contar nos incautos que movidos pela bebedeira, como nos tempos de Baco, saem por aí transando sem camisinha, disseminando a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de proporcionarem o aumento dos nascimentos no mês de novembro, dos chamados “filhos do Carnaval”.
Carnaval é, para uns, festa para cair na esbórnia, comemorar a liberdade, pular até cansar. Para outros, é tempo de recolhimento e reflexão. Contudo, vale alguns conselhos, mesmo que sejam chavões: se beber, não dirija, use camisinha, e não contribua com o aumento da violência: brinque em paz. Faça das palavras “com licença” e “desculpe” seu hino de Carnaval.
Um Bom Carnaval a Todos!
Matéria: Niclécia Gama / Imagem: Google / Postagem: Fabrício Martins

Postar um comentário

2 Comentários

  1. UMA PENA QUE O CARNAVAL DAQUI DE CIPÓ VAI SER UMA MERDA!

    A PREFEITURA DAQUI ESTA FICANDO A DESEJAR! ANUNCIARAM TANTO NA FESTA DE REIS HARMONIA DO SAMBA! E NAO VAI TER! QUE P#R*% É ESSA!!! PESSOAL VAMOS TOMAR PROVIDENCIA!

    NICLÉCIA PARABÉNS PELA MATÉRIA!!! GOSTO MUITO DE SEUS ATIGOS!

    ResponderExcluir
  2. Oi titia, senti muita simplicidade em seu texto e suas palavras despertaram em mim a paz que gostaria que tivessemos nesses dias. Que o sentimento de todos fosse só de transmitir alegria, liberar geral sem prejudicar os outros nem a si mesmo.


    Vaneide Dantas

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.