Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

A POLÍTICA COMO CIÊNCIA

Pensar a política como área das ciências humanas e não como essa vergonhosa máquina de politicagem que impera principalmente em cidades pequenas como Cipó, requer que nos apropriemos de alguns conceitos a respeito do verdadeiro significado da palavra POLÍTICA, que é a ciência da organização e da gestão da máquina pública, seja ela federal, estadual ou municipal, e é para exercer bem essa ciência que nós, cidadãos, elegemos representantes através do voto. Como dizia o filósofo grego Aristóteles “o homem é um animal político” e é a política que de certo modo regula as relações sociais, a organização da vida em sociedade.
O que acontece de fato é que nós, brasileiros, ainda não aprendemos a votar. A prova disso é o Fernando Collor posando de bom moço no Senado depois do estrago que fez no país. Acompanhando as notícias da Rádio Millenium através do blog, me sinto bem à vontade para tocar nas feridas da administração de Cipó. Como já disse, não tenho nenhuma pretensão política ou de tomar partido de A ou de B, mas como eleitora cipoense, me sinto aviltada quando sei que as pessoas quando precisam que seus representantes lhes prestem assistência (e não favores), como foi o caso da tempestade no Amari, não encontrem as “autoridades” na cidade. Provavelmente estavam aproveitando os festejos natalinos em lugares “menos molhados”.
Não vou tirar o mérito de algumas ações realizadas em Cipó. Penso que avançamos muito em termos de saúde, escolas, estradas, moradias. Por outro lado, devemos ter consciência que essas ações não são benesses. São direitos do cidadão, independentemente de partido.
Outro ponto que me incomoda na administração da cidade é a falta de uma política pública voltada ao fomento do turismo. Falta investimento na área, a estrutura que deveria comportar boxes na praça está fechada há mais de um ano e as barracas enfeam a calçada do Grande Hotel, que diga-se de passagem, está lindo com a decoração de final de ano, mas precisou ser queimado para ganhar atenção. Os comerciantes dessa área deveriam ser relocados aos boxes próximos à cascata.
Justifica-se que não se investe no Reveillon por causa da festa de reis, mas nem um foguetinho, nem um traque de massa foi soltado para saudar o Ano Novo e olha que a cidade estava cheia de turistas!
Que me perdoem a acidez, mas apesar de não conviver diretamente com os problemas da cidade por estar relativamente distante, faço questão de exercer meus direitos políticos em Cipó, para que eu possa ter vez e voz para dizer o que me descontenta. Espero sinceramente que meus patrícios possam refletir sobre o verdadeiro significado da palavra POLÍTICA para cobrar ações mais efetivas daqueles que nos representam.

Matéria: Niclécia Gama / Postagem: Fabrício Martins

Postar um comentário

2 Comentários

  1. PORQUÊ LOGO CIPÓ? NÃO ENTENDI ANTES VOCÊ FALAVA QUE NÃO IA TOMAR PARTIDO POLÍTICO MAIS PELO JEITO AMIGA VOCÊ JÁ TOMOU SEU PARTIDO.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo(a), exercer nossos direitos políticos requer que cobremos ações efetivas dos que nos governam. Isso significa que podemos manifestar nossas insatisfações mesmo para com aqueles os quais elegemos. O que devemos ter é matutidade política para exercer a nossa cidadania. Felizmente, não se pode agradar a todos e é isso que torna a vida interessante: a diversidade. Já pensou o que seria da cor azul se todos gostassem de amarelo?
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.