Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

ESCOLA DE QUALIDADE EMBARGADA PELA DIREC

"Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”. Mesmo quem nunca ouviu esta célebre frase de Otávio Mangabeira, famoso político baiano, concorda com a precisão absoluta da mesma.
A Bahia é uma terra que coleciona fatos absurdos, pitorescos, inusitados, surreais, dentre outros adjetivos. Não faz muito, por exemplo, vimos cair o Secretário de Educação do nosso estado por ter saído numa revista oficial uma tirinha do Chico Bento usando um palavrão monossilábico, em resposta a provocação de outra personagem.
“Pense num absurdo”, mas não o único certamente.
O que você diria, por exemplo, se uma das escolas públicas mais organizadas e eficientes da sua cidade, tivesse a matricula de 5ª série bloqueada pelo governo? Absurdo, claro. Pois é isso que está acontecendo com uma das melhores escolas de Cipó, onde é crescente o número de alunos à sua procura: Escola Maria Macedo, antigo Sinhá Dantinhas.
Pelo que se sabe a DIREC 11, mui zelosa com a qualidade da educação, proibiu que houvesse matricula lá. A alegação da DIREC 11 para supostamente justificar tal contra-senso é de que nesta escola há muitos REDAS. PORÉM, ONDE NÃO HÁ MUITOS REDAS NESTE ESTADO? O que não falta é professor contratado pelo próprio governo. Se este for o critério tem que embargar a educação de toda a Bahia.
Aprofundando a questão, sigamos as pistas do que talvez esteja por trás deste imbróglio, ao analisarmos alguns números.
Ano passado a Escola Santos Dummont (do município) n teve nenhuma classe de 5ª série. O Edvaldo Boaventura (do município) só teve uma classe, e em breve praticamente não existiriam classes de 5ª série no município.
Enquanto isso a ESCOLA DO ESTADO MARIA MACEDO EMBARGADA ARBITRARIAMENTE PELA DIREC 11, SÓ ano passado contou com 3 classes de 5ª (com mais de 40 alunos cada) e este ano iria bater o recorde de matrículas nesta mesma turma, pois mais de 150 alunos já tinham reservado vagas no início de dezembro.
O que nos parece tudo isso? Um Governo do PT desaprovado espontânea e conscientemente nas suas matriculas, sendo beneficiado por sorte ou intencionalmente pela atitude ABSURDA da DIREC 11.
Quem são os técnicos e pessoas responsáveis por tal atitude? Será que teriam alguma ligação partidária ou alguma indicação de políticos que atuam nesta região? Será que embargaram outras escolas por causa disso? Será que a nossa DIREC se prestaria a este papelão, subestimando a inteligência dos seus professores ao usar desculpas esfarrapadas para abortar processos e projetos, de quem acredita no seu papel de educador?
Infelizmente não existe resposta para o absurdo, ele por si só é a resposta que comprova a política tosca que comanda a educação neste estado e na nossa região. Por aqui o aluno é o último a ser ouvido, mas o primeiro a ser “caçado”, já que para os nossos diletos políticos cada um deles é uma cifra que engorda os cofres das prefeituras em sangrias constantes.
O que deveria acontecer de verdade não era se proibir que as famílias escolhessem o melhor para os seus filhos e filhas, ao optarem pela escola que acreditam. O que deveria acontecer era proibirem determinadas pessoas de terem o poder de definir, legislar sobre as nossas vidas, baseadas em interesses duvidosos, em politicagem barata, em ações apelativas de quem não se garante de outra maneira a não ser passando a rasteira em quem ousa se manter honesto e na luta por uma Educação de Qualidade.
Bingo para Otávio Mangabeira!
Fonte: www.ribeiradoamparobahia.blogspot.com / Postagem: Flávio Leone

Postar um comentário

50 Comentários

  1. Nem sempre "A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS. "A maioria não tem que ter razão só por ser maioria. As vezes têm superioridade numérica...Nada mais." "Nesse caso tudo indica que Dilma (futura presidente) vai escutar e resolver os graves problemas da educação em nosso país, em especial na Bahia, onde os professores "ganham muito e trabalham pouco!"

    ResponderExcluir
  2. ISSO É CALDAS DE CIPÓ MEU IRMÃO.
    EDUCAÇÃO 10
    SAÚDE 10
    CULTURA 10
    A CIDADE É 10(DESARRUMADA),ATÉ QUANDO?

    ResponderExcluir
  3. Não é preciso ser inteligente pra saber que aí tem dedo sujo da política contraditória de cipó. isso é uma vergonha, uma cidade parece um filme de terror, aliás um filme de faroeste.

    ResponderExcluir
  4. tenho filho na escola é dificil acreditar que a politica CONTRADITÓRIA E TÃO TRANSPARENTE de cipo possa estar por trás de tudo isso ,cipó está chegando no objetivo desejado por os seus politicos PARABÉNS.....ESSE É O DIREITO DE ESCOLHA DOS PAIS CIPOENCE JOGAR SEUS FILHOS ONDE OS POLITICOS QUEREM.

    ResponderExcluir
  5. Arildo,
    Pra não ficarmos generalizando tudo e aí passar e ficar no esquecimento, você poderia convidar o filho de Marivânia e perguntar porque isso está acontecendo? Ele está muitíssimo por dentro, afinal sendo o filho de Marivânia, pleiteado por ela, tem cargo na Secretaria de Educação. Não sei o tamanho de sua influência, mas pergunte que assim saberemos! Pergunte quem mais concorda com isso? Se as pessoas que o indicaram também concordam!
    - Pergunte também, a partir dessa decisão (EQUIVOCADA), se as pessoas responsáveis sabem com quantas famílias que querem uma boa educação dos seus filhos estão mexendo! Pergunte se eles consultaram os pais antes de tomarem essa decisão! Pergunte se o fato de não perceber o que famílias cipoenses irão sentir é porque não são Cipoenses ou porque não conseguem ver as consequências dessa decisão (EQUIVOCADA) e acham que é uma besteira!
    Educação não se faz em um dia! Pergunte se è mais importante a QUALIDADE da Educaão dos Cipoenses ou a busca de mais receitas para o município, tirando alunos de uma escola de qualidade para trazer para o município, pois quanto mais alunos mais dinheiro. O GOVERNO LULA investe muito dinheiro em áreas que beneficie as pessoas que mais precisam, sendo assim se for preciso investir mais dinheiro para garantir a qualidade da Educação que se invista. Digo isso pra questionar o argumento de que a culpa é que se tem muitos REDAs. Se a escola é referência, o número de REDA fica insignificante!
    - Arildo, seja direto e pergunte qual o ganho do município com essa decisão. Não seria apenas esse ponto que foi visto? E a qualidade na EDUCAÇÃO? Deixa prá la?

    Sou petista e revisantando os princípios e cartas registradas no Partido dos Trabalhadores, essa decisão não se encaixa nas idéias petistas. Faria parte se o município estivesse bem a frente da qualidade que essa escola se encontra, o que não é o caso!
    Primeiro vamos colocar a qualidade do ensino municipal no nível ideal e assim poderíamos justificar tal atitude. Não estamos assim ainda! Quando tivermos preparados aí não questionarei essa decisão! Queiram enxergar ou não, a escola é referência!
    - Minha sugestão é que os pais, que se preocupam com a boa educação do seu filho, mantenham contatos com outros e solicitem explicações junto às pessoas que podem rever essa decisão: Prefeito, DIREC e inclusive Deputados a quem as pessoas foram indicadas!
    - Vale falar, mas vale mais ainda nos organizarmos e lutarmos por nossos direitos e desejos JUNTOS E ORGANIZADOS!! Aproveitem e convidem também Vereadores e políticos de Caldas de Cipó que tem filhos na Escola Maria Macêdo e perguntem qual a posição dos mesmos!
    Quem sabe faz a hora não espera acontecer!

    ResponderExcluir
  6. É oportuno visar antes de qualquer coisa a amplitude da organização da educação estadual. Quando a DIREC 11 afirma que há um excesso de REDA, confirma a nossa suspeita de desorganização, inabilidade e incompetência dos funcionários que compõem o grupo de DITADORES da educação. A indagação que não quer calar é: para que efetuar um processo seletivo, em busca de ampliar o corpo docente, e em menos de meses afirmar publicamente que o que antes havia sido enxergado como "necessidade" agora torna-se EXCESSO! Como??????? Outro ponto devastador deste fato, é a lama política tão evidente: FICA ÓBVIO ATÉ PARA OS LEIGOS DESTE MUNICIPIO, A INTENÇÃO MEDIOCRE DE BURLAR A LEI, ANULANDO A COMPETÊNCIA DE MUITOS DESCARADAMENTE PARA PODER ABRIR ESPAÇO AS INDICAÇÕES MUNICIPAIS E ASSIM CRIAR MAIOR DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA O MUNICIPIO E COLHER VOTOS PARA O PARTIDO, já que estamos em época de eleição...
    É ridículo uma situação putrificada, onde nós, munícipes, temos nossa intelectualidade menosprezada...
    ATÉ QUANDO O POVO DE CIPÓ SE COLOCARÁ COMO VITÍMAS INDEFESAS?
    OS GRANDES AVANÇOS NA HISTÓRIA MUNDIAL PARTIU DE LUTAS E DE CORAJOSOS COM ATITUDES BEM FUNDAMENTADAS E POSITIVAS... POR ISSO, AFASTEMOS DE NÓS A COVARDIA!!!!!
    SE VOCÊ ESTÁ INSATISFEITO, AO MENOS GRITE!!!O ECO DE NOSSA VOZ NUNCA SE PERDE NO NADA... SEMPRE HAVERÁ QUEM OUÇA E ACORDE DA INÉRCIA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Arildo, meu filho estuna no maria Macêdo a 2 anos e minha filha estava ansiosa para começar a estudar lá esse ano e seu desejo foi frustado. Um anônimo colocou no comentário q a "maioria n tem que ter razão só pq é maioria" e que" as vezes tem superioridade numérica e nada mais" Concordo com a primeira frase mais afirmo com categoria (de mãe que acompanha o trabalho do filho e dos professores das escola) que essa frase não se encaixa com a escola Maria macêdo. Essa Escola é boa sim, os professores tem compromisso, a direção é organizada. A prova disso é que maioria dos pais quando os alunos saem da Branca de Neve, Kolping e Espaço Livre colocam seu filhos lá. Será que isso é por acaso. Outra coisa, as vices diretoras dos cipoense, secretária do cipoense tem seus filhos lá, professores que lecionam em escola do município tem seus filhos lá. Isso é por acaso. Arildo, você como comunicardor, repórtes deveria investigar direito esse caso. NÓS QUEREMOS MATRICULAR NOSSOS FILHOS NO COLÉGIO MARIA MACÊDO E ESTAMOS IMPOSSIBILITADOS DE FAZER ISSO. ISSO NÃO É JUSTO.

    ResponderExcluir
  8. MEU FILHO (OU FILHA) ANÔNIMO. NÃO É SO NA EDUCAÇÃO Q HÁ PROFESSORES Q GANHAM MUITO E TRABALHAM POUCO. ISSO ACONTECE NA SAÚDE, NA POLÍCIA, NA JUSTIÇA... E SE BRINCAR, VC TAMBÉM É FUNCIONÁRIO PÚBLICO E N FOGE A REGRA.

    ResponderExcluir
  9. Isso é um absurdo. O sonhado sonho do cidadão Cipoense por uma escola de qualidade não pode ser derrogado pela incompetência de administrativa de um Estado falido pelo jogo do poder. É preciso que todos nos empenhemos para garantir que as BOAS árvores CONTINUEM dando bons frutos. Chega dessa palhaçada de querer dizer o que obrigação do Estado, o que é do Município e o que é da União, A EDUCAÇÃO ESTÁ ACIMA DISSO. O que importa é que os três recursos vêm do mesmo lugar: "NOSSO BOLSO". A hora de acordar já passou.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro Marivânia "vivia" na DIREC e saia levando REDAS pelas escolas da Região, no sentido de angariar votos. Agora, de novo a DIREC e o "povo" desta pessoa que vive da política mesquinha da nossa região, arquiteta este plano sórdido contra a Escola Maria Macêdo para beneficiar a Educação Municipal falida de Cipó. Até quando ficaremos nas mãos disto? Até quando Cipó vai se ver envolvido com esta mulher de práticas condenáveis e condenadas pelo TCM, por exemplo? Por fim, por que não uma comitiva ir à DIREC ver com o Diretor Pedro Fernando, pois foi depois dele que tais coisas começaram a acontecer?

    ResponderExcluir
  11. Oi Arildo. Pelo visto este é um dos acontecimentos que tá mexendo com a população cipoense pois há muito não vejo postarem tantos comentários em matérias. Tenho sobrinhos que estudam na Escola Maria Macêdo(incentivados por mim, que moro em salvador, sou professora e acompanho a vida deles e conheço perfeitamente esta escola e todos que nela atuam), sobrinhos esses que estão lá desde a sua fundação. Minha irmã os colocou na época em que o professora Vera era diretora. Sei q hj ela n é mais, mas sei também que é professora e tem compromisso assim como outros professores como Lúcia, Maria Emilia, Galdys, Lurdinha de Déu. e outros. ouvi comentários da luta dessas pessoas para reativar est escola há 4 anos atrás... lutaram contra tudo e contra todos... nesta época Jailton já era o prefeito e sei que não liberou facilmente o retorno desses professores para a uma escola estadual (pois na época esses professores apesar de estarem em uma Escola municipalizada, pertenciam e pertencem ao quadro efetivo do estado)... mas enfim, depois de muita luta esses professores conseguiram fundar o Maria Macêdo (para quem não sabe, Maria Macêdo Vieira de Brito é o verdadeiro nome da Sinhá Dantinhas. a mudança de nome ocorreu porque estava sendo fundada uma nova escola e não poderia colocar o antigo nome, os professores e toda comunidade escolar acharam por bem homenagear a Sinhá Dantinhas). Tenho em mim que Jailton já estava prevendo que a Educação Municipal cairia numa espécie de falência, pois uma das Escolas que era tida como modelo antigamente era o Boaventura sob a direção da professora Vera e a presença dos professores citados, com a saída dessas pessoas, não deu outra, O Boaventura cai e é apelidado de CARANDIRU... enquanto isso, o Maria Macêdo surge como esperança do resgate de uma educação de qualidade. Hj, a Educação Municipal praticamente falida... os alunos do municipio buscando outras escolas p estudarem, O Maria Macêdo recebendo cada vez mais classes de 5ª série, o municipio correrndo o risco de não mais ter essas classes de 5ª e consequentemente diminuir o dinheiro arrecadado do valor que vale cada aluno qual a provid~encia então a ser tomada... lógico... bloquear as classes de 5ª do Maria Macêdo... obrigar os pais a matricularem seus filhos nas escolas municipais. Meu Deus, que horror!!!! Arildo, isso n existe. Só em Cipó mesmo viu.Deixa eu parar de falar senão... Ah.. ainda tem um detalhe... minha irmã trabalha na prefeitura e não quer que eu divulgue o seu nome nem o nome dos meus sobrinhos com medo... medo de represália. QUE DEMOCRACIA É ESSA MINHA GENTE!!??!!

    ResponderExcluir
  12. ARILDO, ADMIRO VOCÊ COMO RADIALISTA. SEI QUE É UMA PESSOA SENSATA E ESTOU PROFUNDAMENTE ADMIRADO DE VC NÃO TER TECIDO NENHUM COMENTÁRIO SOBRE ESSE ABSURDO QUE A DIREC OU SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTÃO QUERENDO FAZER COM O COLEGIO MARIA MACÊDO. TÁ NA HORA DE VC SE METER MEU AMIGO, MOSTRAR A POPULAÇÃO QUE ELE TEM DIREITO DE ESCOLHER A ESCOLA EM QUE SEUS FILHOS IRÃO ESTUDAR. A POPULAÇÃO NÃO PODE ACEITAR CALADA QUE TE JOGUEM GUELA ABAIXO A EDUCAÇÃO FALIDA MUNICIPAL.

    ResponderExcluir
  13. Poxa, fico muito satisfeita em ver os comentarios sobre essa matéria, temos que mostrar a essas pessoas que querem prejuditar a ESCOLA MARIA MACÊDO que não é só assim, vamos nos unir, gritar, esperniar, alguma coisa tem que ser feita, não é justo o meu filho esperar varios anos pra estudar nessa escola e agora não poder ser matriculado, o municipio ao invés de prejudicar a ESCOLA devia igualar a sua qualidade de ensino a do COLÈGIO MARIA MACÊDO, poderia se ter um jogo limpo uma vez na vida. Acho isso tudo um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Como mãe me sinto atingida... Quer dizer q sou obrigada a colocar um filho numa escola pior, num ensino pobre? Não acredito que vou ter parar de comer para pagar uma escola!!!

    ResponderExcluir
  15. Realmente, depois desta vejo q a DIREC11 não conhece a democracia e sim a Burrocracia!!!Quanta ignorância meu Deus...
    Arildo, dedique um dia na rádio para podermos ligar e discutir o fato ao vivo... para ver se o tal filho de Marivania toma coragem e se pronuncia!!!

    ResponderExcluir
  16. Que podre a maneira de se resolver as coisas aqui em Cipó. Porque o município não vai qualioficar a sua educação e deixar em paz as pessoas/ escolas que já estão procurando fazer isso??
    Uma dúvida. Porque não bloquearam as 5ªs séries do Colégio Ivone Victor (antigo cipoense)????

    ResponderExcluir
  17. ARILDO LEONE. MUITO BEM FEITA ESSA MATÉRIA. SUGIRO QUE VC LEIA NO AR POIS NEM TODO MUNDO TE ACESSO A INTERNET. E ESSE ABSURDO É DE INTERESSE DE TODOS OS CIDADÃOS QUE GOSTARIAM QUE SEUS FILHOS ESTUDASSE NO MARIA MACÊDO. AH, TENHO UM VIZINHO PUXA SACO DOS POLITICOS LOCAIS QUE DISSE QUE QUANDO VOCÊ FALAR NO AR VAI JUNTAR O POVO PARA SER CONTRA VOCÊ

    ResponderExcluir
  18. Realmente estarrecedor o verdadeiro quadro da real certeza que a DIREC apresenta em consonancia com o municipio de Cipo. A melhor Escola publica de Cipo sendo tolhida pelo poder publico, no momento em que pais e maes a escolhem po preferencia. Isso e democracia. Dai, perguntaria,e a de Cipo onde ficou? Lamentavel esse comportamento, como tambem injusto, ferindo os principios da liberdade.

    ResponderExcluir
  19. Arildo. Quero fazer uma pergunta: BLOQUEARAM AS CLASSES DE 5ª DO IVONE VICTOR (ANTIGO CIPOENSE)???????
    PORQUE NÃO BLOQUEARAM????
    AUNADO ACABAR DIZ QUA NÃO FOI DECISÃO POLÍTICA. APROVEITARAM A LEIM PARA APLICAR EM CIMA DO MARIA MACÊDO. SÓ PORQUE É UMA ESCOLA QUE VEM SE DESTACANDO.

    ResponderExcluir
  20. O Sr. Aloísio diz que passou para uma colega o parecer sobre Ribeira do Amparo, a sua cidade natal, para não julgarem que poderia ser tendenciosa a sua decisão. Mas vem fazer esse trabalho em Cipó, cidade governada pelo PT, cujo partido ele é filiado. Mais ainda, cidade onde sua mãe já exerceu cargos de confiança, denotando que há uma ligação de interesses entre a Prefeitura de Cipó e a sua família. Será que o Sr. Aloísio, REDA do estado, não levou nada disso em consideração? O certo é que a sua atuação não foi clara para com a escola Maria Macêdo, mas o seu relatório deve ter sido claríssimo: EMBARGA.

    ResponderExcluir
  21. TAL FILHO, TAL MÃE.... LÁBIA GRANDE DO ALOÍSIO PARA JUSTIFICAR PRÁTICA POLITIQUEIRA CONTRA O MARIA MACÊDO.
    QUEM ACREDITOU NAS JUSTIFICATIVAS DELE???? QUEM ACREDITOU PROVAVELMENTE ACREDITA TAMBÉM EM PAPAI NOEL, MULA SEM CABEÇA, SACI PEPERÊ E POR AÍ VAI.

    ResponderExcluir
  22. Após alguns anos de uma política educacional equivocada é fácil perceber e constatar a perda da qualidade do ensino público. O que antes tinha um nível comparável ao da rede particular de ensino, hoje não passa de mais um sistema que produz muita propaganda e pouco resultado. Hoje, os alunos que concluem o ensino municipal apresentam dificuldades em resolver as quatro operações matemáticas elementares. Muitos mal conseguem ler, defender e interpretar uma frase longa. Infeliz,emte trata-se de uma geração perdida, condenada ao desemprego, “serviços escravos” por não ter condições de se integrar ao mercado de trabalho. Pessoas jovens que não aprenderam muito bem a noção de regras, conseqüências para seus atos e que certamente pesarão sobre o “orçamento de programas sociais do governo dos pobres miseraveis!”
    O povo precisa acordar!

    ResponderExcluir
  23. ARILDO. MEU NOME É CLEONICE GAMA. VAI COM O PERFIL DE ANÔNIMO PORQUE NÃO CONSIGO ENVIAR COLOCANDO MEU NOME. QUERIA DIZER QUE ME ENVERGONHO DE DIZER QUE SOU DAQUI. TENHO FILHOS NA ESCOLA MARIA MACÊDO, ESSE ANO NÃO VOU PASSAR PELA ANGÚSTIA QUE ALGUNS PAIS ESTÃO PASSANDO POIS MEU FILHO UM JÁ É 6ª E O OUTRO É 8ª E DIGO QUE É UM ABSURSO A GENTE NÃO PODER ESCOLHER QUE TIPO DE EDUCAÇÃO VAMOS DAR A NOSSOS FILHOS.
    GENTE. ISSO NÃO É POSSÍVEL. QUANDO ACHAMOS UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE VEM POLITICOS E QUEREM DERRUBAR.
    OUVI A ENTREVISTA DO FILHO DA MARIVÂNIA E ELE DEIXOU BEM CLARO QUE O QUE VEM EM PRIMEIRO LUGAR PARA ESSE POLITICOS NÃO É A QUALIDADE É A QUANTIDADE, TUDO É NUMEROS, NUMEROS E NÚMEROS.
    CONHEÇO A HISTÓRIA DOS PROFESSORES DESTA ESCOLA E PEÇO A ELES QUE NÃO SE ESMOREÇAM, QUE CONTINUME FAZENDO O TRABALHO MARAVILHOSO QUE FAZEM
    E ESPERO QUE NO PROXIMO ANO NÃO BLOQUEIEM AS OUTRAS CLASSE.
    OBRIGADA ARILDO POR DEIXAR ESSE ESPAÇO PARA QUE A GENTE POSSA EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS. E O SENTIMENTO DE HOJE É O DE INDIGNAÇÃO E REVOLTA, POR NÃO PODER MUDAR O QUE OS POLITICOS (QUE NÓS MESMOS COLOCAMOS LÁ) DETERMINAM

    ResponderExcluir
  24. Inconformismo. Essa é a palavra adequada que se encaixa nos coraçãoes de mães que desejariam que seus filhos estudasse no Maria Mac~edo na 5ª serie e não podem justamente porque o Governo resolveu enxer presentear as escolas do municipio som os alunos que iriam para lá.
    Vergonha!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Olho aberto professores, alunos e pais do Maria Macêdooooo. Não deixem que o governo bloquei a 6ª série no ano que vem e impossibilçiti Cipo em ter uma escola que faz um trabalho diferenciado.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns a população cipoense que não se cala diante de certos absurdos como esse. parabéns a rádio milenio, ao site de arildo por posibilitar que as pessoas exponham suas idéias.Nota 10 para vocês. Nota ZERO PARA O GOVERNO DA BAHIA/DIREC 11/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, QUE TENTA COLOCAR PEDRAS NO CAMINHO DE UMA ESCOLA QUE VEM FAZENDO UM BOM TRABALHO NA NOSSA CIDADE, TÃO CARENTE DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA.

    ResponderExcluir
  27. Arildo: cada um tem o que merece, mas com certeza as crianças de Cipó, não merecem tanta falta de educação.Vamos lá oposição acionem os politicos da base do governo, que vcs apoiam e peçam uma solução para que o Maria Macedo tenha 5ª série.No mundo político tudo pode.Se é para cumprir a lei, não deveria ter 5ª série no ouro colégio do estado(nada contra) apenas uma questão de justiça.Ah. já imagino a equipe do Maria Macedo não comunga da cartilha do chefe municipal.Botem a boca no trombone. Se não pode para uma escola não pode para outra.Devem pegar a 5ª série e jogar no saco de gato que é a educação do Municipio.

    ResponderExcluir
  28. Ei população cipoense. O técnico ALOISIO, filho de Marivânia, que bloqueou as 5ªas séries do Maria ^Macêdo alegando existirem muitos REDAS nesta Escola, não bloqueando as ás 5ª do Ivone Victor (que também tem muitos REDAS)e ninguem sabe porque, TAMBÉM É REDA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Pois é ELE É REDA.

    ResponderExcluir
  29. ARILDO GOSTARIA DE SABER COMO O SECRETARIO DA DIREC PODE ACEITAR UMA COISA DESSA, SIMPLESMENTE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CIPO DIZ QUE TEM CONDIÇÕES DE RECEBER ESSES ALUNOS E ELES ACEITAM SEM FAZER UMA VISITA SEM VIR OBSERVAR SIMPLESMENTE ACEITA ,OLHE ARILDO GOSTARIA DE INFORMAR A POPULAÇÃO QUE TEMOS PROFESSORES MUITO BONS NO MUNICIPIO MAS PRA ACONTECER EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NÃO PRECISAMOS SÓ DE PROFESSORES, PRECISAMOS DA COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS SECRTETARIA DIRETORES COORDENADORES PARTICIPATIVOS E NÃO COORDENADORES QUE TRABALHAM NO DIA QUE QUER POIS NO ANO PASSADO TEVE 3 PLANEJAMENTO DURANTE O ANO LETIVO INTEIRO MATERIAL ESCASSO NUNCA TEM NADA, MAS AS COBRANÇA CAI EMCIMA DO PROFESSOR SENDO QUE A CULPA NÃO É DELES POIS TENHO UMA TIA QUE É PROFESSORA E MUITAS VEZES FICA FAZENDO SUAS ATIVIDADES DE ACORDO COM SUA SERIE E SUA EXPERIENCIA DE PROFESSORA DE MUITOS ANOS POIS AS COODENADORAS NADA FAZEM O MUNICIPIO SÓ FEZ CONCURSO ATÉ HOJE PARA PRÓFESSORES DE 1º A 4º POIS O CONCURSO QUE FEZ PRA 5ª A 8ª ATÉ HOJE NÃO SE TEM RESULTADO

    ResponderExcluir
  30. A pergunta é senhora secretária quem serão os professores que irão ensinar a essas quintas series, serão os mesmo contrtados no ano passado que com toda ignorancia e falta de preparo em sala de aula lecionaram ensinando nada aos alunos pois vocês contratam sem ter informação nenhuma sobre essas pesssoas digo pessoas pois não os considero professores que fique bem claro contratados,sendo que temos bons professores que ensinam a muito tempo no ginasio (ensino fundamental I e II )E como o interesse da atual gestão é perseguir por esses professores não ter votado neles foram ensinar prè ....obrigado arildo por ler meu comentário sou josefa da anunciação moro na nova cipó.e tenho filho no mª macedo

    ResponderExcluir
  31. Meu Deus quanta ingnorância e falta de conhecimento, é um absurdo tudo isto que estou lendo, o mais estarrecedor é que alguns comentários foram escritos por professores, tem que ser feito algo urgente por este município,nunca vis tanta falta de conhecimento e de interpretação. parabéns Aloisio por sua calma e inteligência, você explicou direitinho sobre a municipalização que já acontece em nosso município desde o ano 2.000. o que me conforma é saber que a maioria destes commentários é politicagem. Anônimos se indentifiquem para estudarmos a LDB e resoluções, aí sim mudaremos maita coisa em Cipó

    ResponderExcluir
  32. É essas coisas só existem em nossa amada caldas de Cipó, querem justificar tal erro com a desculpa de que é a legislação, mais deixo aqui também a minha pergunta, quando que o prefeito de Caldas Cipó, obedece as LEIS, pois não respeita nem mesmos os seus servidores, desconhecendo a sua representatividade, que é o seu sindicato, quanto a educação, nós munícipes sabemos que a educação no município serve em sua maioria para empregar pessoas incompetentes, e, sem compromisso, devido as explicações que ouvimos na MIlenium FM, ano que vêm iremos perder a 6ª série, no outro ano a 7ª, no outro a 8ª e por ai vai, sinceramente isso é um absurdo, uma falta de respeito para com os alunos e pais de nossa cidade, quem tem quer engolir goela abaixo as coisas que os ditadores colocam, quero ver até quando povo de minha terra iremos aceitar essas atrocidades, ta na hora de mostrarmos que o poder é do povo, e não de DIREC, nem muito menos de nenhum chefe político, vamos acordarrrrrrrrrrr, parabéns a todos os professores que compõem a escola Maria Macedo, sintam-se abraçadas pelo povo que aqui deixam seus manifesto a favor da escola, parabéns a Glaydes pelo trabalho, quanto aos traquinos fica aqui nesta matéria as opiniões do povo cipoense, cuidado não se oponham ao povo.

    ResponderExcluir
  33. SE A QUESTÃO É LEGALIDADE, deveríamos começar acabando com os REDAS, como o do próprio Aloísio. É PRA SEGUIR A LEI? QUEREMOS ESCOLAS COM TODOS OS PROFESSORES CONCURSADOS, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SALAS COM CARTEIRAS E NÃO RESTO DE MATERIAL DE ANOS ATRÁS, ESCOLAS DIGNAS PARA O NOSSO ALUNADO. Tudo isso certamente está na Lei, mas não é cumprido. POR QUE A LEI DEVE SER USADA PARA DESMANCHAR O QUE ESTÁ BOM E NÃO PARA RESOLVER O QUE ESTÁ PÉSSIMO? Os professores que aqui comentam não desconhecem a Lei, a problematizam, e não aceita que esta passe por cima dos interesses do cidadão! Quem vem aqui para defender a postura do filho da mais oportunista dos políticos da região (QUE ESTÁ EMPREGADO COM REDA GRAÇAS A CONCHAVOS POLÍTICOS, SEQUER TEM EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PARA SABER O QUE É A REALIDADE), provavelmente comunga de interesses ou detém um caráter igual ao deles! Fora isso, se for para nos atermos estritamente a LDB, por que o ex-Cipoense não entrou na baila DA LDB? Cipó está unida contra essa "jogada" para beneficiar o Município, só na lista de espera são 150 alunos, sabem o que isso representa em verba para eles?! Isso é o que deixa louco, quem vê a qualidade e a procura ao Maria Macêdo. Se estes alunos nada gerassem, será que Aloísio teria feito isso? Será que alguém aqui lembra quando a mãe dele, Marivânia, então Secretária da Educação de Cipó devolveu às escondidas estudantes a esta mesma escola sem nem comunicar a Direção, porque não geravam dividendos aos cofres municipais? Há muito mais lama nisso tudo do que podemos imaginar.

    ResponderExcluir
  34. Todo mundo sabe o o reza a LDB, lei essa que está em vigor desde 1996. Todo mundo sabe também que muita coisa que lá está ainda não deu para ser cumprida e nãio dará pois acima da lei existe o bom senso. Existe um prazo para que até este ano TOOOOOODOS os professores tenham nível superior, todo mundo sabe que isso é impossivel no momento. Todo mundo sabe que os pais vêem o Maria Macêdo como uma escola onde eles possam confiar seus filhos qusndo os mesmos não podem arcar com uma escola particular. Todo mundo sabe que as pessoas que compõem o Maria Mac~edo estão vacinadas acerca desta politicagem mesquinha que existe em Cipó. Todo muno sabe que quando é para esbrabvejar, os membros do maria mac~edo esbravejam e não tem medo de jailton. Todo mundo sabe que há 2 anos atrás, Marivãnia, então secretária de Educação de Cipó, tendo conhecimento que os alunos do ensino Médio não davam lucros ao município, descartou os alunos do Pólo do amari, itapicuru e Buri como se fossem lixos, deixando-os sem estudar até o mêsd de junho porque n~so os aceitava mais no municipio, tentando jogar esse alunos no cipoense oq ue não foi aceito pela diretora na época, tentando jogar no maria Macêdo oq eu também não foi aceito pela diretora Márcia justamente pq o Maria Macêdo era uma escla nova, e não tinha estrutura física e nem corpo docente para lecionar a mais 9 classes e mesmo assim ela burlou a lei, e de maneira ilegal, empurrou este alunos para o maria mac~edo, m,atriculando-os lá sem o conhecimento da diretora. Nestes casos ser contra a lei serve????. E agora...t odo mundo sabe que o o municipio não ia ter classes de 5ª serie tento prejuízo de 150 alunos então souberam aí aplicar a LEI. E todo mundo sabe que essa LEI só foi aplicada no Maria Macêdo e não foi apliocada no Ivone Victor (antigo cipoense. POR QUE SERÁ?

    ResponderExcluir
  35. 20. O Art. 10º, da LDB, de 1996 diz: “Os Estados incumbir-se-ão de: VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio”. Assegurar o Ensino Fundamental significa somente ofertar onde o município não oferte o suficiente para prover a sua demanda, pois a prioridade é o atendimento ao Ensino Médio.
    21. O Art. 11º, V, da LDB, de 1996 diz: “Os Municípios incumbir-se-ão de: oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental”.
    22. Para provar de vez que tal ação não teve e nunca terá motivação partidária ou política seguem alguns dados importantes que destroem qualquer acusação dessas: Está sendo sinalizada por nossa Coordenação a municipalização total, isto é: a transferência total da escola do Estado para o município, em 149 Escolas Estaduais de Ensino Fundamental, totalizando 35.866 alunos a serem municipalizados. Enquanto isto o Colégio Maria Macedo terá somente a sua 5ª série bloqueada e não está entre estas 149 escolas.
    23. Esta sendo sinalizada por nossa Coordenação a extinção de 19 unidades escolares e assegurando aos alunos vagas em outras unidades das Redes Estaduais e ou Municipais.
    24. Esta sendo sinalizada por nossa Coordenação a estadualização de 06 colégios e além desses vamos estadualização de mais de 2 mil alunos que ate 2009 eram atendidos pela Prefeitura de Camaçari. Isto é: o Estado irá receber 06 colégios que estão na administração dos municípios que atendem ao ensino médio e conforme a LDB não deve ser assim.
    25. Esta sendo sinalizada por nossa Coordenação a construção, ampliação e reforma de centenas unidades escolares em todo o estado da Bahia.
    26. Esta sendo bloqueada toda a matricula de todas as 1ª série do ensino fundamental em todos os 417 municípios do Estado da Bahia, sendo exceção somente as escolas indígenas (que possuem legislação especifica) e nas cidades onde é comprovado que o município não tem condições de atender tal demanda, assim o Estado se compromete em atender os alunos que o município não tem condições de atendê-los.
    27. A exemplo do que é o procedimento da municipalização, destaca-se que é pretensão da SEC acionar o Ministério Público a fim de ser assinado um Termo de Ajuste e Conduta – TAC em que a Prefeitura de Salvador se comprometa a fazer de forma mais ágil o processo de municipalização atendendo mais o ensino fundamental como gradativamente esta ocorrendo em Caldas de Cipó.

    ResponderExcluir
  36. 13. Porque o bloqueio da 5ª série foi no Colégio Maria Macedo e não no Colégio Ivone Victor? Por tais razões: 1º O Colégio Maria Macedo está de acordo com documento assinado pela direção da escola com superlotação e o Colégio Ivone Victor de acordo com a mesma documentação está abaixo da sua lotação. De acordo com a Portaria de Matricula publicada no Diário Oficial não é permitido a superlotação de sala de aula. 2ª o bloqueio de turmas impactua diretamente na diminuição de necessidade de professores, afinal o professor existe devido a existência do aluno. Como o Col. Ivone Victor somente tem 03 professores REDA e 18 efetivos e o Col. Maria Macedo tem 15 REDA e 08 efetivos, seria incabível o bloqueio da 5ª série no Col. Ivone Victor, visto que isso geraria prejuízo aos professores efetivos, pois estes ficariam sem carga horária e teria seus vencimentos afetados. Portanto o Col. Maria Macedo, que possui 65% dos seus professores REDA teve a 5ª série bloqueada, pois é ilegal o estado deixar professores efetivos sem carga horária em beneficio dos REDA.
    14. Conforme Edital do Processo Seletivo dos REDA, estes profissionais aprovados não são funcionários efetivos do Estado, estes apenas prestam serviços durante o período em de 02 anos podendo ser prorrogado por mais dois, estando sujeitos a desligamento do quadro estadual em momento em que seus serviços não forem necessários. Em tempo, destaca-se que não existe ilegalidade nos REDA, existia sim em Governos anteriores a imoralidade da indicação política dessas vagas, contudo ilegalidade e imoralidade distinguem-se.
    15. Não houve o bloqueio da 5ª série do Colégio Ivone Victor por tais razoes: o município afirma não ter condições para receber todas as 5ª série. E como já foi exposto o Col. Ivone Victor não está superlotado e possui número inferior de REDA em relação ao Col. Maria Macedo que está superlotado e com 65% de professores REDA.
    16. Na hipótese do município declarar que não tem capacidade para atender aos alunos de 5ª série e legalmente permitido ao estado reimplantar a 5ª série, bem como, na hipótese do município declarar que pode receber ainda mais alunos das 5ª séries, ocorrerá a municipalização dos alunos de 5ª do Col. Ivone Victor. Como vemos a questão não é política mais legal, pois se o município, independente de qual município seja, pode atender os alunos que por lei são deles é dever do estado fazer a municipalização ou bloqueio do ensino fundamental, da mesma maneira, se o município não tem salas ou escolas suficientes para atender a estes alunos ai sim é dever do estado atendê-los.
    17. Destaca-se que a municipalização em Caldas de Cipó ocorre desde o ano 2000, época em que o Prefeito e o Governador eram outros. E conforme a LDB assim que o município declara ter capacidade para atender o ensino fundamental é dever do Estado proceder a transferência destes alunos para a rede municipal de ensino e somente poderá o estado ofertar o ensino fundamental onde o município não tiver condições para tal atendimento.
    18. A tendência é que paulatinamente este procedimento de municipalização e estadualização ocorra em todo o Brasil ate chegar o momento em que o estado atue somente com o ensino médio e o município atue somente com o ensino fundamental (que é da 1ª a 8ª série) e infelizmente ou felizmente tal procedimento ocorre e ocorrerá independente da minha vontade.
    19. Não existe influência política em tal procedimento, pois poderia o município ter solicitado a municipalização total de qualquer escola de ensino fundamental, com todos seus alunos de 5ª a 8ª, solicitando ainda cessão do prédio e ou dos professores e, no entanto a Secretaria de Educação de Caldas de Cipó assim não fez .

    ResponderExcluir
  37. Após ter encaminhado este email ao site www.arildoleone.com e ter recebido o seguinte retorno "aloisio nao pude postar sua materi a poste na materia do ronalde", assinado pelo Sr. Arildo Leone, e-mail , em: 20/01/2010 19:02, segue então conforme sua orientação a mesma. Em tempo manifesto minha lamentação quanto a iniciativa deste site em não dar igual espaço aos que levianamente são acusados. É complicado crer na boa imprensa e na intenção de democracia desta forma!

    NOTA DE ESCLARECIMENTO A MATÉRIA PUBLICADA NO SITE

    Respeitosamente, solicito cordialmente publicação de tal nota a fim de esclarecer perante aos internautas deste site o tema e as acusações discorridas em matéria deste site de tema: “Escola de qualidade embargada pela DIREC”. Desde já agradecemos vosso empenho em dar igual espaço a todos aqueles que se sentem citados.

    1. Eu sou Diego Aloisio, faço assim para não ser anônimo. Sou Professor de História e posso garantir e comprovar a minha experiência em sala de aula.
    2. Ocupo atualmente Cargo Comissionado de Coordenador Técnico na Secretária da Educação, mediante portaria do Diário Oficial do Estado da Bahia, função que não me dar “poder” para implantar ou não qualquer curso, série, como é objeto desta matéria. Mesmo que fosse da minha vontade não tenho atribuições que me confere tomar esta decisão seja ela a de bloquear ou a de implantar qualquer curso ou série.
    3. Inexiste bloqueio ou desbloqueio realizado com a minha autoria em qualquer escola do estado da Bahia, pois tal função compete hierarquicamente à Diretoria da DIROE, a Superintendência da SUPEC e por ultimo ao Gabinete do Secretário e eu não ocupo função de Dirigente, Superintendente e nem de Secretário Estadual da Educação.
    4. Como qualquer ser provido de direitos, eu não aceito ofensas pessoais a mim e nem a qualquer um da minha família.
    5. No amparo da lei, não aceito que misturem a minha vida pessoal com a minha vida profissional, pois eu não faço isto e não autorizo que outros assim façam.

    ResponderExcluir
  38. Isso não é um jovem , é uma jóia! Entre momentos de candura e rompantes de ameaças, o Sr. Aloísio tenta afogar a verdade num mar de informações no estilo "copiou colou", como se algo vindo de lá "colasse". Tenta ameaçar Arildo, tenta ameaçar quem aqui escreve, exige identificação dos que aqui postam. Para quê? O problema aqui é o fato que fere o desejo e o sentimento de inúmeras famílias cipoenses , não os que falam sobre esse fato. Aliás, o Sr. Aloísio se faz de ingênuo ao fazer tais exigências, quando na verdade as práticas de perseguição do PT da nossa região, que ele é filiado, são notórias... Tendo chegado a prática de agressão física, não é? Não tente inverter o jogo. Por exemplo, ele acusa de não ter espaço neste site, mas teve os microfones da rádio, bem mais abrangente que o site, por sinal! Só por não ter convencido a todos de que foi movido pelos melhores sentimentos? Também diz: "O Colégio Maria Macedo está de acordo com documento assinado pela direção da escola com superlotação", esconde que o que havia era a tentativa de se adequar o espaço no sentido de atender a todos, colocando o Ensino Médio à noite, como parecia ter ele boa vontade de nos ajudar a fazer! Triste engano! A quinta série pode não mais existir no Maria Macêdo, mas não queira que exista da nossa parte nenhuma afeição pelo que você fez!

    ResponderExcluir
  39. Vinícius Silva20 janeiro, 2010 23:35

    Diante de tantos comentários só me resta concordar com a maioria, um colégio que se destaca pela sua alta qualidade de ensino sendo perseguido pela palavra politicagem. Mas o que me estranha é o silêncio que Cipó passa. A cidade acorda calada, passa a tarde calada e dorme calada, a exoneração de Roninho causou um reboliço na cidade no site arildoleone.com, mas kd a voz do povo? Vamos perde o medo meu povo, mostra a cara, vms sair do anonimato, vms vazer valer o ditado: A voz do povo é a voz de Deus.
    Parece que voltamos aos tempos de tirar caixas de som de postes, de cortes de salários caso não comuguem com a cartilha do prefeito e muitas outras atituldes.
    Agora vem o caso do Maria macedo, mais uma vez quem perde é a nossa cidade, ai eu pergunto?
    Será que não tem um representante nosso para analisar mais de perto esse assunto, para debater sobre os prós e contras, afinal o governo do estado tbm é do PT.
    Mais uma vez eu digo Cipó está na UTI,isso não é nada pra o que está pra acontecer. O prestígio político em Cipó é só pra ser usado quando há interesses próprios.
    Parabéns aos membros do colégio Maria macedo estamos juntos nessa luta....

    ResponderExcluir
  40. Estou estarrecido com a falta de compromisso dos políticos de uma forma geral, e na Bahia n foge a regra. Como ´que pode, uma escola que vem dando certo, poíticos atrapalherem seu andamento aplicando a tão falada LEI num momento tão inoportuno???
    Não se entristeça Maria Macêdo, vcs estão aqui para qualificar nossas crianças, é essa a missão de vcs. qualificar inclusive, ensinando-os a reconhecer políticos honestos e dando basta dos intereseiros e desonestos.

    ResponderExcluir
  41. CUIDADO GLADYS, VOCÊ VAI SER PROCESSADA PELO ALOÍSIO, POR TER RESERVADO VAGA PARA 150 ALUNOS.
    CUIDADO ARILDO, O MENININHO TAMBÉM VAI TE PROCESSAR POR NÃO VOCÊ NÃO TER DEIXADO ELE FAZER USO "EXCLUSIVO DO SITE".
    VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem decidiu
    dar-lhes apenas duas virtudes. Assim:
    - Aos Suíços os fez estudiosos e respeitadores da lei.
    - Aos Ingleses, organizados e pontuais..
    - Aos argentinos, chatos e arrogantes.
    - Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.
    - Aos Italianos, alegres e românticos.
    - Aos Franceses, cultos e finos.
    - Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e petistas..
    O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo, indagou: - Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos brasileiros foram dadas três! Isto não os fará soberbos em relação aos demais povos da terra?
    Muito bem observado, bom anjo! exclamou o Senhor. Isto é verdade! Façamos então uma correção! De agora em diante, os brasileiros, povo do meu coração, manterão estas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais de duas simultaneamente, como os demais povos! Assim, o que for petista e honesto, não pode ser inteligente. O que for petista e inteligente , não pode ser honesto. E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista.!!!!!!
    Palavras do Senhor !!!...Graças a DEUS

    ResponderExcluir
  43. O PT É UM PARTIDO GRANDIOSO. SUA IDEOLOGIA É BELA.
    NÃO VAMOS MISTURAR AS COISAS. AQUI EM CIPÓ E NA REGIÃO NÃO EXISTE PRATICAMENTE NINGUÉM QUE SEGUE A RISCA A IDEOLOGIA PETISTA. EXISTEM UNS "PETISTAS DE ARAQUE" QUE ANTES DE SEREM PT PERTENCERAM À DIVERSOS PARTIDOS E COBNSTRUÍRAM SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA SEGUINDO NORMAS DE PARTIDOS DE DIREITA. IMPOSSÍVEL A PESSOA SER AMAMENTADA COM LEITE DE MAMAS DE PARTIDOS DE DIREITA E HOJE BRADAR NOS QUATRO CANTOS QUE SÃO PETISTA.
    E APROVEITO AQUI PARA DEIXAR MINHAS CONDOLÊNCIAS A EDUCAÇÃO CIPOENSE. PERSEGUIÇÃO À COLÉGIOS QUEM PERDE É O POVO.

    ResponderExcluir
  44. Prezado Arildo e ouvintes da Milênio.
    Acompanhado a polêmica sobre a matéria – “Escola de qualidade”, lembrei de um artigo, onde autor questiona o comportamento do povo brasileiro
    Brasileiro reclama de quê, afinal?
    - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    - Compram recibos para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
    - Compram produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.
    - Comercializam objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    - Comercializam os vales transportes e vale refeição que recebem das empresas onde trabalham.
    - Diminuem a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    - Dirigem após consumirem bebida alcoólica.
    - Estacionam nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    - Estacionam em vagas exclusivas para deficientes e idosos.
    - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    - Emplacam o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA
    - Freqüentam os caça-níqueis e fazem uma fezinha no jogo de bicho.
    - Fazem gato de luz, de água e de TV a cabo.
    - Furam filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
    - Falsificam tudo, tudo mesmo, só não falsificam aquilo que ainda na foi inventado.
    - Falam no celular enquanto dirigem.
    - Joga lixo nas vias públicas, entupindo bueiros e provocando alagamentos.
    - Levam das empresas onde trabalham pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis como se isso não fosse roubo.
    -Mudam a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
    - Param em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    - Pegam atestados médicos sem estar doentes, só para faltar ao trabalho.
    -Quando voltam do exterior, nunca falam a verdade quando o policial pergunta o que trazem na bagagem...
    - Quando encontra algum objeto perdido, a maioria não devolve.
    - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota de 20.
    - Registram imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    - Saqueiam cargas de veículos acidentados nas estradas.
    - Subornam ou tentam subornar quando são pegos cometendo infração.
    - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    - Trafegam pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    - Trocam votos por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
    - Violam a lei do silêncio.
    -MÉDICO, ADVOGADO, DENTISTA, ENFIM...TODO PROFISSIONAL LIBERAL TEM SEU PREÇO, MAS COM RECIBO É MAIS CARO.... 30% NO MÍNIMO....E querem que os políticos sejam honestos, se escandalizam com a farra das passagens aéreas, do mensalão do DEM. Estes políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo. Ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal?

    ResponderExcluir
  45. Caro José Castro, venho admirando muitos seus comentários, mas esse não me parece ser de uma pessoa sensata a quem imaginei!
    - Só uma pergunta: você que é brasileiro, você está contemplado em todos esses ítens? Se não se encaixa em nenhum, então o problema não é ser brasileiro!
    - Alguns brasileiros fazem algumas dessas coisas que você cita! Não generalize! Eu posso dizer que não faço nenhuma dessas e você não pode inferir dizendo que duvida!
    - Sabe o nosso grande problema: nós temos um comportamento de inferioridade! Esse complexo foi colocado ao longo dos nossos quinhentos anos. Sabe os maiores interessados? Países que sabem que basta o Brasil se acertar um pouco (e está) para se tornar o melhor Páis para se viver! Os países (principapmente EUA) vivem o tempo todo citando coisas negativas sobre a gente e acaba encontrando ECO aqui mesmo, como o seu discurso inoportuno!
    Pra não dizer que estou falando do EUA a toa, basta assistir o filme "Turista". Esse filme foi produzido com apoio do governo americano para que os turistas procurem outros cantos e não o Brasil. Basta assistir um filme que coloca a capoeira como uam luta violenta. Sabe porque? porque a capoeira está ganhando o mundo e é brasileiríssima!!!!
    - Deixem que eles falem mau da gente! Porque não colocamos as coisas boas em evidência?
    - Quando você diz que todo político é ladrão quem mais gosta é o político ladrão, sabe porque? Se todos acreditarem que todo político é ladrão, as pessoas pode tomar a decisão de que se é assim então irá vender o voto. Se vai vender o voto, quem você acha que vai comprar? Lógico que é a cara de pau do político ladrão. Pra fnalizar, faça uma lista, pode ser pequena, mas você vai ver que temos nomes na história de políticos que não se venderam
    - SEJA BRASILEIRO. DAQUI PRA FRENTE ESSA VAI SER A MODA.

    ResponderExcluir
  46. MEU CARO ANÔNIMO!
    Não duvido da sua honestidade; que nunca tenha cometido alguma irregularidade dos itens mencionados, visto que sigo seu exemplo e procuro não cometê-los. Mas não queira tapar o sol com a peneira, não defenda a malandragem e a falta de vergonha! Sou, serei brasileiro igual a você, na expectativa de que a moda venha para mudar a triste realidade que estamos vivenciando.
    Não só a capoeira como outros esportes brasileirissmo são importantes para elevar o nome do Brasil, mas que não serão suficientes para apagar os itens do artigo que não é meu, mas concordo com ele!
    Obrigado por discordar, afinal, ninguém é dono da verdade. Na próxima vez se identifique, quem sabe possamos trocar experiências.
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  47. BRIGUEM E SE MATEM,MAS DEIXE OS PROFESSORES MUNICIPAIS EM PAZ.o pau rola,rola e cai nas costas dos professores municipais.Sou a favor da escolha dos pais na educação dos seus filhos.O município tem bons professores não se pode generalizar.Apesar de alguns professores municipais serem os primeiros a se desvalorizar,que pena!!!!! Ah!só para lembrar, os professores do MARIA MACEDO precisam ter licenciatura plena nas disciplinas.Só tem pedagogia.DEVAGAR COM O ANDOR.

    ResponderExcluir
  48. gostria de convidar a sociedade para fazer uma visita a maioria das escolas do nosso município. É deprimente as condições físicas as quias se encontram. E a parte pedagógica? nem se fala.Se os pais de alunos frequentassem mais as escolas com certeza seus filhos não seriam matriculados, pois temos uma educação aventureeira que não se sabe onde quer chegar.Por isso, a escola Maria Macêd o é uma ameaça para o município.Este está perdendo cada vez mais alunos para uma escola de qualidade, organização e acima de tudo compromisso dos professores.

    ResponderExcluir
  49. CONCORDO INTEIRAMENTE COM A QUESTÃO DE DEIXAR OS PROFESSORES DO MUNCÍPIO EM PAZ, FORA DESTA DISCUSSÃO. CONHEÇO VÁRIOS PROFESSORES CAPACITADOS QUE TRABALHAM NO MUNICÍPIO. PORÉM, PARA DEFENDER ESSE PROFESSORES NO MUNICÍPIO NÃO PRECISAVA CITAR QUE OS PROFESORES DO MARIA MACÊDO PRECISAM TER LICENCIATURA EM DISCIPLINAS POIS SÃO TODOS PEDAGOGOS. CARO ANÔNIMO, QUANTOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO TEM LICENCIATURA ESPECÍFICA EM DISCIPLINAS???? SAIBA QUE, OS MELHORES PROFESSORES DO MUNICÍPIO SÃO AQUELES LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E, DIGA-SE DE PASSAGEM, CONHEÇO TAMBÉM AS PEDAGOGAS DO MARIA MACÊDO, SE NÃO ME ENGANO LÁ EXISTEM 6 NO MEIO DE MAIS DE 20 PROFESSORES (MUITOS COM LICENCIATURA EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS) E, CONHEÇO PELO MENOS O TRABALHO DE 4 DESSAS PEDAGOGAS E TENHA CERTEZA QUE, ESSAS TEM COMPROMISSO COM A ESCOLA, TRABALHAM COM EXTREMA RESPONSABILIDADE (NÃO É A TOA QUE MEU FILHO ESTUDA LÁ), MOVIMENTAM DE MANEIRA POSITIVA AQUELA ESCOLA E, O MAIS IMPORTANTE, DÃO NA CARA DE MUITO LICENCIADO EM DISCIPLINA ESPECÍFICA QUE EXISTEM POR AÍ.

    ResponderExcluir
  50. Oi, também conheço a competência das professoras licenciadas em pedagogia que trabalham no Maria Macedo. E concordo com o anônimo que diz que elas dão na cara de vários professores que são licenciados em história, letras, geografia, etc. Prefiro minha filha sendo sendo ensinada por essas pedagogas que tem lá do que certos professores licenciados em disciplinas que existem por aí.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.